Defesa Civil inicia operação com PMA para retirada de peixes no Rio Piracicaba


A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou uma operação coordenada pela Polícia Ambiental para apoiar a retirada de peixes no Rio Piracicaba, em resposta a um evento ambiental. Em colaboração com os prefeitos de Piracicaba e São Pedro, e em coordenação da Polícia Ambiental, a ação visa mitigar os impactos ambientais na região com a retirada de cardumes mortos.

O dano ambiental gerou uma multa de R$ 18 milhões à Usina São José, de Rio das Pedras, apontada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) como a origem da poluição que gerou as mortes dos animais.

As principais frentes de trabalho incluem a utilização de maquinário da prefeitura e barcos da Polícia Ambiental, complementados pelo suporte tecnológico de drones para aumentar a eficiência operacional.

Voluntários locais, incluindo pescadores da região do Rio Piracicaba e agentes da Defesa Civil do Estado e dos municípios de Piracicaba, São Pedro, Campinas e Santa Bárbara D’Oeste estão sendo mobilizados para reforçar as equipes de operação. A logística de transporte dos peixes para caminhões e o manejo adequado visam minimizar a contaminação ambiental.

A Defesa Civil do Governo de SP está fornecendo recursos adicionais, incluindo uma equipe de drones para auxiliar na coordenação das operações.

O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo realizou diversos sobrevoos no Rio Piracicaba para mapear e georeferenciar os pontos de maior concentração de cardumes mortos.

A operação ainda conta com o apoio da CETESB e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrurura e Logística.


Facebook

Publicado em: 22 de julho de 2024 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br