A Câmara Municipal de Americana realizou na segunda-feira (15) sessão solene para o lançamento oficial do livro comemorativo ao centenário do legislativo municipal, celebrado em 2025. Intitulada “Câmara Municipal de Americana: 100 anos de muita história (1925-2025)”, a obra foi produzida pela TWO Produção Cultural, através de um acordo de cooperação técnica com a Câmara. O autor é Orestes Camargo Neves, vereador da 13ª Legislatura.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Léo da Padaria (PL), o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi, o juiz de direito Dr. André Carlos de Oliveira, o chefe de gabinete da prefeitura de Americana, Franco Sardelli, o 1º vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo e ex-vereador de Americana, João Jorge de Souza, a secretária geral da Câmara, Juliana Nandin de Camargo Secco, e os vereadores Fernando da Farmácia (PSD), Gualter Amado (PDT), Gutão do Lanche (Agir), Jacira Chávare (Republicanos), Jean Mizzoni (Agir), Leco Soares (Podemos), Leonora Périco (PL), Levi Rossi (PRD), Lucas Leoncine (PSD), Marcos Caetano (PL), Pastor Miguel (PRD), Roberta Lima (PRD), Talitha De Nadai (PDT) e Thiago Brochi (PL); além de convidados e ex-vereadores.
Durante o evento, vereadores e convidados receberam um exemplar do livro, que possui 320 páginas e reúne um panorama abrangente dos principais acontecimentos no mundo, no Brasil e em Americana, contextualizando cada período legislativo. A obra traz mais de 50 entrevistas com ex-vereadores, atuais parlamentares e familiares, além de contar com uma seção especial em homenagem a vereadores negros e às vereadoras, aos setoristas da imprensa e aos servidores de carreira da Câmara Municipal.
O ato solene de lançamento foi marcado pela entrega do primeiro exemplar do livro pelo autor, Orestes Camargo Neves, ao presidente da Câmara, Léo da Padaria. A cerimônia contou ainda com o descerramento da placa comemorativa do centenário do legislativo, que ficará afixada no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.
Durante o uso da palavra, o autor Orestes Camargo Neves destacou o processo de criação do livro. “Pelo fato de não ser um historiador, não pretendi fazer um livro de história, mas sim um livro de histórias que fizeram a história. Fiz relatos de passagens, às vezes em primeira pessoa, por ter tido a oportunidade de ter vivido aqueles momentos, ou de ter conhecido alguns dos personagens destacados. Foram meses de intensa pesquisa junto aos acervos da Câmara de Americana e do jornal O Liberal. Resgatamos também servidores da casa, setoristas da imprensa, mulheres que passaram pela Câmara, vereadores negros que representam a maior parte da população brasileira”, comentou.
O presidente da Câmara, vereador Léo da Padaria falou em nome de todos os vereadores e comentou o reconhecimento da importância do legislativo para a construção de um município com altos índices de qualidade de vida. “Por onde passo, digo que sou de Americana e logo recebo reações positivas e respeitosas pela cidade. Carregamos com orgulho a honra de representarmos a cidade. Esse livro conta a história de cada um que participou da construção da cidade de Americana por meio da sua participação no legislativo, é uma honra fazer parte do centenário desta Casa”, discursou.
O vice-prefeito de Americana Odir Demarchi relembrou o seu período como vereador para destacar a importância do legislativo municipal. “Tivemos grandes embates, muito produtivos, durante a minha passagem. Todo mundo que trabalha no legislativo busca avanços para a cidade de Americana. Muitas melhorias para a nossa população são conquistadas por conta do trabalho de todos que passaram pela Câmara Municipal de Americana”, concluiu.
Câmara Municipal de Americana: 100 anos de muita história (1925-2025)
O trabalho de pesquisa para elaboração do livro contou com documentos do Arquivo Histórico da Câmara para contar os capítulos marcantes do legislativo, que teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade através do trabalho dos vereadores, além de informações e depoimentos de personalidades e historiadores da cidade.
Mais informações sobre o livro com o autor Orestes Camargo Neves: (19) 97160-5420.