A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana prendeu, nesta terça-feira (16), em Santa Bárbara d’Oeste, um engenheiro civil, de 37 anos, morador em Americana, suspeito de ter aplicado o “golpe da bolsa de valores” em ao menos 20 pessoas nos estados de São Paulo e Mato Grosso. Os policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva por estelionato expedido pela justiça do MT. De acordo com a Polícia Civil (PC), o prejuízo pode chegar a R$ 3 milhões.
Uma das vítimas, informou através de um Boletim de Ocorrência (BO), que o homem dizia que trabalhava com day trade, uma espécie de operação de compra e venda de ativos ou derivativos realizada em um único dia na bolsa de valores. O objetivo era lucrar com as flutuações de preços desses ativos. A promessa do engenheiro, era 60% do rendimento mensal para o investidor (vítima) e 40%, para ele.
Após a prisão do investigado, o delegado da DIG, Lúcio Antônio Petrocelli, informou que os policiais cumpriram a determinação da justiça do MT. Em Americana, um inquérito policial já foi instaurado para apurar o possível golpe. “Ele nega a fraude, e disse que era um investidor da bolsa de valores e alertava as pessoas sobre possíveis ganhos ou perdas. Questionado sobre a devolução dos valores, ele alegou que no momento não tem o dinheiro”, definiu o delegado.
O engenheiro já foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana.