O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu um homem por maus-tratos a animais no Jardim da Paz, em Americana, na tarde desta sexta-feira (26), Os agentes apreenderam 39 galos.
Após uma denúncia sobre a prática de rinha de galos, os patrulheiros seguiram para uma residência na Rua da Esperança. No local, segundo a GCM, o morador do imóvel, autorizou a entrada dos agentes que localizaram as aves distribuídas em gaiolas de madeira e arame, com ventilação precária e condições inadequadas, configurando situação de maus-tratos.
Apesar que nenhum objeto utilizado em rinhas ter sido encontrado, a GCM informou que vizinhos disseram que o homem frequentemente deixava a casa no período noturno, transportando as aves em caixas, o que gerou supeita de atividades ilícitas.
Ainda no imóvel, a vereadora Roberta Lima e representantes da ONG Cadeia ONG Cadeia Para os Maus-Tratos constataram que um cão idoso era mantido acorrentado, com sinais de artrose e cegueira, conforme avaliação veterinária.
A Polícia Científica foi acionada e realizou a perícia. As aves foram encaminhadas para o Santuário Filhos de Salomão (Asfisa), em Bragança Paulista.
Já o homem foi levado para a unidade da Polícia Civil de Americana (PCA) e a autoridade determinou o flagrante com base no artigo 32 da Lei 9.605/98 de crimes ambientais.
Imagem: GCM