A Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), deu início nesta quinta-feira (18) às ações da Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O tema deste ano é “Desacelere: seu bem maior é a vida”, com o objetivo de reduzir a imprudência no trânsito e incentivar comportamentos mais seguros e empáticos entre os motoristas. A iniciativa tem apoio da Guarda Municipal de Americana (Gama).
A campanha conta com simulações de acidentes de trânsito instaladas no cruzamento da Avenida Antônio Pinto Duarte com a Avenida da Saúde e no cruzamento da Avenida de Cillo com a Rua Limeira, acompanhadas de faixas que ressaltam a importância de respeitar a sinalização de trânsito e chamam atenção para as possíveis consequências da imprudência.
Estão previstas também, nos próximos dias, ações de conscientização com distribuição de materiais educativos para motoristas e pedestres, com orientações sobre pequenas atitudes que fazem a diferença no trânsito.
A campanha visa incentivar comportamentos mais seguros nas vias, reforçar que a pressa pode deixar marcas irreversíveis e ressaltar que a sinalização de trânsito é pensada para proporcionar segurança, e não para ser um obstáculo no trajeto.
O tema da Semana Nacional de Trânsito será trabalhado também, em parceria com a Gama, em ações na Casa da Criança Aracy, no dia 26 de setembro, e na Casa da Criança Tahira, no dia 30, com atividades lúdicas como a Cidade Mirim, que simula as vias urbanas em um circuito com pista, semáforos, faixas de pedestres e placas de sinalização.
Atitudes que fazem a diferença:
– Respeite a sinalização e os limites de velocidade
– Nunca use o celular ao volante
– Use sempre cinto de segurança, inclusive no banco de trás
– Se beber, não dirija
– Mantenha distância do veículo da frente
– Na faixa, dê preferência ao pedestre
– Use a seta
– Motociclista: use capacete e equipamentos de proteção