05
jul
2018
Postado por: keller stocco
A Secretaria de Saúde informa que a Vigilância Epidemiológica confirmou hoje (5/7) mais dois casos de morte por febre maculosa no município. Agora são dez casos confirmados da doença, sendo nove óbitos, sete casos descartados e 18 ainda aguardando resultado laboratorial.
Um dos casos trata-se de um homem de 49 anos, residente no acampamento (área de ocupação) Roseli Nunes, região pós-represa do Salto Grande. Ele faleceu no dia 7 de junho, na Unicamp (Universidade de Campinas), onde estava internado. Como ele havia informado um endereço do município de Campinas, com a finalidade de ser atendido naquela instituição médica, o caso acabou não sendo notificado por Americana na época da internação. Há informações de que ele tenha frequentado o Rio Atibaia, sendo este o local provável de infecção.
O outro caso é de uma criança de dois anos, do sexo masculino, que foi atendida no Pronto-Atendimento do bairro Antônio Zanaga (PA Zanaga) entre os dias 30 de maio e 1º de junho, sendo que no dia 3 de junho deu entrada novamente na unidade, com parada cardiorrespiratória, vindo a falecer no mesmo dia. A suspeita principal era de meningite, porém como o laboratório não diagnosticou nenhum tipo de doença meningocócica no material enviado, optou-se por realizar também a investigação para febre maculosa, que acabou sendo confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz, de Campinas. No caso desta criança, a contaminação pode ter sido acidental, já que não há relatos que ela tenha adentrado ou permanecido em alguma área de risco.
Prevenção
O PVCE (Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões) vem realizando palestras para os agentes comunitários de saúde que atuam na ESF (Estratégia Saúde da Família) com a finalidade de serem multiplicadores de informação sobre a doença. Além dos agentes, professores da rede municipal de ensino também estão sendo capacitados para trabalharem com o tema junto aos alunos da rede. Além das palestras, o PVCE realiza um trabalho sistemático de pesquisa acarológica (identificação de carrapatos) em todas as áreas de mata ciliar e orla de represas do município, a fim de mapear os locais de infestação do Amblyomma Cajennense (carrapato-estrela), bem monitorar a dinâmica da transmissão da doença, visando alternativas para coibir o acesso a essas áreas.
Na área médica está sendo organizando uma capacitação para os médicos da rede pública e particular do município, com a finalidade de sensibilizar os profissionais quanto à suspeição e tratamento da doença, uma vez que os sintomas são semelhantes aos de outras doenças infecciosas, como dengue, leptospirose, hantavirose, meningite, febre amarela, entre outras.
A Secretaria de Saúde, por meio da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde) e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, está monitorando as diversas áreas sinalizadas com placas de advertência quanto ao risco de contaminação. Em muitas delas, as placas sofreram vandalismo e outras chegaram a ser arrancadas. A previsão é de que para a próxima semana 27 placas adquiridas pela Secretaria de Meio Ambiente sejam repostas.
Além disso, foram produzidos 15 mil folders, os quais vêm sendo distribuídos pelos agentes comunitários de saúde, principalmente na região do bairro Antônio Zanaga, onde está concentrada a maioria dos casos. Também está em fase final de produção 100 mil flyers (tipo de folheto) que serão distribuídos pelos servidores da Secretaria de Saúde que realizam atividades externas, como os agentes de controle da dengue, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), fiscais da Vigilância Sanitária, entre outros. A Secretaria de Educação também solicitou a produção de mais 14 mil folders para serem distribuídos junto aos alunos da rede do ensino fundamental.
Americana apresenta as seguintes áreas classificadas de risco para a febre maculosa:
A Secretaria de Saúde pede aos munícipes para que evitem as áreas de risco, entretanto, caso seja necessária a frequência nestes locais, é importante tomar os seguintes cuidados:
Fonte: Assessoria de Imprensa.
0 Comentários
03
jul
2018
Postado por: keller stocco
Uma criança de 4 anos morreu de febre maculosa, em Limeira. A morte aconteceu no dia 20 de Maio, mas a informação só foi divulgada nesta segunda – feira (2), pela secretaria de saúde daquela cidade. Após o óbito, o Instituto Adolfo Lutz realizou exames e diagnosticou a doença. A família esteve pescando na área rural entre Americana e Limeira, onde pode ter ocorrido a contaminação pela picada do carrapato-estrela. Esse foi o primeiro caso de morte no município causado pela doença nesse ano. Já em Americana, 7 pessoas faleceram. A secretaria de saúde mapeou 15 áreas de risco:
A Secretaria de Saúde ainda pede aos munícipes para que evitem as áreas de risco, entretanto, caso seja necessária a frequência nestes locais, é importante tomar os seguintes cuidados:
0 Comentários
29
jun
2018
Postado por: keller stocco
A Vigilância Epidemiológica de Americana notificou e está acompanhando um caso de meningococemia em um menino, de quatro anos, morador do bairro Praia Azul, em Americana. A notificação ocorreu no dia 25 de junho como meningite bacteriana, já que os sintomas eram sugestivos para a doença. Na ocasião, foram enviadas amostras de sangue e líquor ao Instituto Adolfo Lutz.
Nesta quinta-feira (28/6) o resultado do exame de sangue (hemocultura) demonstrou a presença de bactéria Neisseria meningitidis C, também conhecida como meningococo C. Ainda resta conhecer o resultado do líquor, que ainda está em análise laboratorial. A criança permanece com quadro estável e encontra-se internada no Hospital São Lucas, de Americana.
Em março deste ano a Vigilância notificou um caso de meningite bacteriana em outra criança, na mesma escola onde o menino estuda, porém o agente causador da doença era diferente do caso atual, além disso, as crianças não frequentam a mesma sala de aula, deixando evidente que os casos não têm relação entre si.
A Vigilância entrou hoje em contato com a escola e já definiu o esquema de profilaxia em todas as crianças da mesma sala de aula do menino, assim como em seus familiares, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Imagem: Ilustração.
Fonte: Assessoria de Imprensa.
0 Comentários
25
jun
2018
Postado por: keller stocco
A partir de segunda-feira (25/6), a Vigilância Epidemiológica irá disponibilizar a vacina conta a gripe para adultos de 50 a 59 anos e crianças entre cinco e nove anos, além dos outros grupos prioritários já definidos durante a campanha. A medida será mantida até que haja vacina no estoque e visa ampliar a cobertura para reduzir os riscos de transmissão do vírus, já que a meta de vacinar 90% da população-alvo não foi atingida pela maioria dos estados brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas três unidades da federação (Ceará, Amapá e Goiás) conseguiram atingir a marca.
A campanha contra a gripe chega ao fim no dia 22 de junho, mas para os estados e municípios que não conseguiram atingir a meta, o Ministério da Saúde recomendou continuar vacinando, incluindo as novas faixas etárias, porquanto houver disponibilidade da vacina.
Os critérios para ampliar às novas faixas etárias foram discutidos pelo Ministério da Saúde junto ao Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI), Grupo Técnico de Vigilância em Saúde (GTVS) e Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e foram definidos conforme a situação epidemiológica e vulnerabilidade para complicações.
A partir das discussões, houve consenso de que indivíduos entre 50 e 59 anos geralmente apresentam maior carga de doenças, o que faz elevar o percentual de risco e maior vulnerabilidade para óbito. Já as crianças de cinco a nove anos, segundo a avaliação dos técnicos, respondem melhor à vacinação, sendo elas um dos grupos de maior potencialidade na transmissão do vírus na comunidade.
Em Americana a vacina continuará disponível em todas as UBS (unidades básicas de saúde), de segunda à sexta, das 8h00 às 16h00, até que se esgote o estoque, que atualmente está em torno de mil doses. É fundamental a apresentação da caderneta de vacinação, principalmente para as crianças. Desde o início da campanha até o dia 20 de junho, o município havia atingido 67,7% da meta.
Fonte: Assessoria de Imprensa.
0 Comentários
16
jun
2018
Postado por: keller stocco
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-VII), irá intensificar a vacinação contra a febre amarela entre os dias 18 e 29 de junho. O motivo, segundo o órgão estadual, é que ainda continua havendo transmissão da doença entre macacos em alguns municípios da região de Campinas.
A Vigilância Epidemiológica de Americana pede às pessoas que ainda não foram vacinadas, para que procurem uma das unidades básicas de saúde durante a semana, das 9h às 15h, para receberem a dose, que é a principal forma de prevenção. A imunidade ao vírus acontece após 10 dias da aplicação, e apenas uma dose basta para que a pessoa adquira imunidade para o resto da vida.
Segundo a Vigilância, entre o ano 2000 e 2017 foram vacinadas 98.968 pessoas e em 2018, até a primeira semana de junho, foram 20.637 indivíduos imunizados em Americana.Considerando o total de pessoas vacinadas até agora, o município atingiu uma cobertura de aproximadamente 50% da população. “Eu gostaria de fazer um alerta a toda a população, que a febre amarela é uma doença muito grave e continua sendo transmitida entre os macacos e os seres humanos, onde a vacina é a principal forma de prevenção”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel.
Ainda de acordo com a Vigilância, há em torno de 5 mil doses em estoque na Secretaria de Saúde e um quantitativo não especificado que foi distribuído para todas as unidades básicas. Além disso, caso o município necessite obter uma quantidade maior de doses, poderá acessar o almoxarifado do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), do Departamento Regional, para retirada do produto que se encontra à disposição dos municípios pertencentes à DRS-VII.
A vacina não está indicada para crianças menores de nove meses, mães que amamentam bebês de até seis meses, portadores de Imunodeficiência Congênita ou Adquirida, infectados pelo HIV com alteração imunológica, pessoas que estão submetidas à quimioterapia e ou radioterapia, pessoas que fazem uso de corticóide em doses elevadas, gestantes, pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma), pessoas com história de alergia após dose anterior da vacina ou após ingestão de ovo. Usuários que foram submetidos a qualquer tipo de transplante de órgãos e os renais crônicos somente serão vacinados mediante autorização médica.
Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa.
0 Comentários
12
mai
2018
Postado por: keller stocco
Neste sábado (12) das 8h às 17h, será realizado o dia D de Vacinação contra a Influenza em 10 unidades básicas de saúde de Americana. Nesse dia, todos os grupos prioritários serão atendidos, já que o principal objetivo desta ação será ampliar a cobertura vacinal nos 46.477 indivíduos pertencentes aos grupos prioritários do município, entre eles idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, portadores de comorbidades e professores. A meta para este ano é vacinar 90% dessa população-alvo.
A vigilância epidemiológica informou que haverá um lote de 11 mil doses distribuídas entre as unidades básicas de saúde dos bairros Vila Mathiensen, Jardim São José (região da Praia Azul), Jardim Alvorada, Jaguari, Antônio Zanaga, Parque Gramado, Residencial Mário Covas, São Luiz, Jardim São Paulo e São Domingos, totalizando dez unidades que permanecerão abertas.
A vacina está contraindicada para as pessoas que apresentam alergia grave a ovo ou que tiveram reações graves em doses anteriores. O término da campanha está previsto para 1º de junho deste ano.
A Influenza, também conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e falta de apetite, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Endereços das unidades básicas de saúde:
– Rua das Alfazemas, nº 316 – Vila Mathiensen;
– Rua Agostinho Turrão, nº 150 – bairro São José;
– Rua dos Asteroides, nº 298 – Jardim Alvorada;
– Rua Lupicínio Rodrigues, nº 165 – bairro Jaguari;
– Rua Ademar Tavares, nº 185 – Antonio Zanaga;
– Avenida da Amizade, s/n – Parque Gramado;
– Rua da Aliança, nº 648 – bairro Mário Covas;
– Rua Arno Togneta, nº 321 – bairro São Luiz;
– Rua das Poncianas, nº 900 – Jardim São Paulo;
– Rua Salvador Giordano, nº 320 – São Domingos.
Fonte: Assessoria de Imprensa.
0 Comentários
07
mai
2018
Postado por: keller stocco
A vigilância epidemiológica do município de Americana foi notificada sobre duas mortes ocorridas no último final de semana no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”. A causa não foi confirmada e amostras laboratoriais foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, que irá investigar se foram ocasionadas por febre amarela, dengue, febre maculosa ou leptospirose.
Um dos pacientes, um homem de 53 anos, morador do bairro São Vito, deu entrada no HM no dia 4 de maio, com febre, mal-estar, dor abdominal, dores musculares e convulsão. Ele ainda apresentava predisposição para hemorragias, já que estava com taxa de plaquetas muito baixa. O paciente não resistiu e morreu no sábado, dia 5. De acordo com familiares, nos últimos 15 dias ele esteve em uma pescaria, porém não souberam informar o local exato.
O outro paciente, também um homem, de 25 anos, morador do bairro Jardim São Paulo, foi internado no dia 3 de maio, mas veio a falecer no dia seguinte. Ele apresentava febre, náuseas, dores no estômago, vômito, dor abdominal, dores musculares e prostração. A família informou que ele esteve recentemente em uma área rural, mas a vigilância ainda não conseguiu dados sobre a exata localização. Neste caso foram colhidas amostras para sorologia referente à febre maculosa e febre amarela.
Fonte: Assessoria de Imprensa.
0 Comentários
07
mai
2018
Postado por: keller stocco
O Banco de Sangue do Hospital Municipal Doutor Waldemar Tebaldi, de Americana, necessita, urgentemente, do tipo O negativo e apela para que os doadores se dirijam até o local para efetuar a doação. Os profissionais também estão coletando os tipos O positivo, A negativo e positivo, cujos estoques estão baixos. Os outros tipos não serão coletados nesse momento porque o número de bolsas disponíveis está satisfatório.
Todos os dias, os profissionais do Banco de Sangue realizam uma checagem da demanda de transfusões e das bolsas disponíveis. Com base nessas informações, eles têm a noção dos tipos mais necessários e, com isso, evitam desperdícios. O sangue e seus derivados têm prazo de validade, e a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é para que todo material coletado seja utilizado e não desprezado de forma alguma.
O Banco de Sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e funciona de segunda a sexta, das 8 às 11h30. O telefone para contato é o 3468 1739. As bolsas de sangue são utilizadas no atendimento a vítimas de acidentes graves, pequenas ou grandes cirurgias, pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer.
O doador precisa seguir algumas recomendações:
– Não estar em jejum;
– Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
– Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação;
– Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação;
– Apresentar documento com foto válido no território nacional;
– O doador deve ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais;
– Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde.
Fonte: Assessoria de Imprensa.
0 Comentários
03
mai
2018
Postado por: keller stocco
O Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” comunica que nesta quinta – feira (3), a partir das 7h, a sala de espera do pronto-socorro permanecerá fechada para receber nova pintura.
O acesso ao pronto-socorro será feito pela portaria da administração e haverá funcionários no local para informar os pacientes. A previsão é de que no prazo de 24 horas os trabalhos de pintura sejam concluídos. Imagem: Facebook.
Fonte: Assessoria de Imprensa.
0 Comentários
28
abr
2018
Postado por: keller stocco
A terceira edição da Liga da Saúde será no próximo dia 5 de Maio (sábado), na Escola Estadual João 23, em Americana.
O evento será das 8h00 às 12h00, e serão realizadas avaliações médicas para a melhor idade, como pressão arterial, glicemia, cardiologia, optometria, audiometria, osteoporose, câncer bucal e nutricionais, entre outras.
Os profissionais da saúde que estarão a disposição da população são Heloisa Lopes (nutricionista) ,Rogério Panhoca (otorrinolaringologista), Rogério Savoy (ortopedista), Silvia Michelin (endocrinologia), Carlos Nagai (cirurgião dentista), Carlos Rondelli (cirurgião dentista), Janio Soares (optometrista), Thais Brisolla Pavan (cardiologista), Daniela Schiavon (fisioterapeuta) e alunos do colégio também irão colaborar.
O evento é gratuito, e a escola está localizada a rua Duque Caxias, 550, Santa Catarina, Americana. Informações (19) 3461 1329.
0 Comentários