Prevenção ao suicídio é abordada em Americana


O tema da prevenção ao suicídio vem sendo abordado e reforçado em Americana durante a Campanha Setembro Amarelo. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura, com o apoio da Secretaria de Saúde, apoiadores e parceiros, vai promover diversas ações, palestras e atividades para discutir o assunto junto à sociedade.

“Falar sobre as nossas emoções, sentimentos, dificuldades e desafios nos ajuda a compartilhar e quebrar os tabus a respeito do tema suicídio. Setembro é o mês em que intensificamos essa abordagem e a reflexão, buscando disseminar as informações e orientações com o objetivo de oferecermos apoio, promovermos a prevenção e salvar vidas”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

Na manhã desta quarta-feira (6), foi promovida uma Roda de Conversa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na região do Jardim Guanabara. A ação contou com a participação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), prestado pela Cruzada das Senhoras Católicas, e cerca de 20 pessoas.

A coordenadora do CRAS Guanabara, Patrícia Pelisson, falou sobre o trabalho realizado. “Na Roda de Conversa foi feita uma explanação pela médica da família e finalizamos a ação com uma vivência de bem-estar e muitos abraços de acolhimento aos participantes, que falaram sobre suas experiências e vivências”, disse.

As atividades prosseguem no dia 15, das 8h30 às 11h30, com a Formação sobre Depressão Infantil e Juvenil, ministrada pelo psicólogo Valdir Dusson, da SASDH, e a Rede Socioassistencial, no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

No dia 21, às 13h30, será promovida uma Roda de Conversa com a ONG Gabriel, no CRAS São Jerônimo, em parceria com o SCFV ofertado pela OSC Diaconia São Judas Tadeu.

Dia 29, das 8h às 9h, haverá ação de conscientização no semáforo da Rua Maranhão, na Praia Azul, em parceria com o SCFV ofertado pela OSC APAM, CRAS Praia Azul e Escola Sinésia Martins. As mensagens entregues serão elaboradas pelos alunos e atendidos no SCFV, que terão atividades durante a semana sobre a temática.

Durante todo o mês, haverá um trabalho de conscientização e atividades nos grupos com adolescentes, adultos e famílias pelas psicólogas do Programa de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual (PHR), ofertado pela OSC CPC.

No Brasil, cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano. Em todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que sejam 700 mil mortes anuais.

A Campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015. É uma iniciativa  da Associação Brasileira de Psiquiatria, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Centro de Valorização da Vida (CVV). Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

A DATA
O dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A cor amarela, da Campanha Setembro Amarelo, faz referência à história de um jovem do Colorado (EUA), chamado Mike Emme, que se suicidou aos 17 anos de idade, no dia 8 de setembro de 1994. Ele tinha um Ford Mustang amarelo e foi encontrado sem vida dentro do carro. No dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.


Facebook

Publicado em: 7 de setembro de 2023 Autor: keller stocco Categoria: SAUDE

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br