Os radares instalados, na SP-304, entre Americana e Piracicaba, além de outras estradas da região, não terão a tecnologia doppler, o chamado “anti-migué”, que identifica motoristas que reduzem a velocidade ao passar pelo ponto de fiscalização, mas que voltam a acelerar em seguida, informou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP).
“Os equipamentos em processo de implantação nas rodovias sob administração do DER-SP incluem dois tipos de tecnologia: o radar Fixo-Redutor e o radar Fixo-Controlador. O modelo Fixo-Redutor será utilizado principalmente em áreas com maior adensamento urbano, com significativa presença de pedestres e ciclistas. Esse tipo de radar conta com um display que exibe a velocidade dos veículos no momento da passagem. Já o radar Fixo-Controlador será utilizado em trechos rurais, onde os limites de velocidade são mais elevados, e não possui display. Ambos operam com tecnologia de laço indutivo, instalada de forma fixa sob o pavimento da via, e não utilizam o sistema Doppler (modelo popularmente conhecido como radar “anti-migué”), informou a nota.
O equipamento instalado na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), no km 167,500 em ambos os sentidos, em Piracicaba, começou a multar nesta terça-feira (30). A velocidade máxima permitida é de 70 km/h.
Haverá outros 15 pontos de fiscalização, na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Do km 121 ao 137, a velocidade máxima permitida será de 80 km/h. Já no km 143, o limite é 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para os demais.
O DER ainda informou que os radades devem entrar em funcionamento até o fim de outubro, porém a data ainda não foi definida.