A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e da Secretaria de Saúde, segue oferecendo serviços gratuitos às mulheres nesta quinta-feira (11), das 8h às 17h, no entorno do Ônibus SP Por Todas, que está estacionado na Praça Comendador Müller, no Centro. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, dentro do projeto itinerante Circuito Sertanejo – Sem Violência.

A ação, que começou nesta quarta (10), reúne assistentes sociais, psicólogos e agentes de saúde, além de profissionais da Faculdade de Americana (FAM), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Municipal de Americana (Gama).

A unidade móvel do programa Ônibus SP Por Todas foi pleiteada ao Governo do Estado pelo prefeito Chico Sardelli, para viabilizar um atendimento especializado, ágil e descentralizado às mulheres.

Americana foi contemplada para receber o projeto itinerante por fazer parte do “Circuito Sertanejo”, em função de sediar a Festa do Peão.

“Essa parceria com o Governo do Estado traz um reforço fundamental para as nossas ações preventivas, cuidando das mulheres com acolhimento e agilidade. Nossas equipes estão de prontidão oferecendo exames rápidos e orientações essenciais que promovem mais qualidade de vida, bem-estar e autonomia para as mulheres de Americana”, reforçou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Os serviços oferecidos no entorno do ônibus são:

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

– Orientações dos profissionais dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

– Serviços socioassistenciais

– Distribuição de material informativo sobre campanhas e programas sociais

– Distribuição de pipoca

– Cama elástica para crianças

Secretaria de Saúde

– Aferição de pressão

– Avaliação do índice glicêmico

– Orientações sobre planejamento familiar

– Auriculoterapia

– Informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

– Distribuição de material informativo

Feira Criativa

– Exposição e venda de produtos de confeitaria artesanais

FAM (Faculdade de Americana)

– Quick massage

– Orientações sobre direitos da mulher

– Informações sobre vestibular/clínicas

– Aula de alongamento (período da tarde)

– Estética

OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

– Orientação jurídica

Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)

– Divulgação de cursos

DDM – Delegacia da Mulher

– Atendimento/orientações

IDMAS – Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais

– Prevenção e enfrentamento da violência

Família Acolhedora

– Orientações sobre o programa


VEJA MAIS

Uma carga de 3,3 toneladas de maconha foi apreendida pelo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar Rodoviária (PMR) após uma fiscalização, na manhã desta quarta-feira (10), na Rodovia Presidente Castello Branco, em Itatinga. Dois homens foram presos.

 No quilômetro 208 da estrada, os policiais interceptaram uma carreta e, durante averiguação, foram encontrados milhares de tijolos da droga escondidos embaixo de paletes. 

Dois ocupantes do veículo foram encaminhados para o Plantão Policial (PP) de Botucatu e a autoridade policial determinou o flagrante por tráfico de entorpecentes.


VEJA MAIS

A Polícia Civil (PC), através da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), deflagrou nesta quarta-feira (10) a operação “Tentáculo”, com o objetivo de desarticular organização criminosa que atua tráfico de drogas em condomínios na região da Praia Azul, em Americana. Quatro homens foram presos.

Após a identificação dos envolvidos, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão temporária no Condomínio Vida Nova 2.

Durante a ação com o apoio do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar (PM) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), os policiais detiveram os homens e foram apreendidas 165 porções de drogas, entre cocaína, crack e dry, além de quatro celulares e outros objetos.

O grupo foi encaminhado para a sede da Dise e o delegado Fernando Fincatti Periolo determinou o flagrante.


VEJA MAIS

A Secretaria de Educação de Americana está com 35 vagas de estágio abertas, sendo 25 para estudantes de Pedagogia e 10 para a área administrativa. Os interessados devem comparecer ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), localizado à Rua Anhanguera, nº 40, na sede do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 O interessado deve cursar Pedagogia, Administração, Gestão Empresarial ou Gestão de Recursos Humanos. As oportunidades são para estudantes do Ensino Superior, no período noturno, em função do horário de funcionamento das escolas da rede municipal.

 Os estagiários vão atuar nas unidades por 30 horas semanais, reforçando as equipes pedagógicas. Os selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.008,96, além de R$ 126,12 de auxílio-transporte.


VEJA MAIS

A Polícia Civil (PC) prendeu um comerciante, de 22 anos, por furto de energia elétrica no Jardim dos Lírios, em Americana, nesta terça-feira (9).

Policiais da Central de Polícia Judiciácia (CPJ) e técnicos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) deflagraram uma operação com o objetivo de combater fraudes em vários estabelecimentos comerciais,

Em uma adega, na Rua das Violetas, com o auxílio da Polícia Científica, foi constatado o delito. O proprietário foi encaminhado para a CPJ e a autoridade policial determinou o flagrante.


VEJA MAIS

Americana recebe no próximo dia 27, a 15ª edição da Feira da Empregabilidade, um dos principais eventos gratuitos voltados à geração de oportunidades profissionais na região. A iniciativa será realizada no Dom Bosco Americana, reunindo empresas, profissionais de Recursos Humanos, instituições de ensino e entidades parceiras para aproximar candidatos das oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.

Com expectativa de receber milhares de visitantes ao longo do dia, o evento é destinado a profissionais em busca do primeiro emprego, recolocação profissional, estágio, jovem aprendiz e novas oportunidades de carreira. A participação é gratuita para os candidatos.

A feira promoverá o contato direto entre empresas contratantes e profissionais, facilitando processos seletivos, recebimento de currículos, entrevistas, orientações profissionais e encaminhamento para vagas em diversos segmentos da economia. Os participantes terão acesso a recrutadores, gestores de RH e especialistas preparados para compartilhar informações sobre mercado de trabalho, desenvolvimento profissional e empregabilidade.

A edição contará com milhares de oportunidades disponibilizadas por empresas da região, contemplando diferentes perfis profissionais e níveis de experiência. Além das vagas, os visitantes poderão receber orientações sobre carreira, suporte especializado de Recursos Humanos e serviços gratuitos voltados ao fortalecimento da empregabilidade.

Entre os diferenciais do evento está a disponibilização gratuita de impressão e cópia de currículos, permitindo que os candidatos participem dos processos seletivos com mais preparo e praticidade.

No espaço do Vagas019, os visitantes poderão receber atendimento para cadastro de currículos, orientações sobre oportunidades profissionais e encaminhamento para vagas divulgadas na plataforma. Também será possível integrar o currículo ao banco de talentos utilizado por centenas de empresas da Região Metropolitana de Campinas e região 019.

Entre as empresas e instituições já confirmadas estão TGRH, Vagas019, Dom Bosco, UNISAL, A Executiva, AGILBAG, Assaí Atacadista, Atacadão, Auto Viação Ouro Verde, Cataby, CIEE, Consul UP, Crema Supermercados, C-Steel, Expert Consultoria RH, Flex, GForce, GWM, Higa Atacado, Jolitex, Magsac Embalagens, Malhas Teda, McDonald’s, MM Americanense, Mundo Industrial, New Max Industrial, PAT Americana, People RH, Pizzaria Edwiges, Protdesc, Rede Class Hotéis, Renovatex, Rodonaves, Romi, Santista, Supermercado Davita, Texpak, Trevilub, VianaRH, VRH Consultoria e Zaraplast.

Além de conectar candidatos e empresas, a Feira da Empregabilidade busca estimular a qualificação profissional, a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico regional, fortalecendo o relacionamento entre talentos e organizações que buscam novos profissionais.

A organização recomenda que os participantes compareçam com currículo atualizado e documento pessoal para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas durante o evento.

SERVIÇO

Evento: 15ª Feira da Empregabilidade

Data: 27 de junho de 2026

Horário: das 9h às 15h

Local: Dom Bosco Americana

Endereço: Rua Dom Bosco, 100 – Vila Santa Catarina – Americana/SP

Entrada: Gratuita

Participação de empresas: Gratuita, mediante disponibilidade e alinhamento com a organização

Realização

* Geraldo Biaggi

* Célio Soares TGRH

* Vagas019

Apoio

* UNISAL Americana

* Dom Bosco Salesiano Americana

* Prefeitura Municipal de Americana

* PAT Americana

* Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana

Mais informações

https://vagas019.com.br/15a-edicao-da-feira-da-empregabilidade/


VEJA MAIS

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza nesta sexta-feira (12) uma ação especial em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Durante a manhã, os voluntários que comparecerem à unidade para doar sangue serão recebidos com um café da manhã preparado como forma de reconhecimento ao gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas todos os dias.

A unidade de saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada pelo estacionamento da Rua Cuiabá, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os doadores são atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

A iniciativa tem como objetivo homenagear os doadores, que dedicam parte do seu tempo para ajudar o próximo, e reforçar a importância da doação regular para a manutenção dos estoques de sangue, fundamentais para o atendimento de pacientes internados, vítimas de acidentes, pessoas em tratamento de doenças e pacientes submetidos a cirurgias. A data também busca reconhecer a relevância desse ato solidário e incentivar cada vez mais pessoas a contribuírem para a assistência aos pacientes que dependem desse recurso essencial.

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos — desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos — e pesar mais de 50 quilos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.


VEJA MAIS

09

jun

2026

Leleco morre aos 85 anos

Postado por: keller stocco

O representante comercial aposentado Vanderlei Pinto Sério, de 85 anos, o Leleco, morreu nesta terça-feira (9), em Americana.

De acordo com informações de familiares, ele sofreu um infarto em sua residência e não resistiu.

Leleco era muito conhecido e querido. Foi esportista e trabalhou durante muitos anos na Covolan Têxtil, em Santa Bárbara d’Oeste.

Ele deixa a esposa Geisa, os filhos Wagner (in memoriam) e Gisele, além de três netas e bisneto.

O horário do velório ainda não foi definido.

 

 


VEJA MAIS

09

jun

2026

Americana registrou redução nos principais indicadores criminais no primeiro quadrimestre de 2026. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) mostram queda nos índices de homicídios, roubos de veículos e furtos em comparação com o mesmo período de 2025.

 “A segurança pública é uma das prioridades da nossa administração e esses resultados demonstram que o trabalho integrado entre a Guarda Municipal, as forças policiais e os investimentos em tecnologia estão trazendo benefícios concretos para a população. Continuaremos avançando com ações de prevenção, inteligência e monitoramento para tornar Americana cada vez mais segura para as famílias”, destacou o prefeito Chico Sardelli.

 O destaque é a redução dos homicídios dolosos, que passaram de três ocorrências entre janeiro e abril de 2025 para um caso no mesmo período de 2026, representando queda de 66,7%.

 Os crimes contra o patrimônio também apresentaram redução significativa. Os roubos de veículos caíram de 20 para 11 registros, uma diminuição de 45%. Já os furtos de veículos passaram de 204 para 202 ocorrências, mantendo-se em um dos menores patamares dos últimos anos.

 Outro indicador importante foi a redução dos furtos em geral, categoria que engloba diversas modalidades, incluindo aparelhos celulares. O número de ocorrências caiu de 731 para 621 registros, redução de aproximadamente 15%.

 Os resultados reforçam as ações integradas entre a Guarda Municipal de Americana (Gama) e as demais forças de segurança, aliadas aos investimentos realizados pelo município em tecnologia e inteligência.

 Entre os principais recursos utilizados está a Muralha Digital de Americana, operada por meio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), que realiza monitoramento 24 horas por dia, leitura automática de placas de veículos, compartilhamento de informações entre as forças policiais e apoio estratégico às operações de campo.

 Além dos números positivos registrados no primeiro quadrimestre de 2026, Americana também alcançou, em 2025, o menor índice de roubos e furtos de veículos desde o início da série histórica da SSP-SP, em 2001. Foram registrados 45 roubos de veículos e 564 furtos de veículos ao longo do ano, os menores números dos últimos 24 anos.

 “Os resultados demonstram que os investimentos realizados pela gestão Chico Sardelli e Odir Demarchi, aliados ao trabalho integrado das forças de segurança, vêm produzindo efeitos concretos. A redução é observada em indicadores importantes, como os roubos, os furtos de veículos e os homicídios. Seguiremos investindo em prevenção, tecnologia e presença operacional para manter essa tendência de queda da criminalidade”, avaliou o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.

 Muralha Americana e efetivo ampliado

 Em abril deste ano, o prefeito Chico Sardelli anunciou o programa “Muralha Americana”, que irá ampliar o videomonitoramento interno do município, possibilitando a instalação de equipamentos modernos pela administração pública, com função de monitoramento veicular, patrimonial e reconhecimento facial nas vias e prédios públicos do município de Americana.

 Além disso, a iniciativa, já aprovada pela Câmara Municipal, possibilitará a integração de câmeras particulares compatíveis com o sistema utilizado pela Guarda Municipal e a disponibilização do “Botão do Pânico” às empresas e comércios participantes.

 No mesmo mês, o efetivo da corporação foi ampliado com a formatura de 32 novos guardas. Os profissionais foram aprovados em concurso público e passaram por curso de formação alinhado à Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais.


VEJA MAIS

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária da imunização contra a dengue no país com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.
A pasta informou que 42 pessoas apresentaram sintomas mais severos após a vacinação, sendo que três precisaram de internação e dois desses morreram.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não é possível concluir que os eventos adversos foram causados pela vacina, mas representam um sinal de alerta e serão investigados por um comitê de especialistas.

A suspensão vale apenas para a vacina produzinda pelo Butantan, e não inclui o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda e aplicado no Sistema Único de Saúde.
Até o dia 30 de maio, pouco mais de 500 mil doses da vacina do Butantan foram aplicadas em todo o país. O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Saúde adotou a estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue.
Para isso, passou a vacinar a população em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo é composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos, que é a indicação aprovada para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em março, também foi promovida uma ação de vacinação na região de Araguaína (TO).
Em fevereiro, o SUS passou a vacinar contra a dengue os profissionais de saúde da atenção primária, com a previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente, de unidades básicas de saúde, por exemplo. Os casos graves registrados foram identificados nesse público-alvo.

O Ministério da Saúde destaca que a decisão de descontinuar a estratégia de vacinação não invalida a eficácia do imunizante. E as pessoas que foram vacinadas ainda usufruem do benefício que a vacina oferece, que é a proteção contra a dengue.
A recomendação do sistema de farmacovigilância dá mais tempo para que sejam realizados estudos adicionais para encontrar eventuais fatores de risco.
Serão investigados o histórico clínico das pessoas, as doenças preexistentes, os fatores de risco individuais, as causas alternativas, possíveis desvios de qualidade e erros de imunização.


VEJA MAIS

Páginas:«12345678...1775»