Patrulheiros da Guarda Civil Municipal (GCM) salvaram uma recém-nascida, de 10 dias, que estava engasgada com leite materno em Americana, na madrugada desta sexta-feira (16).
O pedido de socorro foi feito pelos pais, após observarem uma viatura, na Rua Rio Branco, no Centro. A mãe informou aos patrulheiros M. Gullilherme e Fausto que sua filha, Catarina, havia parado de respirar durante a amamentação.
Com a criança nos braços, a equipe iniciou as manobras para desobstrução das vias aéreas e, em seguida, a menina voltou a respirar.
Após o procedimento, a equipe da GCM acompanhou a família até um hospital particular, onde a bebê foi atendida e passa bem.
Recentemente, servidores da GCM passaram por curso de capacitação voltado para prestação de primeiros socorros em situações de rotina durante o trabalho. A capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) faz parte do Estágio de Qualificação Profissional (EQP) feito anualmente na corporação.
“As pessoas muitas das vezes falam mal da guarda por um motivo ou outro, mas a verdade que tem que ser dita é que são excelentes profissionais, treinados e capacitados para auxiliar a comunidade e sou muito grato pela ajuda que nos prestaram”, destacou Moisés Júnior, pai da Catarina.