14

abr

2026

Americana promove mutirão gratuito de inserção de Implanon neste sábado

Postado por: keller stocco

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (18) um mutirão gratuito de inserção do Implanon, método contraceptivo de alta eficácia e longa duração que está disponível na rede municipal de saúde. A ação acontece das 8h às 16h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Mathiensen, localizada na Rua das Alfazemas, nº 316. Os atendimentos serão por livre demanda, e o método é indicado para mulheres em idade reprodutiva, de 14 a 49 anos.

 O Implanon é um implante subdérmico no formato de um pequeno bastão flexível, do tamanho de um palito de fósforo, inserido sob a pele do braço. A inserção é simples, rápida, com anestesia local e pode ser feita por médicos e enfermeiros capacitados. Considerado um contraceptivo reversível de longa duração (LARC), ele atua no organismo por até três anos, liberando pequenas doses contínuas do hormônio etonogestrel, com retorno rápido da fertilidade após a retirada.

 No mutirão, além do atendimento às mulheres que já aguardam o agendamento da inserção, serão distribuídas outras 130 senhas, em ordem de chegada. Após a retirada da senha, as pacientes vão passar pela equipe de enfermagem para receber as orientações necessárias e assinar o termo de consentimento. Em seguida, o médico realizará o procedimento, e a paciente sairá com todas as informações essenciais para compreender o funcionamento do método em seu organismo.

 “Esse tipo de ação facilita o acesso das mulheres a um método seguro, prático e de longa duração. Nossa equipe está preparada para acolher e orientar, esclarecendo dúvidas e apresentando todas as informações necessárias para uma escolha consciente. Também é uma oportunidade de ampliar o acesso a métodos modernos dentro da rede pública, com qualidade e segurança”, afirmou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

 A iniciativa amplia o acesso a métodos modernos e altamente eficazes de prevenção da gravidez, especialmente na Atenção Primária à Saúde, diversificando as opções de planejamento reprodutivo disponíveis na rede pública.

 As interessadas que não puderem comparecer ao mutirão devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para manifestar interesse e receber as devidas orientações.

 Como todo método hormonal, o Implanon tem possíveis efeitos colaterais que variam de pessoa para pessoa e podem incluir: alterações menstruais (escapes ou ausência de menstruação), acne, sensibilidade mamária, cefaleia e alterações de humor.


VEJA MAIS

0 Comentários

10

abr

2026

Chico anuncia novo Banco de Sangue do Hospital Municipal

Postado por: keller stocco

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta sexta-feira (10) a implantação do novo Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. O setor passará a funcionar em um novo espaço dentro das instalações do HM, próximo à sala da Diretoria, com entrada pela Avenida Nossa Senhora de Fátima, facilitando o acesso e o estacionamento dos doadores. As estruturas serão completamente reformadas para atender às necessidades do serviço, proporcionando um ambiente mais amplo, acolhedor e organizado. As obras têm previsão de início para segunda-feira (13).

O anúncio acontece no dia em que o Banco de Sangue de Americana completa 30 anos de funcionamento. O chefe do Executivo visitou o local esta semana, acompanhado do secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, do secretário de Planejamento, Diego Guidolin, e dos vereadores Jean Mizzoni e Wagner Rovina.

Com área de 201 m², superior aos 127 m² da estrutura atual, o novo Banco de Sangue contará com recepção, sala de coleta, espaço para recuperação e lanche, salas de triagem clínica e hematológica, salas de fracionamento e imunohematologia, laboratório, sanitários (masculino, feminino e adaptado para pessoa com deficiência), copa e depósito de materiais de limpeza.

“Essa ótima notícia representa um avanço importante para a saúde de Americana, oferecendo mais conforto, organização e segurança tanto para os doadores quanto para os profissionais que atuam no serviço. Essa é uma demanda antiga e reforçada pelos vereadores Jean Mizzoni e Wagner Rovina, que ouviram a população e os funcionários e contribuíram diretamente para a construção dessa solução. É um trabalho coletivo, pensado com responsabilidade, para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente à nossa população”, celebrou o prefeito Chico.

O novo espaço trará ganhos significativos para o funcionamento do setor, com ampliação da capacidade de atendimento, melhor fluxo de trabalho entre as equipes e mais comodidade aos doadores. A nova estrutura também permitirá maior organização dos processos internos, contribuindo para a agilidade nas coletas e na análise do sangue, além de reforçar as condições de segurança e qualidade em todas as etapas do atendimento.

“Essa reestruturação vai qualificar ainda mais o serviço prestado pelo Banco de Sangue, com um espaço adequado às exigências técnicas e preparado para atender melhor a população. Estamos investindo em uma estrutura que proporciona mais eficiência no atendimento, melhores condições de trabalho para as equipes e um ambiente mais acolhedor para quem realiza esse ato tão importante, que é a doação de sangue”, destacou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

O investimento nas novas instalações é de aproximadamente R$ 500 mil, recursos provenientes de contrapartidas propostas pela administração municipal dentro das Condições de Aceitação de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de dois empreendimentos. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento.

Atualmente, o Banco de Sangue do HM funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada pelo estacionamento da Rua Cuiabá, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O setor seguirá funcionando normalmente neste local até a inauguração do novo espaço.


VEJA MAIS

0 Comentários

07

abr

2026

ESF Praia Azul realiza mutirão de atendimentos neste sábado

Postado por: keller stocco

A Estratégia Saúde da Família (ESF) da Praia Azul, em Americana, realiza neste sábado (11), das 7h30 às 16h30, um mutirão de atendimentos gratuitos. Na oportunidade, serão disponibilizados à população os seguintes serviços: renovação de receitas, avaliação com educadora física, coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia por protocolo, vacinação e pesagem do Bolsa Família, teste rápido de ISTs, aferição de pressão e glicemia, acompanhamento de pré-natal e atualização de cadastro. A unidade está localizada na Rua Maranhão, nº 1.213.

“A realização do mutirão no sábado vai permitir que as pessoas que têm uma rotina cheia durante a semana consigam acessar os serviços públicos de saúde e possam se cuidar adequadamente. Para essa ação, nossas equipes estão preparadas para receber a população”, destacou a gerente da unidade, Maria Carolina Costa de Almeida Gonçalves.

“Essa iniciativa amplia o acesso da população aos serviços, especialmente para quem não consegue comparecer à unidade durante a semana. Com a oferta de exames, vacinas e atendimentos preventivos em um único dia, conseguimos facilitar o cuidado com a saúde, incentivar o diagnóstico precoce e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, acrescentou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3467-1422.


VEJA MAIS

0 Comentários

30

mar

2026

Americana aplica 1,5 mil vacinas contra gripe na abertura de campanha

Postado por: keller stocco

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou 1.719 vacinas, neste sábado (28), em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, nos bairros Vila Mathiensen, São Vito, Cariobinha, Antônio Zanaga, Jardim Boer, São Domingos, Parque da Liberdade, Parque das Nações e Jardim São Paulo. Do total, foram aplicadas 1.499 doses do imunizante contra a influenza, na abertura da campanha de vacinação contra a doença, além de vacinas de Covid-19 e do calendário de rotina, promovendo a atualização da caderneta para as pessoas que não conseguem comparecer às unidades nos dias úteis.

 A vacinação contra a gripe segue disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs. As unidades da Praia Azul e do São Vito atendem até as 20h, e a da Vila Mathiensen também adota o horário estendido a partir do dia 6 de abril. Ao todo, o município recebeu um lote de 15,2 mil doses do imunizante, que está disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, além dos seguintes grupos específicos:

 – Puérperas (até 45 dias de pós-parto)

 – Indígenas e quilombolas

 – Trabalhadores da saúde

 – Pessoas em situação de rua

 – Professores e trabalhadores de instituições de ensino (básico e superior)

 – Profissionais de forças de segurança, salvamento e armadas

 – Caminhoneiros

 – Trabalhadores de transporte coletivo

 – Trabalhadores portuários

 – Trabalhadores dos Correios

 – População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

 – Adolescentes sob medidas socioeducativas

 – Pessoas com deficiência permanente e portadores de doenças crônicas, além de outras condições clínicas especiais (doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias)

 Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação de documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS. No caso das crianças, os pais ou responsáveis legais também devem levar a caderneta de vacinação. Já as pessoas enquadradas nos grupos especiais precisam comprovar a ocupação, para o caso de trabalhadores, ou a doença, aos que possuem comorbidades.

 A vacinação é considerada a estratégia mais eficaz de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. A meta do Governo do Estado é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.


VEJA MAIS

0 Comentários

29

mar

2026

Carreta da Saúde da Mulher realiza quase 400 atendimentos em uma semana

Postado por: keller stocco

A Carreta da Saúde da Mulher, instalada na Praça Comendador Müller, no Centro de Americana, realizou 390 atendimentos gratuitos em uma semana. O número compreende o período desde o início dos trabalhos, no dia 20, até esta sexta-feira (27). A unidade móvel do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres aos serviços especializados.

A iniciativa reúne, de maneira integrada, uma série de procedimentos necessários para avaliação da saúde da mulher, incluindo consultas médicas com especialistas, mamografias, ultrassons transvaginais, ultrassons pélvicos, ultrassonografias mamárias bilaterais, punções de mama, exames anatomopatológicos de mama e do colo uterino, biópsias de nódulo de mama e do colo uterino, colposcopias e excisões do colo uterino. Dos 390 atendimentos, foram 282 pacientes de Americana e 108 de cidades da região.

A carreta segue na Praça Comendador Müller nas próximas semanas, com a expectativa de realizar cerca de 1.500 atendimentos – entre consultas, exames e procedimentos – em 30 dias, voltados a mulheres que aguardam agendamento nos sistemas de regulação municipais, previamente convocadas.

Equipada com consultório ginecológico, sala de mamografia, sala de ultrassonografia, sala de espera e acolhimento, a carreta tem foco na prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. A unidade conta com enfermeiro, técnico de enfermagem, médico ginecologista, agente do cuidado e equipe de apoio (motorista, recepção, limpeza e lavanderia).

A vinda da unidade móvel faz parte da Oferta de Cuidados Integrados (OCI), uma estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera e garantir diagnóstico mais ágil no SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo é oferecer um atendimento completo em um só lugar, onde a paciente passa por consulta, faz os exames necessários e recebe o encaminhamento adequado.

“Nosso foco é a resolução rápida. O diferencial dessa ação integrada é que a paciente não apenas passa por uma consulta, mas já realiza os exames preventivos e de imagem no mesmo local, saindo com um encaminhamento claro para o seu tratamento. É uma estratégia fundamental para otimizar nossa rede e oferecer um cuidado especializado de ponta, combatendo precocemente doenças como o câncer de mama e de colo de útero”, ressaltou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

Para garantir que ninguém fique sem atendimento por falta de confirmação, a Prefeitura reforça às mulheres que estão aguardando no sistema de regulação municipal que fiquem atentas à ligação do call center da Saúde. As pacientes que não puderem comparecer devem informar a ausência no momento da ligação, permitindo que a vaga seja destinada a outra pessoa.

 


VEJA MAIS

0 Comentários

28

mar

2026

Dia D da Saúde da Mulher: Americana realiza ações em todas as unidades de saúde

Postado por: keller stocco

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (27) uma série de ações especiais com foco na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na orientação sobre cuidados importantes para a saúde feminina. As atividades fazem parte do Dia D de Atenção à Saúde da Mulher e foram promovidas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias Saúde da Família) do município.

A iniciativa incluiu atendimentos priorizados para o público feminino, palestras educativas, rodas de conversa, orientações em sala de espera, coleta de exames preventivos (Papanicolau), solicitações de mamografias, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e atividades de acolhimento e valorização das mulheres.

“Nossas equipes se mobilizaram para transformar as unidades em espaços de acolhimento e escuta ativa. Além de realizar exames preventivos, o Dia D serviu também para estreitar o vínculo das mulheres com o serviço de saúde, garantindo que elas se sintam seguras e orientadas a manter esse autocuidado durante todo o ano”, destacou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

O Dia D integra as ações do Mês da Mulher e tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde e reforçar a importância da prevenção e do acompanhamento regular nas unidades.

“A descentralização dessas atividades para todas as regiões da cidade é fundamental para facilitar a rotina da mulher americanense. Ao abrirmos as portas com uma programação diversificada e serviços ágeis, reafirmamos o compromisso da gestão em investir na medicina preventiva e na qualidade de vida das nossas cidadãs”, ressaltou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira


VEJA MAIS

0 Comentários

27

mar

2026

Americana começa vacinação contra a gripe neste sábado

Postado por: keller stocco

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (28), das 8h às 16h, uma ação de vacinação contra a gripe em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, nos bairros Vila Mathiensen, São Vito, Cariobinha, Antônio Zanaga, Jardim Boer, São Domingos, Parque da Liberdade, Parque das Nações e Jardim São Paulo. Além do início da imunização contra a influenza, a iniciativa vai oferecer também a atualização da caderneta para aqueles que possuem vacinas de rotina em atraso e não conseguem comparecer às unidades nos dias úteis.

 Ao todo, o município recebeu um lote de 15,2 mil doses do imunizante, que estará disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, além dos seguintes grupos específicos:

 – Puérperas (até 45 dias de pós-parto)

 – Indígenas e quilombolas

 – Trabalhadores da saúde

 – Pessoas em situação de rua

 – Professores e trabalhadores de instituições de ensino (básico e superior)

 – Profissionais de forças de segurança, salvamento e armadas

 – Caminhoneiros

 – Trabalhadores de transporte coletivo

 – Trabalhadores portuários

 – Trabalhadores dos Correios

 – População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

 – Adolescentes sob medidas socioeducativas

 – Pessoas com deficiência permanente e portadores de doenças crônicas, além de outras condições clínicas específicas (doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias)

 Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação de documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS. No caso das crianças, os pais ou responsáveis legais também devem levar a caderneta de vacinação. Já as pessoas enquadradas nos grupos específicos precisam comprovar a ocupação, para o caso de trabalhadores, ou a doença, aos que possuem comorbidades.

 A ação será realizada nas seguintes unidades:

 – UBS Mathiensen: Rua das Alfazemas, 316

 – UBS São Vito: Rua Vicente Caravieri, 300

 – UBS Cariobinha: Rua São Simão, 522

 – UBS Zanaga: Rua Ribeiro Couto, 67

 – UBS Jardim Boer: Rua Romildo Bosqueiro, 55

 – UBS São Domingos: Rua Salvador Giordano, 320

 – UBS Parque da Liberdade: Avenida Serra do Mar, 410

 – UBS Parque das Nações: Rua Austrália, 301

 – UBS Jardim São Paulo: Rua das Poncianas, 900

 A vacinação é considerada a estratégia mais eficaz de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. A meta do Governo do Estado é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.

 Além da ação deste sábado, a vacinação de rotina segue normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs. As unidades da Praia Azul e do São Vito atendem até as 20h


VEJA MAIS

0 Comentários

26

mar

2026

Americana realiza Dia D da Saúde da Mulher nesta sexta-feira

Postado por: keller stocco

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (27) o Dia D de Atenção à Saúde da Mulher, com atividades em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias Saúde da Família) do município. A ação contará com atendimentos priorizados para o público feminino, além da oferta de diversos serviços em livre demanda, com foco na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na orientação sobre cuidados importantes para a saúde da mulher.

 A programação inclui palestras educativas, rodas de conversa, orientações em sala de espera, coleta de exames preventivos (Papanicolau), solicitação de mamografias, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e atividades de acolhimento e valorização das mulheres (confira a programação completa ao final da matéria).

 “Nossas equipes estão mobilizadas para acolher cada moradora com atenção e carinho, transformando as unidades em espaços de cuidado e escuta ativa. O objetivo é que a mulher se sinta confortável para realizar seus exames e tirar dúvidas, garantindo que o atendimento preventivo seja uma experiência humanizada e eficiente dentro da nossa rede”, afirmou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

 A iniciativa integra as ações do Mês da Mulher e tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde e reforçar a importância da prevenção e do acompanhamento regular nas unidades.

 “Estamos intensificando nossas ações para facilitar o acesso aos serviços essenciais e promover o diagnóstico precoce, que é fundamental para a qualidade de vida das mulheres. Queremos reforçar o vínculo entre a comunidade e as nossas unidades, mostrando que a prevenção deve ser uma prioridade constante na rotina de todas as famílias do nosso município”, ressaltou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

 Confira a programação por unidade:

 UBS Mathiensen: Ações voltadas à orientação e ao acolhimento das mulheres durante o atendimento na unidade.

 UBS Praia Azul: Palestra sobre saúde da mulher, café da manhã especial, realização de exame Papanicolau e solicitação de mamografia.

 UBS São Vito: Agendamentos do dia priorizando o público feminino e café da manhã para as trabalhadoras da unidade.

 UBS Guanabara: Sala de espera sobre saúde da mulher, solicitação de mamografias, agendamento de exames de Papanicolau, aferição de pressão arterial, peso e altura e café da manhã.

 UBS Jardim Ipiranga: Ações de promoção e cuidado com a saúde da mulher, exames preventivos, orientações sobre saúde da mulher e prevenção da violência, café da manhã e brindes para as participantes.

 ESF Jardim Alvorada: Realização de exames preventivos, orientações sobre mamografia, autoexame e diagnóstico precoce, prevenção do câncer do colo do útero e orientações gerais sobre saúde da mulher, com distribuição de lembrancinhas.

 UBS Cariobinha: Café da manhã para as participantes, agenda de enfermagem para coleta de exame preventivo (Papanicolau), solicitação de mamografia e sala de espera sobre autocuidado.

 UBS Parque Gramado: Palestras ao longo do dia sobre saúde da mulher, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de ISTs, planejamento familiar e violência contra a mulher, além da oferta de exames preventivos e solicitação de mamografia.

 UBS Parque da Liberdade: Orientações em sala de espera às mulheres presentes para coleta de exames, com destaque para ações de prevenção e promoção da saúde.

 UBS São Luiz: Atividades de orientação e acolhimento voltadas à saúde da mulher durante o atendimento na unidade.

 UBS Zanaga: Palestras ao longo do dia sobre prevenção do câncer do colo do útero e violência contra a mulher, com entrega de lembrancinhas.

 ESF Zanaga II: Café da manhã, entrega de lembrancinhas, coleta de exame Papanicolau e solicitação de mamografia.

 ESF Jardim Brasil: Sala de espera conduzida por estagiárias da FAM (Faculdade de Americana), roda de conversa com a psicóloga Sandy, café da manhã, coleta de exame preventivo em livre demanda e solicitação de mamografias.

 UBS São Domingos: Palestra sobre saúde da mulher, atividades educativas ao longo do dia e café na sala de espera para as participantes.

 UBS Vila Galo: Café da manhã, sala de espera com abordagem sobre autocuidado, atendimento ginecológico, aferição de pressão arterial e teste de glicemia realizados por estagiários, além de atividades complementares no período da tarde.

 UBS Parque das Nações: Sala de espera sobre saúde da mulher, consultas com enfermeira para coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia, além de aferição de pressão arterial, peso e altura.

 UBS São José: Orientações e atendimentos voltados à promoção da saúde da mulher.

 ESF Jaguari: Palestra sobre saúde da mulher, atividades educativas ao longo do dia e café na sala de espera.

 ESF Mário Covas: Palestra sobre prevenção do câncer do colo do útero, com início às 8h.

 UBS Jardim São Paulo: Atendimentos voltados às mulheres nas agendas da unidade, orientações após a coleta realizadas pelo enfermeiro Gabriel e café da manhã especial.

 UBS Dona Rosa: Palestras ao longo do dia sobre saúde da mulher, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de ISTs, planejamento familiar e violência contra a mulher, além da oferta de exames preventivos (Papanicolau) e solicitação de mamografia.


VEJA MAIS

0 Comentários

23

mar

2026

Banco de Sangue do HM precisa de doadores

Postado por: keller stocco

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está com os estoques em nível baixo e reforça o pedido para que a população realize doações de sangue. A unidade necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos. A medida é essencial para garantir o atendimento contínuo e seguro a pacientes em situações de urgência, em cirurgias e tratamentos contínuos diversos.

Interessados em doar podem comparecer ao Banco de Sangue do HM de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada pelo estacionamento da Rua Cuiabá, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O atendimento é realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

De acordo com a equipe da unidade, a demanda por transfusões se mantém constante ao longo do ano, enquanto o número de doações costuma oscilar, especialmente em períodos de menor movimento, como, por exemplo, épocas de feriados prolongados. Esse cenário impacta diretamente o abastecimento, tornando fundamental o apoio da população.

“As doações são utilizadas diariamente em diversos atendimentos, por isso manter níveis adequados de estoque é indispensável para oferecer assistência segura e sem interrupções aos pacientes que necessitam de transfusão. Com o abastecimento regular, a equipe assistencial pode atuar com mais rapidez e eficiência, assegurando a continuidade do cuidado”, afirma a diretora técnica do hospital, Dra. Eloisa Duzzi.

“O processo de doação é rápido, seguro e dura, em média, cerca de 40 minutos. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Neste momento, a colaboração da população é essencial para garantir que todos os pacientes recebam o atendimento necessário, sem risco de desabastecimento”, explica a biomédica do Banco de Sangue, Raquel Rosolen.

Para doar, é necessário apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

Outros critérios para doação:

– Não estar em jejum

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

– Não fumar duas horas antes

– Ter dormido ao menos seis horas na noite anterior

– Evitar o consumo de alimentos gordurosos


VEJA MAIS

0 Comentários

23

mar

2026

UBS Mathiensen vai atender até às 20h30 a partir de 6 de abril

Postado por: keller stocco

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (23) a ampliação do horário de atendimento da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Mathiensen. A partir do dia 6 de abril, a unidade passará a funcionar das 7h30 às 20h30 (de segunda a sexta-feira), garantindo mais quatro horas de assistência médica e acolhimento à comunidade todos os dias. O objetivo é oferecer maior acesso à população, considerando que muitos moradores têm dificuldades de buscar os serviços durante o horário comercial.

O prefeito esteve na unidade nesta segunda para conversar com pacientes e funcionários, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, e do vereador Fernando da Farmácia.

“Essa é uma excelente notícia que reforça o nosso compromisso de cuidar das pessoas e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Sabemos que muitos trabalhadores não conseguem buscar atendimento médico no horário comercial, e a ampliação até as 20h30 resolve justamente esse gargalo. É uma alegria ver a nossa rede municipal de saúde crescendo e se tornando cada vez mais disponível para acolher as famílias com dignidade e agilidade”, destacou o prefeito Chico.

O atendimento no horário ampliado vai seguir a rotina dos serviços que já são oferecidos na unidade, incluindo consultas médicas com clínico, pediatra e ginecologista, consultas com dentista e tratamento odontológico, além dos procedimentos gerais de enfermagem, como curativos, aplicação de vacinas, exames laboratoriais, acompanhamento de pré-natal, entre outros.

Para a extensão do funcionamento, a UBS Mathiensen terá reforço no quadro de profissionais, com mais dois médicos clínicos, um pediatra, um ginecologista, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de odontologia, dois recepcionistas e um servente.

Atualmente, a unidade conta com 11.844 pacientes cadastrados, sendo a referência para os moradores dos bairros Cidade Jardim, Vila Mathiensen, Jardim dos Lírios, Parque Novo Mundo, Jardim Nielsen Ville, Jardim das Flores, Jardim Primavera, Asta, Vila Vitória e Parque Universitário, desempenhando um papel fundamental na atenção primária à saúde.

A UBS registra um volume de produção expressivo. Entre março do ano passado e fevereiro deste ano, a unidade realizou 79.604 atendimentos e procedimentos, o que corresponde a uma média de aproximadamente 6.633 por mês.

A UBS Mathiensen é a terceira unidade de saúde do município a adotar o horário ampliado. A UBS Praia Azul já funciona das 7h30 às 20h30 desde novembro de 2023, enquanto a UBS São Vito implantou a medida em julho de 2024.

A UBS da Vila Mathiensen está localizada na Rua das Alfazemas, nº 316. O telefone é (19) 3405-4914


VEJA MAIS

0 Comentários

POSTS RECENTES

Páginas:«1234567...130»