SP mantém gabinete de crise para ações de combate a incêndios


O Governo de São Paulo dá continuidade no início desta semana aos trabalhos do gabinete de crise e do posto avançado em Ribeirão Preto para coordenar as ações de combate às queimadas que atingem o interior do estado. No final da noite deste domingo (25), o número de cidades com focos ativos de incêndio baixou para dois (veja lista abaixo). No total, 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas, segundo dados de monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil. Todas as rodovias paulistas que estavam interditadas devido à fumaça que atrapalhava a visibilidade também foram liberadas.

O gabinete reúne técnicos da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), além de efetivo das Forças Armadas, da Fundação Florestal, DER, Defesas Civis Municipais e brigadistas voluntários. No total, 15.335 pessoas estão envolvidas nos trabalhos de combate às chamas e orientação.

O governo federal, por meio das Forças Armadas, enviou sete aeronaves, incluindo um KC-390, para ajudar no combate às queimadas. Também estão em operação outras dez aeronaves da Polícia Militar, além de 614 viaturas do Corpo de Bombeiros e 1.936 caminhões-pipa, entre mais de 3 mil veículos empregados na operação, contando equipamentos do estado e fornecidos por empresas da região.

Incêndios criminosos

A Polícia Civil está mobilizada para investigar todas as ocorrências de incêndio criminoso no estado, especialmente as que ocorrem nas regiões afetadas pelas queimadas. Já foram efetuadas duas prisões.

Na manhã deste domingo (25), um homem de 42 anos foi denunciado por moradores após atear fogo em uma área de mata no bairro Central Park, em Batatais, na região de Franca. Equipe do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I) chegou ao local quando as chamas já estavam alastradas e capturaram o criminoso, que havia tentado fugir. O homem tem passagens por roubo, furto, homicídio e posse de droga.

Em São José do Rio Preto, um idoso de 76 anos foi detido após atear fogo em lixo, em uma área de mata no Jardim Maracanã, na manhã deste sábado (24). O caso foi registrado no plantão da Delegacia Seccional da cidade. Outro caso investigado no município é o de um motociclista que teria ateado fogo em uma área de mata. Apesar do caso não ter sido registrado oficialmente, a Polícia Civil teve acesso a imagens divulgadas nas redes sociais e realiza diligências para identificar o autor.

Ajuda humanitária

Neste domingo, a Defesa Civil e o Fundo Social do Estado enviaram ajuda humanitária para a cidade de Pradópolis, localizada na região de Ribeirão Preto. Os caminhões levarão 100 colchões, 200 cestas básicas e 14 paletes de água para 270 famílias que tiveram que deixar suas moradias por conta das queimadas que estão atingindo a região.

Plano emergencial na área da Saúde

Durante coletiva de imprensa no posto avançado instalado em Ribeirão Preto neste domingo, o governador Tarcísio de Freitas anunciou plano emergencial na área da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento das unidades de saúde naquela região, uma das áreas mais críticas no estado.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP), o pacote de ações apresentado aos 26 municípios da região prevê a ampliação dos serviços de telemedicina, com médicos do HC que ficarão disponíveis 24 horas por dia para orientar as equipes de saúde e encaminhar os casos mais graves para hospitais de referência.

Para ampliar a capacidade de atendimento nas emergências serão utilizadas poltronas e leitos de observação para cuidados rápidos e efetivos. Populações mais vulneráveis, de rua e de habitações precárias vão receber kits de higiene com máscara e água potável. Pontos de hidratação também serão criados em locais estratégicos na região

Outra frente definida em reunião com representantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto prevê uma série de medidas para unidades básicas de saúde e de pronto-atendimento e de hospitais para garantir o fornecimento adequado de energia, água e dados, inclusive com a utilização de carros-pipa em áreas que estiverem com o abastecimento comprometido. Haverá, também, a instalação de climatizadores e umidificadores em salas de espera e enfermarias, para assegurar um ambiente seguro para pacientes e profissionais da saúde.

 


Facebook

Publicado em: 26 de agosto de 2024 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br