Americana é alvo de operação da Polícia Federal


A Polícia Federal (PF) realiza hoje (26) a “Operação Cadeia Alimentar II” que apura um esquema de fraudes na compra de merenda escolar em prefeituras do estado São Paulo. A operação investiga irregularidades em ao menos 27 municípios entre eles Americana, Campinas, Sumaré, Paulínia, entre outros. De acordo com o site da PF, os policiais cumprem 57 mandados de busca e 27 mandados de prisão temporária. A PF emitiu a seguinte nota:

A Polícia Federal deflagrou hoje (26/11) a Operação Cadeia Alimentar II, para apurar irregularidades em procedimentos licitatórios e desvio de verbas relacionados à compra de merenda escolar de aproximadamente 50 municípios do Estado de São Paulo/SP.

Policiais federais deram cumprimento a 57 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão temporária, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Ribeirão Preto/SP.

As medidas executadas hoje visam coletar elementos que complementem as informações obtidas em colaboração premiada formalizada por dois investigados junto a Polícia Federal e Ministério Público Federal, após terem sido alvos na primeira fase da investigação (Operação Cadeia Alimentar – maio/2018).

Entre os alvos da operação estão empresários, lobistas, servidores e ex-servidores públicos, uma Vereadora, ex-Prefeitos, Secretários e ex-Secretários de Governo. Os mandados de buscas estão endereçados à residências, empresas, três prefeituras e uma Câmara dos Vereadores.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crime de organização criminosa (art. 2 da lei 12850/13), fraude à licitações (art. 90 da lei 8666/93), falsidade ideológica, corrupção ativa, prevaricação e corrupção passiva (artigos 299, 317, 319 e 333 do Código Penal) cujas penas, somadas, podem chegar a 28 anos de prisão.

Em breve outras informações.

O secretário de negócios jurídicos da prefeitura de Americana, Alex Niuri, foi preso durante a operação. A informação foi confirmada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que acompanhou a detenção. Ele foi encaminhado para a delegacia da PF, em Piracicaba. A assessoria de imprensa da prefeitura ainda não comentou sobre o caso.

No começo da tarde, foram confirmadas as prisões do secretário de Governo, Dirineu Soares de Barros Junior, o Juninho Barros, além de uma servidora municipal. A defesa dos secretários emitiu a seguinte nota:

Com relação aos secretários Dirineu Soares de Barros Júnior e Alex Niuri, a defesa esclarece que estes sempre estiveram ao dispor das autoridades para prestar qualquer tipo de esclarecimento, eis que não existem irregularidades nos contratos de merenda e de quaisquer outros firmados com a prefeitura de Americana. Ambos são servidores de reputação ilibada, sem qualquer envolvimento em malversações ou atos ilegais. A defesa está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis para reparar a injusta e desnecessária prisão temporária e demonstrará a completa inocência de ambos.
Com relação à servidora envolvida, trata-se de funcionária subalterna e não possui nenhum envolvimento com práticas ilegais.


Facebook

Publicado em: 26 de novembro de 2019 Autor: keller stocco Categoria: AS BALAS DA POLICIA

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br