SP decreta estado de emergência para dengue


O estado de São Paulo decretou emergência por causa dengue, nesta terça-feira (5). A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual da Saúde após recomendação dos integrantes do Centro de Operações de Emergências (COE).

O COE é composto por outras sete secretarias estaduais, com a participação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Exército Brasileiro.

Agora, os gestores públicos podem destinar recursos para combater a doença com maior celeridade e sem necessidade de licitação, além de aporte do Ministério da Saúde.

Em uma coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje pela secretária-executiva da Saúde de São Paulo, Priscilla Perdicaris, a medida foi explicada devido ao aumento de casos da doença.

Segundo ela, o estado de São Paulo atingiu uma incidência de 311 casos confirmados de dengue para cada 100 mil habitantes. Este patamar é caracterizado como emergência sanitária pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o painel de dados sobre a doença da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o estado acumulava mais de 138 mil casos confirmados e 31 óbitos pela doença até esta segunda-feira (4).

Desde o começo do ano, outras 122 mortes estão em investigação e 169 casos de dengue considerados graves. Apenas no último mês, foram mais de 74 mil casos confirmados e seis óbitos.


Facebook

Publicado em: 5 de março de 2024 Autor: keller stocco Categoria: SAUDE

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br