O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está em estado de alerta e necessita com urgência de doações de todos os tipos sanguíneos. A queda nos estoques pode colocar em risco o atendimento de pacientes em emergências, cirurgias e tratamentos contínuos.
O processo de doação é seguro, rápido e acompanhado por profissionais capacitados. Após o cadastro, o doador passa por triagem clínica e laboratorial que assegura a saúde de quem doa e a qualidade do sangue coletado.
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde e com peso acima de 50 quilos. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. No dia da doação, é necessário apresentar documento de identidade com foto. Gestantes, lactantes e pessoas que tenham feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses estão temporariamente impedidas de doar.
O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada pelo estacionamento da Rua Cuiabá, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os doadores são atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.
Critérios para doação:
– Estar em boas condições de saúde
– Não estar em jejum
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores
– Não fumar duas horas antes
– Pesar mais de 50 kg
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal)
– Dormir pelo menos seis horas na noite anterior
– Evitar alimentos gordurosos antes da doação
– Apresentar documento oficial com foto