Agosto Lilás: PM deflagra operação “Shamar”


O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha “Agosto Lilás”, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Já na área do 19º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) de Americana será deflagrada “Operação Shamar”, onde as mulheres, vítimas de violência doméstica, estarão recebendo visitas solidárias feitas por policiais militares, com o intuito de levar orientações quanto às medidas a serem tomadas nos casos de violência.

“É inadmissível qualquer tipo de violência contra a mulher, a Polícia Militar estará com força total para prevenir estas condutas intoleráveis, bem como prender os covardes que tentarem tal ofensa.”, definiu o tenente-coronel Adriano Daniel, comandante do 19º BPM/I.

Aplicativo

O aplicativo SOS Mulher possibilita que mulheres com medidas protetivas concedidas pelo Tribunal da Justiça de São Paulo possam pedir socorro quando estiverem em situação de risco. Por ele, as vítimas solicitam ajuda apertando apenas um botão no celular e a viatura da Polícia Militar mais próxima é enviada rapidamente para o local onde foi emitido o sinal.

O acesso ao socorro pelo aplicativo se dá em três passos simples. Primeiro, é necessário ter medida protetiva concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo; com a medida válida, é só instalar a ferramenta disponível para download para IOS e Android e depois realizar cadastro dos dados pessoais.

Funcionamento

Os usuários cadastrados podem pedir ajuda sempre que estiverem em perigo. Para isso, é preciso apertar o botão disponível na ferramenta por cinco segundos. Automaticamente é gerada uma ocorrência de risco à integridade física pelos Centros de Operações da Polícia Militar (Copom) em todo o Estado.

Após a chegada da equipe policial, é essencial que o usuário apresente a decisão do juiz, comprovando o descumprimento da medida protetiva e as providências decorrentes.


Facebook

Publicado em: 22 de agosto de 2023 Autor: keller stocco Categoria: AS BALAS DA POLICIA

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br