A Polícia Militar Rodoviária (PMR) informou nesta quinta-feira (13) que identificou o motociclista que atingiu a velocidade de 280 km/h (vídeo abaixo) na Rodovia João Beira (SP-095) no trecho entre os quilômetros 30 e 34, em Amparo. O nome dele não foi divulgado.
As imagens divulgadas nas redes sociais, mostram o homem realizando manobras perigosas com velocidade quase cinco vezes superior ao limite permitido, que é de 60 km/h.
De acordo com a PMR, o motociclista cometeu crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles o artigo 308, que trata da participação em exibição de manobra perigosa, com pena de reclusão de seis meses a três anos, além de multa e suspensão da habilitação. O motociclista também pode responder pelo artigo 311, que prevê detenção de seis meses a um ano ou multa por trafegar em velocidade incompatível com a segurança.
As investigações indicam ainda que o condutor utilizava um dispositivo antirradar e manteve a placa do veículo coberta, o que dificultou a identificação por agentes e radares. Essa prática pode configurar crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de seis meses a dois anos, além das sanções administrativas.
Diante da gravidade das infrações, a PMR encaminhou um ofício à Polícia Civil (Deinter-2) solicitando a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos. A corporação informou que o motociclista e o veículo já foram qualificados por meio dos sistemas de inteligência da PM.