Procon orienta sobre compras na Black Friday


A Black Friday, este ano, acontece no dia 25 de novembro e é necessário que o consumidor fique atento a alguns detalhes para que a compra não se transforme em uma experiência frustrante. Nessa época, é grande o número de ofertas e, dependendo das condições oferecidas pelas lojas, como taxas de juro e número de parcelas, o custo efetivo da operação pode ser maior do que o esperado. Há casos, ainda, de sites e lojas físicas que realizam aumentos no preço de um produto nas semanas anteriores com a finalidade de conceder um falso desconto no dia da promoção. Em caso de dúvidas, é sempre bom consultar o Procon. Em Americana, o órgão de defesa do consumidor fica no prédio da Prefeitura, à Avenida Brasil, nº 85, e atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Confira algumas dicas:

– Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;

– Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;

– Se atente à variação dos preços entre uma empresa e outra;

– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;

– Fique atento às opções de parcelamento;

– Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;

– Na garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou para troca do produto é necessário pagar franquia;

– Nas compras pela internet, confira se a empresa fornece CNPJ, endereço físico e meios de contato;

– A promoção não anula os direitos do consumidor. A política de trocas de produtos com defeito permanece a mesma;

– Informações sobre preço e prazo de entrega devem estar em destaque;

– Salve ou imprima tudo o que for relacionado à compra, como pedido, prazo de entrega, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários do produto que o consumidor adquiriu;

– Nas compras on-line, tome cuidado na hora do pagamento, verificando se os dados do boleto bancário ou do pix são os mesmos da empresa, pois muitas vezes, no redirecionamento da página, pode acabar indo para um site falso. Em caso de inconsistência, recomenda-se não realizar o pagamento e recomeçar a compra;

– Em caso de compra em plataformas estrangeiras (Shopee, Mercado Livre e afins), permanecer sempre dentro da plataforma e não negociar por telefone ou WhatsApp, pois somente dentro do site é possível responsabilizar a empresa no caso de algum problema na compra.

 


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Publicado em: 8 de novembro de 2022 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES

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