Ano letivo começa em Americana


Mais de 6,7 mil alunos, além dos professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Americana, começaram o ano letivo de 2023 nesta segunda-feira (06) com uma novidade na sala de aula: a adoção de sete mil kits de Sistema Integrado de Ensino, um novo material didático com disciplinas curriculares integradas. O prefeito Chico Sardelli, o vice-prefeito Odir Demarchi, o secretário de Educação Vinicius Ghizini e a secretária adjunta de Educação, Evelene Ponce Medina, acompanharam o primeiro dia de aulas no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Prof. Octavio Cesar Borghi, no bairro Cidade Jardim.

Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental receberam material didático com quatro livros integrados, sendo um por bimestre, contendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, além de um livro anual de Arte; um livro da família para atividades pedagógicas simples e prazerosas a serem realizadas com o apoio dos familiares; e uma agenda escolar. Os estudantes do primeiro ano ainda vão utilizar um livro impresso destinado à compreensão leitora, com textos de diversos gêneros e exercícios de compreensão.

Já estudantes do 6º ao 9º ano terão aulas com o apoio de quatro livros didáticos (um para cada bimestre) integrando os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa e Arte. Os professores contarão com os Livros do Professor adequados aos anos em que atuam. Os gestores vão utilizar Cadernos de Orientação do Pedagogo/Diretor para o acompanhamento das atividades pedagógicas.

A entrega do novo material vai facilitar o cotidiano escolar. “Estou muito feliz em participar desse momento tão importante que é a volta às aulas. Em 2023, o retorno está ainda mais especial para o Ensino Fundamental de toda a rede, porque agora nossas crianças contam com apostilas novas, coloridas, de alta qualidade, o que torna o ensino ainda melhor”, declarou o prefeito Chico. A pedido dos alunos, ele e Odir autografaram as novas agendas.

“É um momento muito importante para o Chico, para mim e para a educação de Americana, e estou muito feliz em ver nossas escolas mais uma vez cheias de alunos e de vida”, disse Odir.

O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, lembrou que o material adotado pelo município segue as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Paulista e demais referenciais normatizados pelo Ministério da Educação (MEC). “Há anos a Educação em Americana aguardava por um sistema de ensino tão completo e de qualidade e agora, na administração Chico e Odir, foi possível fazer este investimento em apostilas novas e de alta qualidade pedagógica – o que com certeza será revertido em ainda mais qualidade no ensino”, argumentou.

Além dos livros, o sistema de ensino compreende uma plataforma digital de aprendizagem, disponibilizada por meio de portal educacional e de aplicativo para dispositivos móveis como celulares e tablets, permitindo a articulação de informações e atividades juntamente com o material didático, dando suporte para a pesquisa, produção e formação de docentes e discentes.

Fonte e imagem: Assessoria de imprensa


Facebook

Publicado em: 6 de fevereiro de 2023 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br