A Vigilância Sanitária interditou uma casa de repouso, no São Jerônimo, em Americana, na manhã desta quinta-feira (26). O imóvel abrigava 17 idosos.
A Polícia Militar (PM) recebeu uma solicitação sobre maus-tratos e seguiu para a Rua Gregório Sacoman. No local, os agentes foram recebidos por uma mulher que se identificou como funcionária do estabelecimento.
Segundo ainda a PM, o imóvel não tem álvara de funcionamento e os idosos relataram falta de água e deficiência no atendimento.
Em seguida, equipes da prefeitura e da Vigilância Sanitária foram acionadas e ao menos cinco idosos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa.
Ainda durante a ação, a reponsável pela casa chegou ao local e foi orientada para prestar esclarecimentos na unidade da Polícia Civil de Americana (PCA). Após o registro da ocorrência, ela foi liberada.
A prefeitura divulgou a seguinte nota:
“A Vigilância Sanitária informou que foi acionada pela Polícia Militar e que, ao chegar ao local, constatou que o imóvel era uma residência que estava sendo utilizada de forma improvisada como uma ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos), sem nenhuma regularização.
A equipe da Vigilância Sanitária identificou 17 idosos e verificou que o imóvel não oferecia condições de segurança, habitabilidade e higiene. Imediatamente, os profissionais do setor acionaram a Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD) da Secretaria de Saúde, para avaliação do quadro de saúde dos idosos residentes.
Durante a avaliação médica da UAD, foram identificados cinco idosos que necessitaram de cuidados imediatos, sendo encaminhados para atendimento na UPA Dona Rosa. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também foi acionada e está buscando contato com os familiares dos residentes.
A proprietária do estabelecimento foi encaminhada à Delegacia, para prestar esclarecimentos e a Vigilância Sanitária elaborou um auto de infração e interditou o local”.
Imagem: Divulgação