Uma operação entre o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar (PM), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP), a Polícia Federal (PF) e o Exército resultou na apreensão de 183 armas, entre fuzis, revólveres, pistolas, carabinas e espingardas, no Condomínio Industrial Werner Plaas, em Americana, nesta quinta-feira (21). A ação aconteceu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Os agentes também estiveram em Atibaia e Paulínia.
O alvo principal foi um homem suspeito de vender armas de fogo ilegais e certificados de registro a uma organização criminosa. Segundo as investigações, o pai dele está preso pelo mesmo crime, sendo que o filho teria sido o responsável por continuar os “negócios”.
“Quando o pai foi preso, o filho teria continuado os contatos com a facção para seguir lucrando de forma ilegal”, explicou o coronel Cleotheos Sabino, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-9)
O Ministério Público descobriu o esquema criminoso e identificou os endereços relacionados ao suspeito. Em um deles, havia uma loja clandestina de armas. Durante a fiscalização, foram encontradas vários revólveres e pistolas sem número de registro.
Em outro imóvel, as equipes encontraram um “bunker” com mais de 100 armas.
O investigado vai responder por posse ilegal de arma.