Uma verdadeira homenagem à arte de defender. Assim pode ser definido o livro Olhar de Goleiro, que será lançado no próximo dia 21 de julho, às 19h, no Centro de Integração e Valorização do Idoso (Civi), em Americana (SP). A obra reúne imagens, histórias e depoimentos que celebram a posição mais solitária – e muitas vezes heroica – do futebol: o goleiro. A entrada no evento de lançamento é gratuita e aberta ao público.
Com 200 páginas, o livro nasce a partir de um concurso cultural de fotografia que mobilizou participantes de todo o Brasil, com registros que capturam a emoção e a intensidade dos goleiros em ação. Mas vai além do olhar artístico: traz também um conteúdo histórico inédito sobre a Camisa 1, primeira escola de goleiros do Brasil, localizada em Americana, que completa duas décadas de formação de jovens atletas entre 6 e 17 anos, de forma totalmente gratuita.
O projeto é mantido com apoio do Programa de Incentivo ao Esporte da Secretaria Estadual de Esportes e o livro conta com a chancela do PROAC-ICMS, o Programa de Ação Cultural, ambos do Governo do Estado de São Paulo.
Escrito pelo jornalista Alex Ferreira e pelo idealizador da escola, Vander Batistella, o livro traz participações especiais de treinadores de goleiros do Brasil e do exterior, atletas revelados pela Camisa 1 e até uma entrevista exclusiva com o ex-goleiro Zetti, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994. Ainda durante o concurso foram realizadas palestras sobre fotografia com alunos do projeto.
Além da venda ao público, o livro Olhar de Goleiro também terá impacto social: mil exemplares serão doados para alunos da escola Camisa 1, instituições de ensino, acervos esportivos e bibliotecas públicas, reforçando o compromisso do projeto com a disseminação da cultura esportiva.
“Uma honra poder contar a história de um projeto pioneiro no Brasil e no mundo. Um projeto que, além de alimentar o sonho de jovens goleiros, também cumpre seu papel social, tirando essa garotada da ociosidade e das telas do celular”, afirmou o jornalista Alex Ferreira, que também foi o roteirista do filme documentário “Escola de Goleiros – O Filme – Nascidos para Defender”.
“A história agora está marcada para a eternidade. São mais de duas décadas de muito trabalho, e é gratificante ver isso registrado em um livro. Agradeço a todos que acreditam em nossas ações”, completou Vander Batistella.
O projeto tem produção cultural da 3marias e realização de Alex Ferreira Comunicação, Escola de Goleiros Camisa 1 e PROAC-SP. Conta com patrocínio de Papirus, Supermercados São Vicente, MBM, McDonald’s, Gráfica Paineiras, FAM — Faculdade de Americana e Yellow. Apoiam também Nova América Consultoria e Contabilidade, Vision Som e Luz, Cinderela Fitas e Viés, Ramalhos, Elbergráfica, Nortex, Red Bird Creative Studio e Persianas Garcia.