O programa Mãe Americanense, iniciativa da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), beneficiou 181 gestantes nas quatro edições realizadas em 2024. Desenvolvido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, CRASs e entidades parceiras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, o programa tem como objetivo dar suporte às futuras mamães em situação de vulnerabilidade social e fortalecer os vínculos entre a mãe e o bebê e a rede de apoio.
“O Mãe Americanense é uma iniciativa que reflete o compromisso da nossa gestão com a proteção social e o cuidado com as famílias da nossa cidade. Neste ano, tivemos a oportunidade de garantir acolhimento, orientações essenciais e suporte material a 181 futuras mamães, e espero que possamos ampliar esse número no ano que vem. Isso é mais do que um programa: é uma demonstração de como políticas públicas podem transformar vidas e construir um futuro mais digno para nossas crianças”, destacou o prefeito Chico Sardelli
Em cada edição, as gestantes participam de diversas ações e dinâmicas durante um período de três meses, recebendo orientações sobre saúde, gestação, aleitamento materno, planejamento familiar e desenvolvimento humano. Ao final dos encontros, as participantes recebem gratuitamente kits de enxoval compostos de carrinhos de bebê, banheira, bolsa maternidade, roupas, fraldas, produtos de higiene, entre outros itens.
O programa foi lançado em junho do ano passado e, ao todo, já contou com seis edições. Em 2024, os atendimentos foram distribuídos da seguinte forma:
3ª edição (janeiro a março): 36 gestantes e 37 bebês
4ª edição (abril a junho): 36 gestantes e 37 bebês
5ª edição (julho a setembro): 51 gestantes e 52 bebês
6ª edição (outubro a dezembro): 58 gestantes e 59 bebês
A ação contempla gestantes entre 14 e 22 semanas de gravidez, em acompanhamento pré-natal, moradoras de Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único.
“Além do apoio material, o Mãe Americanense promove conhecimento, segurança e fortalecimento de vínculos que transformam a experiência da maternidade. Ao preparar as nossas gestantes para o desafio de serem mães, fortalecemos suas redes de apoio e criamos condições para que seus bebês tenham um início de vida mais saudável e protegido. É um privilégio e uma alegria enorme ver o impacto positivo desse programa na vida de tantas famílias”, comentou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
A 7ª edição do programa será realizada no período de janeiro a março de 2025 e está com inscrições abertas até o dia 31 de dezembro. As interessadas podem se inscrever pelo site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br), no banner rotativo.