Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completa 144 anos de existência


O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo completa 144 anos de existência, neste domingo (10). Segue o artigo do coronel coronel PM Nilton César Zacarias Pereira, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

“Prezados Audazes bombeiros!!!

No dia 10 de março de 2024, completamos 144 (cento e quarenta e quatro) anos da criação do atual Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“Quem ousa vence”, esse é o lema das forças especiais ao redor do mundo, destarte, os desbravadores dos serviços de bombeiros que em 1880 aqui chegaram muito espelha a abnegação e perseverança insculpidos no ideal de ser bombeiro!!

Assim, bravos Soldados do Fogo recebemos o legado e a incumbência de sempre cuidar de todos aqueles que residem ou que, mesmo por um breve momento, passam pelo território estadual, nossa área de atendimento operacional.

Nesse período, foram inúmeras as conquistas e desafios superados pela inestimável dedicação, suor e incontáveis sacrifícios de profissionais de ontem e de hoje, que resultaram em uma estrutura, sempre voltada a melhor servir a população paulista, sem olvidar do implemento de projetos de fomento a cultura prevencionista e aproximação com a sociedade.

Esse caldo resultado, inclusive, de lágrimas por perdas de irmãos de farda, os quais jamais esquecermos e que honramos a cada prestação dos serviços de bombeiros, seja no atendimento de ocorrências na pronta-resposta, segurança contra incêndios, centros de operações e de atendimento e despacho e educação pública, e ainda, todo o suporte logístico e administrativo, que colabora incansavelmente para que nosso Corpo de Bombeiros fosse essa grande realidade, idealizado por profissionais da ativa e inativos e por inestimáveis parceiros.

Abnegados integrantes do Corpo de Bombeiros da Força Pública Bandeirante, continuem sendo esse nobre “sal da terra” que faz toda a diferença nas vidas das pessoas. Homens e mulheres, que diuturnamente, dedicam-se de corpo e alma para manter o sistema de atendimento às emergências.

Registramos que não escolheríamos outros profissionais, que dignificam a própria evolução humana que passaram pela necessidade de ter, ser, saber e por fim, ao privilégio de servir … o que, de per si, enaltece e impõe a incessante missão de preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio, sob o mais nobre juramento de que se necessário for, com o risco do sacrifício da própria vida “para que outros vivam”.

Para finalizar, sintetizando o significado de ser bombeiro nos valendo de um texto do Chefe do Departamento de Bombeiros de Nova Iorque-EUA, falecido no início do século XX, Edward Croker: “Não há para mim neste mundo ambição maior do que ser bombeiro. Essa é uma posição que, para os mais desavisados, poderá parecer modesta, nós, porém, familiarizados com as tarefas dos bombeiros, acreditamos ser esta uma nobre vocação. Empenhamo-nos em preservar da destruição as riquezas deste mundo.Na luta contra o fogo, somos os defensores da arte que embeleza o mundo. Mas, acima de tudo, nosso maior orgulho é o esforço para salvar a vida humana – criação do próprio Deus. A nobreza de nossa ocupação nos apaixona, estimulando-nos os atos de coragem e até mesmo ao sacrifício supremo. Estas considerações podem não sensibilizar a alguns, mas para nós são suficientes para satisfazer plenamente nossa ambição”. Muitíssimo obrigado a todos. Fé e força sempre” – coronel PM Nilton César Zacarias Pereira


Facebook

Publicado em: 10 de março de 2024 Autor: keller stocco Categoria: AS BALAS DA POLICIA

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br