A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, abre a Temporada Oficial de 2026 com um concerto especial marcado para o dia 5 de março (quinta-feira), às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. Os ingressos são gratuitos e solidários, mediante a troca por 1 pacote de arroz ou de feijão destinado a famílias atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
A agenda contará com a participação do grupo Choro de Resistência, em um diálogo entre a música de concerto e a música popular brasileira. O programa foi elaborado para conduzir o público por uma jornada sonora que começa na introspecção e culmina na exaltação da brasilidade.
“Com alegria anunciamos a nova temporada da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz. A Orquestra que muito nos orgulha, por representar Americana com qualidade e maestria, está de volta ao palco do Teatro Municipal para um encontro entre o erudito e o choro”, celebra o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
O primeiro concerto do ano, sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz, será dedicado à memória do músico Pedro César Zoppi, percussionista da Sinfônica falecido em janeiro.
O Programa
A noite terá início com o Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A peça tem caráter melancólico e profundo e promete emocionar a plateia, servindo como uma despedida musical à altura do legado de Zoppi.
Em seguida, a orquestra recebe o grupo Choro de Resistência para a execução da Suíte Retratos, de Radamés Gnattali (1906-1988). A obra é uma coleção de peças dedicadas a Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga, com uma roupagem erudita, estruturada como um concerto para quarteto de choro e orquestra de cordas.
A peça executada em dezembro na Praça Comendador Müller, durante a programação EnCantos e Luzes de Natal 2025, foi escolhida para permitir que o público aprecie suas sutilezas acústicas no ambiente ideal do Teatro Municipal e para relembrar o último encontro musical da orquestra com o homenageado.
O grupo Choro de Resistência é formado por Rui Kleiner (bandolim), Alexandre Wuensche (violão de 7 cordas), Tiago Veltrone (cavaquinho) e Keila Yonashiro (pandeiro).
A segunda parte do concerto explora o olhar de compositores estrangeiros sobre o Brasil. Um dos destaques da noite será a execução da Abertura da Ópera Isaura, de Ernst Mahle (1929-2025). Nascido na Alemanha, Mahle completou esta ópera em 2020, baseada no romance “A Escrava Isaura”. A Orquestra Municipal vai realizar a versão orquestral de estreia desta abertura, revelando como o compositor utilizou materiais temáticos do choro para criar contrastes dramáticos.
Fechando a noite, será apresentado Le Boeuf sur le Toit (“O Boi no Telhado”), do francês Darius Milhaud (1892-1974). Composta em 1919 após a estadia de Milhaud no Rio de Janeiro, a obra é um rondó que compila diversos temas da música popular da época, incluindo o famoso “Corta-jaca” de Chiquinha Gonzaga.
“Penso em abrir essa temporada conectando a memória e a celebração. O Prelúdio de Villa-Lobos nos permite homenagear nosso querido Pedro César Zoppi com a dignidade que ele merece. Ao mesmo tempo, trazemos a Suíte Retratos para o teatro, onde ela poderá ser desvelada em seus detalhes mais sutis, lembrando nosso último encontro com Zoppi. Além disso, teremos a honra de fazer uma provável estreia orquestral da obra de Ernst Mahle. Será um programa deslumbrante, que une a técnica sinfônica ao balanço da nossa música popular”, comenta o maestro e diretor artístico Álvaro Peterlevitz.
A realização é da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O Teatro Municipal Lulu Benencase fica na Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol.
Serviço
Concerto de Abertura da Temporada 2026 – Orquestra Sinfônica Municipal de Americana
Regência: Álvaro Peterlevitz
Convidados: Grupo Choro de Resistência
Data: 5 de março de 2026 (Quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase
Ingressos: Solidários, com troca antecipada ou na hora mediante a entrega de 1 pacote de arroz ou de feijão. Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro ou no site ingressodigital.com.