A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Vito, em Americana, promove neste sábado (20), das 8h às 16h, uma ação de vacinação voltada aos idosos. A iniciativa terá como foco principal a imunização contra a gripe, mas os interessados também podem levar a carteira de vacinação para que as equipes verifiquem se as doses estão em dia e atualizem em caso de vacinas faltantes. A unidade fica localizada na Rua Vicente Caravieri, nº 300.

 O objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal da população com 60 anos ou mais, especialmente moradores da região do São Vito. Para isso, a equipe de enfermagem da UBS tem feito uma busca ativa no bairro, entrando em contato com os idosos que ainda não se vacinaram contra a influenza. Entretanto, o atendimento é aberto a idosos de qualquer região do município, bastando comparecer com documento com foto e carteira de vacinação, se tiver.

 “Abrir a unidade no fim de semana é uma forma de estender a mão para as famílias que trabalham e querem garantir o bem-estar dos seus idosos. Além da imunização contra a gripe, nossa meta é garantir que nenhuma outra dose importante fique para trás, oferecendo um atendimento completo, seguro e acolhedor para a melhor idade”, destacou a gerente da unidade, Dayana Capana.

 A iniciativa é realizada no âmbito da campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate a todas as formas de violência contra a pessoa idosa.

 “Levar a prevenção para mais perto dos moradores é uma das nossas prioridades para fortalecer a saúde pública em Americana. Essa mobilização reflete o nosso compromisso em facilitar o acesso à vacinação, criando uma barreira de proteção coletiva essencial para elevar a qualidade de vida e o cuidado com a nossa população idosa”, ressaltou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.


VEJA MAIS

15

jun

2026

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Americana prenderam uma mulher, de 47 anos, procurada da Justiça no Jardim Bela Vista, em Sumaré, nesta segunda-feira (15).

Após um alerta da Muralha Digital, na região do Jardim Helena, os patrulheiros abordaram o condutor de um caminhão. Em seguida, foi constatado que o motorista era funcionário do proprietário do veículo que consta com procurado da Justiça e já era monitorado pela Polícia Civil (PC).

Na sequência, durante ação conjunta entre DIG e GCM, os agentes seguiram para um condomínio em Sumaré, e uma mulher, de 47 anos, esposa do dono do caminhão, foi abordada e, durante averiguação, foi constatada uma condenação a 14 anos, 6 meses e 6 dias por tentativa de homicídio no regime fechado. Já o marido também condenado pelo mesmo crime não foi encontrado.

A ocorrência foi comunicada na DIG e a mulher permaneceu presa.


VEJA MAIS

O Núcleo de Especialidades Vice-Prefeito Doutor Seme Calil Canfour completa, neste domingo (14), dois anos de funcionamento no novo prédio, instalado ao lado da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Nesse período, a unidade registrou mais de 200 mil atendimentos em diversas especialidades médicas, incluindo consultas, exames, procedimentos e demais ações, consolidando-se como referência em atendimento especializado e multidisciplinar à população de Americana.

 Inaugurado pelo prefeito Chico Sardelli em 14 de junho de 2024, o novo Núcleo contribuiu para a ampliação e qualificação dos atendimentos da rede municipal de saúde, proporcionando também mais conforto e segurança aos pacientes. Com 1.104 m² de área construída, a unidade conta com recepção para mais de 100 pessoas, 15 consultórios (sendo sete com banheiros), salas para exames como eletrocardiograma, MAPA, Holter, ultrassonografia e ergonometria, além de áreas administrativas, refeitório e sanitários adaptados.

 O Núcleo oferece atendimento ambulatorial nas especialidades Avaliação Anestésica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Ginecológica, Cirurgia Pediátrica, Dermatologia, Dor Crônica, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Cervical, Psiquiatria, Nutrição, Urologia/Prevenção de próstata e planejamento familiar. Realiza exames radiológicos, coleta de exames laboratoriais, audiometrias, eletrocardiogramas, ultrassonografias e outros exames, além de procedimentos de enfermagem.

 “Celebrar esses dois anos do novo Núcleo com uma marca tão expressiva mostra que o investimento em uma estrutura moderna e digna para a nossa população foi assertivo. O novo prédio humanizou o atendimento, dando agilidade aos diagnósticos e acolhendo os pacientes com o respeito que eles merecem. É mais saúde de qualidade, cuidado e bem-estar para as famílias americanenses”, destacou o prefeito Chico.

 “Esse balanço positivo é fruto de um trabalho sério e planejado para transformar a saúde do nosso município. Entregar um espaço amplo, confortável e totalmente equipado mudou a realidade de quem precisa de assistência especializada em Americana. Seguimos empenhados em fortalecer nossa rede e garantir um atendimento cada vez mais acolhedor e eficiente”, acrescentou o vice-prefeito Odir Demarchi.

 Desde a inauguração, o novo Núcleo de Especialidades contabilizou 200.256 atendimentos no novo prédio. Desse total, foram realizadas 113.127 consultas médicas e 56.636 atendimentos multiprofissionais, que incluem auriculoterapia, acupuntura, acompanhamento nutricional, ações de planejamento familiar, serviço social, entre outros. O balanço engloba também 20.087 exames, com destaque para os eletrocardiogramas (8.680), e 10.406 atendimentos do Espaço TEA, voltado ao cuidado e acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

 “O alcance desses resultados reflete o compromisso de toda a nossa rede em oferecer uma assistência resolutiva e integrada. O Núcleo cumpre um papel estratégico na saúde do município, unindo o atendimento especializado e o suporte multiprofissional em um ambiente estruturado. Nosso objetivo permanece focado em aprimorar os serviços continuamente, garantindo respostas rápidas e eficientes às demandas da nossa comunidade”, ressaltou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

 O Núcleo de Especialidades também abriga uma série de atividades e programas que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida da população, disponibilizando grupos de apoio para obesidade e tabagismo, ambulatório de feridas e ostomias, atendimentos fonoaudiológicos para terapia e reabilitação, entre outros.

 O local oferece ainda acompanhamento multidisciplinar a mães e crianças com menos de 4 anos de idade por meio do Programa Mamãe Nenê, iniciativa da Secretaria de Saúde de Americana que tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento infantil de forma integrada, orientando sobre boas práticas familiares, apoio à amamentação e estímulo ao desenvolvimento saudável da criança. Nesses dois anos, o programa realizou 9.040 atendimentos.

 Outro destaque que movimentou o Núcleo nos últimos meses é o mutirão “Mil Cuidados Em Um Dia”, que oferece mensalmente, desde outubro do ano passado, consultas e exames em diversas especialidades, garantindo mais celeridade nos diagnósticos e tratamentos. Ao todo, já foram realizadas oito edições, com mais de 21 mil procedimentos registrados e 8 mil pacientes atendidos.

 “Alcançar essa marca expressiva de atendimentos só foi possível graças ao engajamento de uma equipe técnica e assistencial dedicada à rotina da unidade. Esse espaço nos permite acolher os pacientes com mais organização, conectando diferentes áreas da saúde para entregar um serviço completo e humanizado. Ver a evolução e a consolidação do Núcleo nesses dois anos é uma grande satisfação para todos nós”, pontuou a coordenadora do Núcleo de Especialidades, Carolina Stênico Mosna.

 O acesso às consultas e terapias especializadas ofertadas pelo Núcleo de Especialidades é referenciado, ocorrendo exclusivamente mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após a avaliação clínica na Atenção Primária, caso seja constatada a necessidade de assistência de média ou alta complexidade, o paciente é direcionado ao serviço especializado. O agendamento é feito pela Central de Regulação Municipal.

 O Núcleo de Especialidades está localizado na Rua Goiânia, nº 80, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O telefone é o (19) 3478-6321.


VEJA MAIS

A mostra que celebra a história da primeira escola de goleiro do Brasil, segue em itinerância e está aberta para visitação gratuita até o dia 19 de julho agora no Americana Shopping, onde permanece até o próximo dia 19 de julho de 2026.

Após grande repercussão pelo público no Tivoli Shopping, a exposição continua a divulgar o projeto americanense.

A iniciativa reforça o compromisso da FAM – Faculdade de Americana com a extensão universitária e a promoção cultural, oferecendo à comunidade regional um olhar educativo e nostálgico sobre o esporte. A exposição “Camisa 1: A Jornada” apresenta um acervo selecionado que explora não apenas a evolução dos uniformes, mas o contexto social e a identidade cultural regional e jogadores profissionais que iniciaram sua trajetória aqui em Americana.

“Levar a exposição para o Americana Shopping é uma oportunidade de reforçar um conteúdo, que une história, esporte e cultura da escola de futebol na nossa cidade, aproximando a faculdade com a comunidade local”, destaca Gustavo Azzolini, diretor geral da FAM.

É uma honra e uma grande alegria para o Americana Shopping receber a exposição “Camisa 1: A Jornada”. Este projeto, que nasceu em nossa querida Americana, representa muito mais do que a história de uma escola de goleiros; ele é um tributo à paixão, à dedicação e ao poder transformador do esporte.

“Para nós, sediar “Camisa 1: A Jornada” é reconhecer a essência da nossa comunidade. É trazer para casa uma história de sucesso que germinou em nosso solo, impactou milhares de vidas e revelou talentos que hoje brilham no cenário nacional. É um testemunho de que, com visão e trabalho árduo, é possível construir legados que transcendem gerações”, disse a gerente de marketing do Americana Shopping, Simone Ponce.

A visitação é aberta ao público e a FAM – Faculdade de Americana convida a comunidade, alunos, colaboradores e entusiastas do esporte a prestigiarem o projeto em seu novo local.


VEJA MAIS

14

jun

2026

Uma ação entre o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar (PM) e a Polícia Federal (PF) apreendeu 236 quilos de pasta base de cocaína avaliados em R$ 7,5 milhões no Parque Gramado, em Americana, na manhã deste sábado (13), Dois homens, de 38 e 45 anos, foram presos.

Em um galpão na Rua João Belotti, os policiais localizaram 245 tijolos da droga escondidos em 14 colchões. Segundo a PM, um dos homens admtitu que receberia R$ 5 mil para o armazenamento dos entorpecentes.

A ocorrência foi comunicada na delegacia da PF em Piracicaba e a autoridade determinou o flagrante.

Imagem: PM


VEJA MAIS

Foi identificada como Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, professora de educação física, moradora em Jandira, a mulher que morreu após ser jogada de 40 metros de altura sem cordas ao pular de rope jump, na Ponte do Esqueleto, entre Cordeirópolis e Limeira, na manhã deste sábado (13).

De acordo com a Polícia Militar, uma testemunha relatou que os funcionários da empresa responsável esqueceram de colocar o equipamento antes do salto.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e do helicóptero Águia da PM foram acionadas e constataram a morte da vítima no local.

Seis pessoas foram detidas pela PM.


VEJA MAIS

O Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar Rodoviária (PMR) prendeu um homem e recuperou uma motocicleta furtada na Rodovia Santos Dumont, em Campinas, nesta sexta-feira (12).

Na alça de acesso do quilômetro 66, os policias abordaram o homem que empurra a moto. Em seguida, durante averiguação, foi constatado que o veículo havia sido furtado no Jardim Londres.

A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia Seccional da Polícia Civil.


VEJA MAIS

A Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de Saúde, concluiu nesta quinta-feira (11) a ação do programa Ônibus SP Por Todas, realizada na Praça Comendador Müller, no Centro. Durante os dois dias de atividades, foram realizados cerca de 200 atendimentos gratuitos voltados ao público feminino. A iniciativa foi promovida em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher.

 A ação reuniu assistentes sociais, psicólogos, agentes de saúde e profissionais da Faculdade de Americana (FAM), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS), da Guarda Municipal de Americana (Gama) e do programa Família Acolhedora.

 As participantes receberam acolhimento seguro e sigiloso, suporte psicossocial e orientações sobre direitos e mecanismos de proteção, fortalecendo o acesso aos serviços de apoio e promoção da cidadania.

 A unidade móvel do programa foi viabilizada por meio de solicitação do prefeito Chico Sardelli ao Governo do Estado, com o objetivo de ampliar e descentralizar o atendimento especializado às mulheres.

A Secretaria de Saúde participou da mobilização com ações de prevenção e promoção da saúde, por meio do Ambulatório de Infectologia. Foram distribuídos preservativos Sensitiv e Tex, preservativos internos, gel lubrificante e autotestes para HIV, além de orientações sobre PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).

 Somente nas ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao HIV foram realizados 42 atendimentos e orientações. Considerando todas as atividades promovidas pela Saúde, incluindo testes de glicemia, foram contabilizados 112 atendimentos durante os dois dias de evento.

 Americana foi contemplada com o projeto itinerante por integrar o Circuito Sertanejo – Sem Violência, iniciativa desenvolvida em municípios que recebem grandes eventos do segmento, como a Festa do Peão de Americana.


VEJA MAIS

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), abriu as inscrições para as interessadas em participar da 13ª edição do programa Mãe Americanense. A atividade é voltada para gestantes entre a 14ª e a 22ª semana de gestação, em acompanhamento pré-natal, residentes em Americana há pelo menos um ano, com renda per capita de até meio salário-mínimo e inscritas no Cadastro Único. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, pelo site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br), no banner do programa disponível na página inicial.

A iniciativa promove encontros quinzenais com as gestantes nos territórios dos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs). Durante o período de três meses, são realizadas atividades e dinâmicas com orientações sobre saúde, planejamento familiar, mudanças biopsicossociais, aleitamento materno, parto, vínculo entre mãe e bebê, desenvolvimento infantil e práticas educativas parentais. Desde a sua implantação, em 2023, o programa já atendeu 438 famílias.

“O programa Mãe Americanense oferece suporte às gestantes em situação de vulnerabilidade social, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida das participantes e de seus bebês, uma prioridade da gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi. Com atividades planejadas pelas equipes de profissionais, as gestantes recebem orientações que reforçam os laços familiares, contando com o apoio da rede de atendimento do município”, explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

No encerramento de cada edição, as gestantes recebem gratuitamente kits de enxoval, com itens como carrinho de bebê e roupas, adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, no valor aproximado de R$ 1 mil por kit, além de produtos de higiene, banheiras e outros materiais doados pelo Fundo Social de Solidariedade de Americana.


VEJA MAIS

Um motociclista identificado como Lucas Lopes Galvão, morador no Jardim Bertoni, morreu após um acidente na Rodovia Anhanguera, em Americana, na noite desta quinta-feira (11).

De acordo com boletim de ocorrência registrado na unidade da Polícia Civil de Americana, (PCA), por volta das 21h no quilômetro 126, no sentido capital, uma equipe da Polícia Militar (PM), observou que o homem e uma motociclista, de 160 cilindradas, já haviam sido removidos para o acostamento da estrada. Nenhum outro veículo foi encontrado no local.

Em seguida, o Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Municipal (HM), porém não resistiu.

As circunstâncias do acidente serão apuradas pela PC.

O corpo de Lucas foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

 


VEJA MAIS

POSTS RECENTES

Páginas:«12345678...1776»