Após quase 20 horas, terminou no começo da tarde desta terça – feira (12), a rebelião na Penitenciária 2 de Hortolândia (SP).
Na tarde desta segunda – feira (11), os detentos dominaram 3 agentes penitenciários no instante que eles seriam trancados nas celas. Na gÃria carcerária com isso a “cadeia virou”, ou seja detentos ficaram amotinados.
Ainda na noite desta segunda – feira, iniciou a negociação com o GIR (Grupo de Intervenção Rápida), da Secretaria de Administração Penitenciária. A superlotação do presidio seria uma das causas do motim, já que a unidade tem capacidade para 855, mas até o fim de semana passada, eram 1897 encarcerados.
Nesta manhã de terça – feira, um dos reféns foi libertado, e já no inicio da tarde, os rebelados resolveram libertaram os outros dois agentes penitenciários em troca de alimentação, eles não ficaram feridos.Uma das reivindicações é a mudança no comando da penitenciária.
O presidente do SIFUSPESP (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo), João Rinaldo Machado, esteve acompanhando as negociações e postou o vÃdeo após o fim da rebelião.