A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade de Americana (FAM), Mabel Caballero Córdoba, é uma das autoras do livro “Guias Alimentares: Diálogos Latino-Americanos”, lançado oficialmente neste mês de março. A FAM se destaca como a única instituição de ensino superior privado representada na obra, que conta com a colaboração de pesquisadores de 18 países.
O projeto foi coordenado pela Drª Erika Marafón Rodrigues Ciacchi, docente da Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA), e se consolidou como uma iniciativa inovadora ao reunir especialistas de diversas nações para discutir os guias alimentares publicados na América Latina.
Os guias alimentares são documentos elaborados com o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e têm o objetivo de orientar a população na seleção e consumo de alimentos saudáveis e seguros, valorizando as culturas locais e os modos de preparo tradicionais. O livro aborda aspectos teóricos, sociológicos, históricos, políticos e metodológicos dos guias na América Latina, além de explorar ações de política alimentar e nutricional, modelos educacionais e a percepção de profissionais sobre a utilização desses materiais em experiências educativas em saúde.
Segundo Mabel Caballero Córdoba, que além de autora de um capítulo também participou da organização da obra ao lado de outros pesquisadores do México, Peru, Brasil, Chile, entre outros países, o projeto teve início no final de 2019 e se desenvolveu ao longo dos anos seguintes, com coleta e análise de dados realizadas virtualmente em uma plataforma do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Mabel lembra também que contou com a colaboração da professora Joseane Almeida Santos Nobre, que também é docente da FAM.
“Foi uma experiência inovadora, pois a troca de informações e experiências entre pesquisadores de diferentes países aconteceu de forma virtual, antes mesmo das restrições impostas pela pandemia. Esse livro representa um importante intercâmbio de conhecimento e um avanço no debate sobre alimentação, nutrição e políticas públicas na América Latina”, destacou a coordenadora.
Com sete capítulos, a obra se propõe a abrir novos caminhos e diálogos para aqueles que atuam ou desejam ingressar no campo da alimentação e nutrição, explorando as particularidades de cada país dentro de um contexto plural e diverso.
O lançamento reforça o compromisso da FAM – Faculdade de Americana com a pesquisa, a inovação e a promoção da saúde, consolidando sua participação em discussões acadêmicas de relevância internacional. Acesse o matéria pelo link: https://www.abeu.org.br/edunila-lan%C3%A7a-livro-sobre-diretrizes-alimentares-na-am%C3%A9rica-latina/