Pela primeira vez em quase 200 anos de corporação, uma mulher assume o comando-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A coronel Glauce Anselmo Cavalli tomou posse nesta quarta-feira (29), na Academia do Barro Branco, na capital, substituindo o coronel José Augusto Coutinho.
“Não é apenas uma troca de comando. É uma forma de escrever a história da Polícia Militar. E essa decisão de hoje tem nome, trajetória e critério. A coronel Glauce, que assume o comando, é uma oficial preparada, respeitada, pronta para liderar”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. “Quantas mulheres terão a coronel Glauce como inspiração, se tornando a comandante da maior força pública do Brasil? Seu trabalho abre uma série de portas e rompe uma série de barreiras, além de mostrar que as mulheres podem ocupar qualquer espaço de tomada de decisão”, completou.
A nomeação da nova comandante, assinada pelo governador no último 15 de abril, estabelece um ponto de avanço significativo para a instituição e reafirma o compromisso do governo com a renovação do comando sem abrir mão da continuidade operacional.
“Ser a primeira mulher a liderar a Polícia Militar do Estado de São Paulo em quase 200 anos não é uma vitória pessoal, mas uma conquista de todas as policiais militares que percorreram um caminho pavimentado, especialmente pelas pioneiras, conhecida como as 13 mais corajosas de 1955, dentre elas a lendária comandante Hilda Macedo”, afirmou a coronel Glauce no discurso de posse.
O coronel José Augusto Coutinho, que estava à frente da Polícia Militar desde maio de 2025, passa para a reserva da instituição. O novo subcomandante será o coronel Mário Kitsuwa. “Agradeço à PM do estado de SP por mais de 34 anos felizes, trabalhando em prol da comunidade, e ao governador Tarcísio de Freitas – e a toda sua equipe da Secretaria de Segurança – pela oportunidade que me foi dada de comandar a maior polícia da América Latina e pela excelente escolha da coronel Glauce e do coronel Kitsuwa para sucessão no comando. Tenho certeza que farão um ótimo trabalho. Pois são oficiais honrados, conhecedores de seus deveres e preparados para a missão”, afirmou o coronel Coutinho.