A população de Americana terá à disposição, nesta terça (16) e quarta-feira (17), uma série de serviços gratuitos relacionados à emissão de documentos, orientação jurídica, inclusão digital e acesso a direitos básicos. Trata-se do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Estado de São Paulo, que tem como objetivo desburocratizar e agilizar a relação entre cidadãos e órgãos governamentais, facilitando a vida das pessoas. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Planejamento.
Com uma unidade móvel e equipe especializada, os atendimentos serão realizados nesta terça-feira (16), das 9h às 17h, na Praça Comendador Müller, no Centro; e na quarta-feira (17), das 9h às 15h, na Praça da Fraternidade, no Jardim da Paz. Em cada dia, serão distribuídas 100 senhas por ordem de chegada.
Entre os serviços disponíveis, estão: agendamento de 1ª e 2ª via de RG; solicitação de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; emissão de 2ª via do CPF; emissão de 2ª via de contas de água, luz e telefone; emissão de 2ª via ou regularização do título de eleitor; elaboração de currículo; cadastro no ID Jovem; agendamento para renovação de CNH; agendamentos na Receita Federal e Polícia Federal; baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; criação de conta GOV; consultas no Serasa; entrada no Seguro-Desemprego; registro de boletim de ocorrência; agendamentos no INSS; orientações migratórias; orientações com Procon e Defensoria Pública; atestado de antecedentes criminais; carteira de identificação da pessoa com TEA; carteira da pessoa idosa; cartão de estacionamento de idoso; entre outros.