A Polícia Militar (PM) inaugurou a Cabine Lilás do Comando de Policiamento do Interior (CPI-9) em Piracicaba, nesta quarta-feira (24). O projeto é destinado ao atendimento especializado e humanizado para mulheres em casos de violência doméstica em 52 municípios da região. O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, esteve na solenidade de inauguração.
O atendimento na Cabine Lilás é realizado exclusivamente por uma policial feminina. Durante uma semana, as agentes passam por treinamento na capital paulista, onde recebem instruções sobre direitos e redes de apoio às mulheres vítimas de agressão. A última turma foi formada no início deste mês.
Como funciona?
O serviço atende pelo número de emergência 190, da PM Na ligação, pode ser solicitado pelo atendente ou pela própria vítima, que é direcionada para uma sala reservada onde tem o tempo necessário para conversar, tirar dúvidas e receber informações sobre como se proteger naquele momento.
As vítimas passam a ter conhecimento sobre seus direitos e redes de apoio, como assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia, guarda dos filhos, abrigos disponíveis, auxílio-aluguel e atendimento à saúde. Além disso, aprendem a usar os serviços do aplicativo SP Mulher Segura, do Governo de São Paulo.
Uma das funcionalidades do app é o registro do boletim de ocorrência sem sair de casa. O sistema também conta com o botão do pânico para casos de descumprimento de medidas protetivas pelo agressor. O aplicativo ainda oferece orientações sobre como acionar viaturas policiais em situações de ameaça ou violência.