Morre a atriz Aracy Balabanian


A atriz Aracy Balabanian, de 83 anos, a Dona Armênia de “Rainha da Sucata” e a Cassandra de “Sai de Baixo”, morreu na manhã desta segunda-feira (7). Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, no Rio de Janeiro, e lutava contra um câncer de pulmão.

Aracy nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 22 de fevereiro de 1940. Filha de imigrantes armênios, ela se apaixonou pelo teatro e decidiu ser atriz ao ser levada pelas irmãs mais velhas, quando já morava em São Paulo, para assistir uma peça do dramaturgo Carlo Godoni.

“Eu chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, disse Aracy em depoimento ao Memória Globo.

Ela relembrava que seu pai era contra a escolha de ser atriz: “Comecei em uma época em que não era bonito fazer televisão, nem teatro.”

Aos 14 anos, estudando no Colégio Bandeirantes, na capital paulista, ela assistiu uma palestra do dramaturgo Augusto Boal, que a convidou a fazer um teste para o Teatro Paulista do Estudante. Ela passou e seu primeiro trabalho foi a peça “Almanjarra”.

Ao Memória Globo, lembra de ler uma crítica de Décio de Almeida Prado e Sábado Magaldi: “Eles escreveram uma crítica que terminava dizendo: ‘Aracy Balabanian: guardem esse nome’ Eu fique possuída.”

Ao terminar o colégio, ela entrou para a Universidade de São Paulo (USP) onde estudou simultaneamente na Escola de Arte Dramática (EAD) e no curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).


Facebook

Publicado em: 7 de agosto de 2023 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br