Guarda de Americana incinera carretéis de linhas cortantes apreendidas neste ano


A Guarda Municipal de Americana (GCM) realizou, nesta quinta-feira (8), a incineração de materiais cortantes apreendidos nos sete primeiros meses de 2025. Ao todo, 25 carretéis com linhas chilenas ou com uso de cerol foram destruídos na caldeira da empresa Jofege Têxtil, em Nova Odessa.

Muito usadas na soltura de pipas, especialmente durante as férias escolares, essas linhas têm alto potencial de causar lesões graves e até acidentes fatais, principalmente a motociclistas.

A Gama atua com ações preventivas, palestras educativas e campanhas de conscientização, como a “Pipa com cerol, corte essa ideia”, que incentiva o uso de antenas corta-linha em motocicletas. Patrulheiros também abordam pessoas empinando pipas, verificam o tipo de linha utilizada e, em caso de flagrante, realizam a apreensão e destruição do material.

Quando o infrator é menor de 18 anos, os responsáveis legais são identificados e acionados. Se necessário, a ocorrência é comunicada à Polícia Civil para apuração de possíveis crimes contra a vida, a saúde, o patrimônio ou a segurança pública.

“O cerol mistura cola com vidro moído e a linha chinesa contém óxido de alumínio e sódio. São armas disfarçadas com capacidade de transformar um momento de lazer em tragédia. Por isso, a Gama se empenha bastante em combater essa prática perigosa”, alerta o comandante da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.


Facebook

Publicado em: 9 de agosto de 2025 Autor: keller stocco Categoria: AS BALAS DA POLICIA

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br