A Faculdade de Americana (FAM) promoverá a exposição “100 anos de Saber – A História da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado”, em comemoração ao centenário da instituição, fundada em 8 de maio de 1925 – data da criação do primeiro diretório acadêmico da escola. A mostra apresentará a trajetória da escola por meio de objetos históricos, totens com fotografias e documentos, destacando sua importância na educação de Americana.
O lançamento da exposição acontecerá no dia 12 de fevereiro, na Câmara Municipal de Americana, durante uma sessão solene especial, a partir das 18h30. Após a abertura, a mostra seguirá para diferentes locais:
– Câmara Municipal de Americana – 12 a 17 de fevereiro
– Tivoli Shopping, Santa Bárbara d’Oeste – 18 de fevereiro a 22 de março
– Welcome Center, Americana – 24 de março a 28 de abril
– Encerramento em maio, na própria EE Dr. Heitor Penteado, como parte das festividades do centenário.
Ao longo dos anos, a Escola Estadual Dr. Heitor Penteado passou por diversas transformações, refletindo o crescimento educacional da cidade. Durante as décadas de 1950 e 1960, recebeu diferentes denominações, como Ginásio Estadual de Americana, Colégio Estadual e Escola Normal de Americana e Instituto de Educação Presidente Kennedy, em homenagem ao então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Em 1979, a fusão com o Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado consolidou o nome atual.
Mais do que um espaço de ensino, a escola sempre foi uma referência educacional, criando laços duradouros entre alunos e professores. Muitos ex-alunos se reúnem até hoje para celebrar essa trajetória.
Além disso, a instituição teve um papel fundamental na formação de diversas lideranças políticas da cidade, entre elas o atual prefeito Chico Sardelli, além de Vanderlei Macris, Erich Hetzl Junior e Omar Najar, que se tornaram prefeitos ou deputados por Americana. E tambem nomes como Waldir Belizario, que defendeu as cores da escola nos anos 60/70; Aloisio Vendemiatti, professor da escola desde agosto de 1994; Sandra Rossi, de aluna a professora aposentada do Heitor Penteado; Geraldo Basanela, professor por 32 anos e fundador do FECA – Festival Estudantil da Canção de Americana.
Para a FAM, participar dessa celebração reforça o compromisso com a história da cidade.
“Estamos sempre em busca de valorizar a história da cidade. O centenário da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado está alinhado com o que valorizamos: a preservação da memória e o reconhecimento de quem faz a diferença em Americana”, destacou o diretor-geral da FAM, Gustavo Azzolini.
O atual diretor da escola, Julio Cesar dos Santos, também ressaltou a importância da homenagem. “Poder propiciar a sociedade atual esta exposição é resgatar a cidadania destacando a importância do legado deixado por diferentes gerações que se fizeram presente na escola Heitor Penteado”, disse.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações e vídeos com as histórias de momentos vividos em https://info.fam.br/centenario-heitor/