Prefeitura divulga material informativo sobre segurança nas escolas de Americana


A Prefeitura de Americana iniciou, nesta segunda-feira (17), a distribuição de 15 mil folhetos informativos sobre o Núcleo de Segurança Escolar – conjunto de ações para reforçar e ampliar a segurança nas escolas municipais. O material produzido pela Secom (Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação) é destinado a pais e familiares dos alunos e será distribuído nas escolas pela Secretaria de Educação.

O pacote de ações denominado Núcleo de Segurança Escolar foi anunciado semana passada pelo prefeito Chico Sardelli, e inclui a ampliação do patrulhamento escolar feito pela Gama, a implantação do Botão do Pânico, tecnologia que permite o acionamento imediato da Guarda em caso de emergência – cujo funcionamento foi iniciado nesta segunda -, o treinamento de educadores para atuarem em situações extremas, a convocação de psicólogos via concurso público para atuarem na prevenção de casos de violência nas escolas, além do Programa Escola Segura, que prevê o videomonitoramento em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação, com a instalação de 933 câmeras (em fase de licitação).

“Preparamos este material com o objetivo de tranquilizar as famílias ao demonstrar todas as ações tomadas pela Administração Municipal para promover mais segurança nas escolas. O prefeito Chico Sardelli foi ágil em responder ao anseio da sociedade por maior sensação de segurança e, de nossa parte, coube a produção do informativo, que também apresenta dicas simples para que os pais se aproximem dos alunos e, assim, contribuam com a segurança nas escolas de Americana”, declarou o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão.

O resultado do novo patrulhamento escolar pode ser sentido entre a comunidade escolar, como detalhou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini. “A medida anunciada pelo prefeito Chico Sardelli e colocada em prática no mesmo dia tem surtido o efeito desejado: os familiares estão mais próximos da direção das escolas, o diálogo se ampliou, a sensação de segurança também e a Gama tem participação decisiva neste resultado”, destacou.

Desde o anúncio de novas medidas de segurança, a Gama passou a ter contato direto com diretores das escolas por meio de um grupo de Whatsapp, criado para promover a aproximação entre a corporação e a Educação, através do acompanhamento do cotidiano escolar.

“Essa proximidade é um diferencial para o trabalho da corporação, que agora conta com o olhar atento da comunidade escolar e a colaboração de pais, vizinhos e demais pessoas interessadas no bem-estar dos alunos. Temos trabalhado muito e nosso objetivo é um só: assegurar que as crianças frequentem as aulas com tranquilidade”, garantiu o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.

Além da ampliação do patrulhamento escolar, com visitas dos guardas nas escolas, a Gama capacitou profissionais da Educação sobre o uso do Botão do Pânico e para agir em caso de situações extremas. Os patrulheiros também passaram por treinamento de ocorrências de invasão a escolas, com reconhecimento do espaço escolar, durante o período noturno, para não interferir no período de aulas.


Facebook

Publicado em: 18 de abril de 2023 Autor: keller stocco Categoria: AS BALAS DA POLICIA

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br