O Pronto-Socorro Adulto (PSA) do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, começará a implantar mudanças no fluxo de atendimento, a partir de segunda-feira (24), com o objetivo de otimizar os serviços oferecidos aos pacientes e reduzir o tempo de espera. As alterações incluem a reestruturação de setores, com demarcação por cores, além da reorganização dos consultórios e salas de soroterapia conforme a classificação de risco.
Pacientes classificados como verde e azul (sem urgência) serão atendidos e medicados em setores específicos, enquanto os casos amarelos (gravidade moderada) terão acompanhamento imediato em áreas determinadas. As cores também indicarão os locais de espera para exames de imagem e maternidade: a cor lilás determinará o local de espera para resultados de raio-x e tomografia computadorizada, e a rosa, para pacientes da maternidade.
“As mudanças no PS do Hospital Municipal são resultado de um planejamento estratégico que visa melhorar a qualidade e a agilidade do atendimento. Com a adoção de novos fluxos e a padronização dos setores, vamos otimizar o tempo de espera e garantir que cada paciente receba o cuidado adequado à sua necessidade. Nosso compromisso é com um atendimento humanizado e eficiente, e essas ações refletem o esforço conjunto entre a Secretaria de Saúde, a equipe do HM e todos os profissionais envolvidos. Seguimos trabalhando para oferecer um serviço cada vez melhor aos nossos usuários”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
As mudanças fazem parte da implantação do Projeto Lean nas Emergências, que visa eliminar desperdícios e tornar os fluxos mais contínuos. O programa do Ministério da Saúde, viabilizado pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), conta com a participação de consultores do Hospital Sírio-Libanês no HM de Americana.
A equipe do hospital passará por capacitação para oferecer um serviço mais ágil e eficiente. As medidas foram definidas após uma série de reuniões, nesta semana, envolvendo diretoria, diretoria técnica, gerência e coordenação médica do HM, além da superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Godoi, da superintendente adjunta da Fusame, Tatiane Apostólico, e de representantes do Núcleo Técnico de Apoio (NTA) da Secretaria Municipal de Saúde.
“As reuniões foram importantes para fortalecer o compromisso com a qualidade do atendimento no Pronto-Socorro, e novas ações serão implementadas com base nas propostas discutidas. A expectativa é que essas melhorias resultem em um serviço mais eficiente e satisfatório para toda a comunidade”, disse o diretor do Hospital Municipal, Ruy Santos.
O diretor técnico do HM, Dr. José Carletti Júnior, ressaltou a importância das mudanças e melhorias que serão implementadas no atendimento da unidade. “Essa reestruturação de todo o processo de atendimento, medicação e exames tem como objetivo a satisfação do paciente, que é a nossa prioridade”, destacou.
“As mudanças e melhorias implementadas no Pronto-Socorro são frutos do trabalho coletivo e do compromisso de cada profissional, de modo que juntos criaremos um ambiente mais eficiente e acolhedor, que não só eleva o padrão de atendimento, mas também valoriza a dedicação dos nossos profissionais de saúde”, completou a gerente médica do HM, Dra. Marcella Pozetti.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.