A Polícia Civil (PC) através da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) apreendeu nesta sexta – feira (27), duas aeronaves por suspeita de lavagem de dinheiro no Aeroporto Municipal “Augusto de Oliveira Salvação”, em Americana.
De acordo com o delegado Luis Carlos Gazarini, diretor da DISE, um Helicóptero Robimson R44 e um Cesna Aircraft 402, foram adquiridos por um empresário de 32 anos, em nome de terceiros. A investigação revelou que um avião decolou de Americana na sexta – feira (20) e foi apreendida na segunda (23), na cidade de Carauari (AM), a 788 quilômetros de Manaus (AM), com 458 quilos de cocaína. Quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar daquele estado. O avião teria sido vendido pelo empresário morador de Americana. A PC ainda apura uma suposta fraude na sua venda, uma vez que o suposto comprador alegou que desconhece a sua aquisição. O empresário foi ouvido em depoimento, e nega a acusação. Os aparelhos estão avaliados em cerca de R$1.000.000,00.
Ainda nesta sexta, o cachorro Hércules da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou o procedimento de faro em uma das aeronaves, porém nada de ilícito foi encontrado. O sub inspetor Charles e patrulheiros M.Alves e Brunelli, estiveram no aeroporto. Imagem: GCM
AVIÃO COM QUASE 500 QUILOS DE COCAÍNA:
Quatro homens foram presos, nesta segunda-feira (23), durante a apreensão de aproximadamente 458 kg de droga em um avião no aeroporto do município de Carauari, a 788 km de Manaus. Segundo a polícia, a direção do aeroporto suspeitou da constante atividade de um avião sem identificação que abastecia no local diariamente. Entre os presos está um colombiano.
A prisão ocorreu por volta das 10h. A polícia informou que recebeu uma denúncia informando sobre a atividade suspeita de um avião de pequeno porte, que pousou no local pelo menos quatro vezes na última semana. A aeronave não tinha comunicação e pousava no local de forma clandestina.
Ao chegar no aeroporto, a polícia desconfiou da atividade de dois homens que estavam no local. Eles estariam em comunicação com o piloto para enviar informações sobre o policiamento na área.
Após o pouso, um homem desceu da aeronave e foi abordado pela equipe policial. O colombiano tentou avisar os comparsas da apreensão, para que eles fugissem, mas todo o grupo foi preso no aeroporto.
Dentro da aeronave a polícia apreendeu 13 sacolas com cerca de 30 kg de cocaína pura cada uma. A droga foi apreendida e os suspeitos encaminhados à delegacia do município.
À polícia, o grupo informou que estava indo para o município de Tabatinga. Entretanto, a suspeita é de que as drogas seriam transportadas para Manaus.
Além da droga, uma quantia de bolívares foi apreendida com o grupo. A polícia acredita que a droga seja proveniente da Bolívia e estava na rota do tráfico para a capital amazonense. Fonte: G1 Manaus.