Apae Americana promove a V Feira Cultuarte com o tema “Brasil: Um povo e sua cultura”


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Americana convida a imprensa e toda a comunidade a prestigiar a V Feira Cultuarte, que neste ano tem como tema “Brasil: Um povo e sua cultura”. O evento acontecerá de 06 a 08 de outubro de 2025, na sede da APAE, localizada na Rua Abrahim Abraham, 97 – Parque Residencial Nardini, Americana/SP.

A exposição é o resultado de um projeto pedagógico desenvolvido ao longo dos meses de maio a setembro, que envolveu os alunos do Ensino Fundamental I com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de seus familiares. A proposta é proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla e significativa das cinco regiões do Brasil, explorando suas culturas, tradições, climas, recursos naturais e a importância de cada uma no contexto nacional.

Durante a feira, os visitantes poderão conferir uma grande variedade de produções artísticas e culturais criadas pelos alunos, como maquetes, esculturas, pinturas, brinquedos interativos, releituras de obras de artistas consagrados, fotografias, experimentos e lembranças temáticas. A iniciativa também busca destacar a diversidade cultural brasileira e promover a valorização das diferenças, o respeito e a inclusão.

“Mais do que um projeto escolar, a Feira Cultuarte é um espaço de troca e aprendizado mútuo. Nossos alunos se conectam com a história e as tradições do país, ao mesmo tempo em que expressam sua criatividade e potencial por meio da arte”, destaca a equipe pedagógica da APAE Americana.

Cada turma ficou responsável por apresentar aspectos culturais de uma das regiões do Brasil, explorando temas como gastronomia, festas populares, biomas, patrimônios históricos, influências artísticas e folclore. As obras foram produzidas com materiais variados — como tintas, papéis, elementos naturais e embalagens reutilizáveis — transformando itens comuns em verdadeiras obras de arte.

A abertura oficial da exposição aconteceu no dia 03 de outubro com a organização dos espaços e apresentações internas. Agora, a APAE convida toda a população e veículos de comunicação a participarem e ajudarem na divulgação dessa ação que celebra a arte, a cultura, a diversidade e a inclusão.

 Serviço:

V Feira Cultuarte – “Brasil: Um povo e sua cultura”

 De 06 a 08 de outubro de 2025

 APAE Americana – Rua Abrahim Abraham, 97 – Parque Res. Nardini, Americana/SP

Entrada gratuita


Facebook

Publicado em: 6 de outubro de 2025 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br