Americana contabiliza saldo positivo de 1.670 empregos formais em 2025, no período de janeiro a outubro. Os dados consideram a edição mais recente do relatório do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado nesta quinta-feira (27). No total, foram registradas 40.640 contratações e 38.970 desligamentos no município desde o início do ano.
“O número de empregos este ano é bastante positivo e demonstra que os empreendedores não deixaram de contratar”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.
Enquanto algumas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) tiveram resultado negativo em outubro, Americana manteve desempenho favorável e fechou o mês com saldo de 79 vagas.
Com esse desempenho no mês passado, Americana se posiciona como o município que mais gerou empregos na microrregião, considerando Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, e como a sexta cidade com melhor saldo entre as 20 que compõem a RMC.
O secretário municipal reforça que políticas públicas voltadas à atração de empresas, ao apoio aos negócios instalados e à qualificação profissional têm contribuído para os resultados. Entre as ações, estão a desburocratização de processos de aprovação de projetos e de abertura de empresas, além da oferta de programas de capacitação para geração de emprego e renda.