O blog publicou na semana passada o arrastão de furtos de peças em bronze no cemitério da Saudade em Americana (SP). Nós “cobramos” da Guarda Civil Municipal um posto fixo no local. Um GCM mandou a seguinte mensagem ao blog
Caro amigo Keller Stocco, vi a observação, muito pertinente por sinal à respeito dos inúmeros furtos que vêm ocorrendo no cemitério da Saudade.
Quanto a isso observo:
Somente o posto fixo dos gcms não resolverá a questão, tendo em vista a extensão territorial do citado patrimônio público, onde somente um guarda terá dificuldades em rondar a contento todo local.
Aparentemente a maioria dos furtos transcorreu no perÃodo noturno, então a falta de iluminação é outro facilitador para práticas criminosas no local, creio que a administração municipal observando este ponto já ocorreria a diminuição dos furtos a peças de bronze.
Outro ponto citado é o efetivo diminuto da corporação da Guarda Municipal de Americana, onde para cada novo posto fixo, são necessários além de quatro guardas toda estrutura para desenvolvimento do trabalho, onde tudo isso tem um custo ao municÃpio.
Um fator a ser levado em consideração é devido a redução salarial sofrida pelos gcms, assim como os parcelamentos dos salários, o moral e a prestatividade dos guardas está abalada.
Por último, se um crime ocorre é devido a demanda, então ao senhor, reconhecido jornalista, que possui acesso em toda área policial da cidade, sugiro a cobrança da polÃcia judiciária, que possui meios e atribuições para elucidar crimes já ocorridos.
Feito o registro, somos democraticos, respeito a opinião de cada um.