A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inicia nesta quinta-feira (20) uma ação de manejo e controle de leucenas, plantas invasoras, às margens da Avenida Bandeirantes, com o objetivo de preservar o equilíbrio ecológico e proteger a biodiversidade local. O trabalho inicial consistirá na remoção das árvores e, posteriormente, na substituição por espécies nativas. Para a execução do serviço, o trânsito no local será parcialmente interditado durante o serviço, das 7h30 às 12h, com monitoramento da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), que planejou os desvios para a otimização do fluxo de veículos no local (veja abaixo).
O processo de manejo das espécies arbóreas invasoras no Sistema de Áreas Verdes faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Conservação dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado, do projeto de recomposição ambiental do Ribeirão Quilombo do Consórcio PCJ, (Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e está inserido no eixo de trabalho do projeto Reconecta, da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A secretária da pasta, Andréa Cristina Gonçales, ressaltou a importância da iniciativa para a preservação da biodiversidade da flora nativa. “As leucenas são plantas invasoras, que têm um crescimento rápido, e acabam sufocando e impedindo o desenvolvimento de outras árvores, prejudicando a biodiversidade da flora nativa. As árvores serão retiradas e haverá um plantio de mudas adequadas para o espaço”, explicou.
A supressão das leucenas ocorrerá na bacia hidrográfica do Ribeirão Quilombo, na Avenida Bandeirantes, e Córrego Santa Angélica, nas proximidades do Viaduto João Romano. O trabalho foi organizado após vistoria técnica operacional na área.
O projeto visa manejar as espécies invasoras, introduzindo espécies arbóreas nativas da flora regional de proteção ciliar aos cursos hídricos, com diversidade biológica superior a 80 espécies.
Interdições de trânsito
Para a execução dos serviços, a Utransv, organizou a interdição parcial da Avenida Bandeirantes e ruas próximas às áreas que receberão a ação de manejo e remoção das leucenas. O objetivo é preservar a segurança dos motoristas e cidadãos durante o serviço, garantindo o fluxo de veículos naquela região.
Durante a realização do serviço, haverá interdições de trânsito (das 7h30 às 12h), apenas no sentido centro/bairro, nos seguintes pontos:
– Avenida Bandeirantes x Rua Sergipe
– Avenida Bandeirantes x Rua Bahia
– Rua Sergipe x Rua Piauí
Os veículos que desejarem acessar a região do bairro Chácara Machadinho podem utilizar como rotas alternativas a Avenida Abdo Najar, fazendo o retorno e entrando no Viaduto Prefeito João Batista de Oliveira Romano, ou a Rua Sergipe, indo até a Avenida Nossa Senhora de Fátima e entrando pelo Werner Plaas.
“As interdições foram planejadas para o feriado, quando o fluxo de veículos é menor. A medida também preserva a segurança dos funcionários que irão trabalhar no local e orienta os motoristas para os desvios no trânsito”, disse o secretário adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo.