A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, concluiu nesta quinta-feira (20) a primeira etapa da ação de manejo e controle de leucenas, espécies arbóreas invasoras, às margens da Avenida Bandeirantes. As fases seguintes serão executadas nos próximos dias, com foco na preservação do equilíbrio ecológico e na proteção da biodiversidade local.
A leucena é uma planta exótica que, por meio de um processo de alelopatia, inibe o desenvolvimento de espécies nativas no entorno.
A supressão ocorrerá na bacia hidrográfica do Ribeirão Quilombo, na Avenida Bandeirantes, e no Córrego Santa Angélica, próximo ao Viaduto João Batista de Oliveira Romano. O projeto prevê o manejo das espécies invasoras e o plantio de espécies nativas da flora regional, com diversidade superior a 80 tipos arbóreos de proteção ciliar.
A secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales, destacou o impacto da iniciativa. “A medida é necessária e importante para garantir a preservação da flora nativa, tendo em vista que as plantas invasoras acabam prejudicando o crescimento de outras árvores. As áreas serão preparadas para receber espécies arbóreas adequadas ao espaço e que promovam a biodiversidade da flora nativa”, afirmou.
O manejo atende às diretrizes do Plano Municipal de Conservação dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado, ao projeto de recomposição ambiental do Ribeirão Quilombo do Consórcio PCJ e ao eixo de trabalho do projeto Reconecta, da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Equipes da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), e Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Civil Municipal (GCM) apoiaram a ação.