A Secretaria de Educação de Americana está com 35 vagas de estágio abertas, sendo 25 para estudantes de Pedagogia e 10 para a área administrativa. Os interessados devem comparecer ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), localizado à Rua Anhanguera, nº 40, na sede do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 O interessado deve cursar Pedagogia, Administração, Gestão Empresarial ou Gestão de Recursos Humanos. As oportunidades são para estudantes do Ensino Superior, no período noturno, em função do horário de funcionamento das escolas da rede municipal.

 Os estagiários vão atuar nas unidades por 30 horas semanais, reforçando as equipes pedagógicas. Os selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.008,96, além de R$ 126,12 de auxílio-transporte.


VEJA MAIS

A Polícia Civil (PC) prendeu um comerciante, de 22 anos, por furto de energia elétrica no Jardim dos Lírios, em Americana, nesta terça-feira (9).

Policiais da Central de Polícia Judiciácia (CPJ) e técnicos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) deflagraram uma operação com o objetivo de combater fraudes em vários estabelecimentos comerciais,

Em uma adega, na Rua das Violetas, com o auxílio da Polícia Científica, foi constatado o delito. O proprietário foi encaminhado para a CPJ e a autoridade policial determinou o flagrante.


VEJA MAIS

Americana recebe no próximo dia 27, a 15ª edição da Feira da Empregabilidade, um dos principais eventos gratuitos voltados à geração de oportunidades profissionais na região. A iniciativa será realizada no Dom Bosco Americana, reunindo empresas, profissionais de Recursos Humanos, instituições de ensino e entidades parceiras para aproximar candidatos das oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.

Com expectativa de receber milhares de visitantes ao longo do dia, o evento é destinado a profissionais em busca do primeiro emprego, recolocação profissional, estágio, jovem aprendiz e novas oportunidades de carreira. A participação é gratuita para os candidatos.

A feira promoverá o contato direto entre empresas contratantes e profissionais, facilitando processos seletivos, recebimento de currículos, entrevistas, orientações profissionais e encaminhamento para vagas em diversos segmentos da economia. Os participantes terão acesso a recrutadores, gestores de RH e especialistas preparados para compartilhar informações sobre mercado de trabalho, desenvolvimento profissional e empregabilidade.

A edição contará com milhares de oportunidades disponibilizadas por empresas da região, contemplando diferentes perfis profissionais e níveis de experiência. Além das vagas, os visitantes poderão receber orientações sobre carreira, suporte especializado de Recursos Humanos e serviços gratuitos voltados ao fortalecimento da empregabilidade.

Entre os diferenciais do evento está a disponibilização gratuita de impressão e cópia de currículos, permitindo que os candidatos participem dos processos seletivos com mais preparo e praticidade.

No espaço do Vagas019, os visitantes poderão receber atendimento para cadastro de currículos, orientações sobre oportunidades profissionais e encaminhamento para vagas divulgadas na plataforma. Também será possível integrar o currículo ao banco de talentos utilizado por centenas de empresas da Região Metropolitana de Campinas e região 019.

Entre as empresas e instituições já confirmadas estão TGRH, Vagas019, Dom Bosco, UNISAL, A Executiva, AGILBAG, Assaí Atacadista, Atacadão, Auto Viação Ouro Verde, Cataby, CIEE, Consul UP, Crema Supermercados, C-Steel, Expert Consultoria RH, Flex, GForce, GWM, Higa Atacado, Jolitex, Magsac Embalagens, Malhas Teda, McDonald’s, MM Americanense, Mundo Industrial, New Max Industrial, PAT Americana, People RH, Pizzaria Edwiges, Protdesc, Rede Class Hotéis, Renovatex, Rodonaves, Romi, Santista, Supermercado Davita, Texpak, Trevilub, VianaRH, VRH Consultoria e Zaraplast.

Além de conectar candidatos e empresas, a Feira da Empregabilidade busca estimular a qualificação profissional, a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico regional, fortalecendo o relacionamento entre talentos e organizações que buscam novos profissionais.

A organização recomenda que os participantes compareçam com currículo atualizado e documento pessoal para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas durante o evento.

SERVIÇO

Evento: 15ª Feira da Empregabilidade

Data: 27 de junho de 2026

Horário: das 9h às 15h

Local: Dom Bosco Americana

Endereço: Rua Dom Bosco, 100 – Vila Santa Catarina – Americana/SP

Entrada: Gratuita

Participação de empresas: Gratuita, mediante disponibilidade e alinhamento com a organização

Realização

* Geraldo Biaggi

* Célio Soares TGRH

* Vagas019

Apoio

* UNISAL Americana

* Dom Bosco Salesiano Americana

* Prefeitura Municipal de Americana

* PAT Americana

* Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana

Mais informações

https://vagas019.com.br/15a-edicao-da-feira-da-empregabilidade/


VEJA MAIS

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza nesta sexta-feira (12) uma ação especial em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Durante a manhã, os voluntários que comparecerem à unidade para doar sangue serão recebidos com um café da manhã preparado como forma de reconhecimento ao gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas todos os dias.

A unidade de saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada pelo estacionamento da Rua Cuiabá, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os doadores são atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

A iniciativa tem como objetivo homenagear os doadores, que dedicam parte do seu tempo para ajudar o próximo, e reforçar a importância da doação regular para a manutenção dos estoques de sangue, fundamentais para o atendimento de pacientes internados, vítimas de acidentes, pessoas em tratamento de doenças e pacientes submetidos a cirurgias. A data também busca reconhecer a relevância desse ato solidário e incentivar cada vez mais pessoas a contribuírem para a assistência aos pacientes que dependem desse recurso essencial.

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos — desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos — e pesar mais de 50 quilos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.


VEJA MAIS

09

jun

2026

Leleco morre aos 85 anos

Postado por: keller stocco

O representante comercial aposentado Vanderlei Pinto Sério, de 85 anos, o Leleco, morreu nesta terça-feira (9), em Americana.

De acordo com informações de familiares, ele sofreu um infarto em sua residência e não resistiu.

Leleco era muito conhecido e querido. Foi esportista e trabalhou durante muitos anos na Covolan Têxtil, em Santa Bárbara d’Oeste.

Ele deixa a esposa Geisa, os filhos Wagner (in memoriam) e Gisele, além de três netas e bisneto.

O horário do velório ainda não foi definido.

 

 


VEJA MAIS

09

jun

2026

Americana registrou redução nos principais indicadores criminais no primeiro quadrimestre de 2026. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) mostram queda nos índices de homicídios, roubos de veículos e furtos em comparação com o mesmo período de 2025.

 “A segurança pública é uma das prioridades da nossa administração e esses resultados demonstram que o trabalho integrado entre a Guarda Municipal, as forças policiais e os investimentos em tecnologia estão trazendo benefícios concretos para a população. Continuaremos avançando com ações de prevenção, inteligência e monitoramento para tornar Americana cada vez mais segura para as famílias”, destacou o prefeito Chico Sardelli.

 O destaque é a redução dos homicídios dolosos, que passaram de três ocorrências entre janeiro e abril de 2025 para um caso no mesmo período de 2026, representando queda de 66,7%.

 Os crimes contra o patrimônio também apresentaram redução significativa. Os roubos de veículos caíram de 20 para 11 registros, uma diminuição de 45%. Já os furtos de veículos passaram de 204 para 202 ocorrências, mantendo-se em um dos menores patamares dos últimos anos.

 Outro indicador importante foi a redução dos furtos em geral, categoria que engloba diversas modalidades, incluindo aparelhos celulares. O número de ocorrências caiu de 731 para 621 registros, redução de aproximadamente 15%.

 Os resultados reforçam as ações integradas entre a Guarda Municipal de Americana (Gama) e as demais forças de segurança, aliadas aos investimentos realizados pelo município em tecnologia e inteligência.

 Entre os principais recursos utilizados está a Muralha Digital de Americana, operada por meio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), que realiza monitoramento 24 horas por dia, leitura automática de placas de veículos, compartilhamento de informações entre as forças policiais e apoio estratégico às operações de campo.

 Além dos números positivos registrados no primeiro quadrimestre de 2026, Americana também alcançou, em 2025, o menor índice de roubos e furtos de veículos desde o início da série histórica da SSP-SP, em 2001. Foram registrados 45 roubos de veículos e 564 furtos de veículos ao longo do ano, os menores números dos últimos 24 anos.

 “Os resultados demonstram que os investimentos realizados pela gestão Chico Sardelli e Odir Demarchi, aliados ao trabalho integrado das forças de segurança, vêm produzindo efeitos concretos. A redução é observada em indicadores importantes, como os roubos, os furtos de veículos e os homicídios. Seguiremos investindo em prevenção, tecnologia e presença operacional para manter essa tendência de queda da criminalidade”, avaliou o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.

 Muralha Americana e efetivo ampliado

 Em abril deste ano, o prefeito Chico Sardelli anunciou o programa “Muralha Americana”, que irá ampliar o videomonitoramento interno do município, possibilitando a instalação de equipamentos modernos pela administração pública, com função de monitoramento veicular, patrimonial e reconhecimento facial nas vias e prédios públicos do município de Americana.

 Além disso, a iniciativa, já aprovada pela Câmara Municipal, possibilitará a integração de câmeras particulares compatíveis com o sistema utilizado pela Guarda Municipal e a disponibilização do “Botão do Pânico” às empresas e comércios participantes.

 No mesmo mês, o efetivo da corporação foi ampliado com a formatura de 32 novos guardas. Os profissionais foram aprovados em concurso público e passaram por curso de formação alinhado à Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais.


VEJA MAIS

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária da imunização contra a dengue no país com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.
A pasta informou que 42 pessoas apresentaram sintomas mais severos após a vacinação, sendo que três precisaram de internação e dois desses morreram.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não é possível concluir que os eventos adversos foram causados pela vacina, mas representam um sinal de alerta e serão investigados por um comitê de especialistas.

A suspensão vale apenas para a vacina produzinda pelo Butantan, e não inclui o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda e aplicado no Sistema Único de Saúde.
Até o dia 30 de maio, pouco mais de 500 mil doses da vacina do Butantan foram aplicadas em todo o país. O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Saúde adotou a estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue.
Para isso, passou a vacinar a população em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo é composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos, que é a indicação aprovada para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em março, também foi promovida uma ação de vacinação na região de Araguaína (TO).
Em fevereiro, o SUS passou a vacinar contra a dengue os profissionais de saúde da atenção primária, com a previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente, de unidades básicas de saúde, por exemplo. Os casos graves registrados foram identificados nesse público-alvo.

O Ministério da Saúde destaca que a decisão de descontinuar a estratégia de vacinação não invalida a eficácia do imunizante. E as pessoas que foram vacinadas ainda usufruem do benefício que a vacina oferece, que é a proteção contra a dengue.
A recomendação do sistema de farmacovigilância dá mais tempo para que sejam realizados estudos adicionais para encontrar eventuais fatores de risco.
Serão investigados o histórico clínico das pessoas, as doenças preexistentes, os fatores de risco individuais, as causas alternativas, possíveis desvios de qualidade e erros de imunização.


VEJA MAIS

As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Americana receberão pinturas temáticas da Copa do Mundo no projeto “A Escola Joga Junto”, promovido em parceria com a Mega Tintas e Texturas, que doou as tintas para a Prefeitura de Americana. O prefeito Chico Sardelli recebeu o empresário e CEO da fábrica de tintas, texturas e efeitos decorativos, Dado Salau, em reunião no Gabinete nesta segunda-feira (8) para anunciar o projeto.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Odir Demarchi, o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, e a diretora da Unidade de Educação Básica da pasta, Graciete Pereira da Silva.

“Hoje é um dia muito festivo para as escolas de nossa cidade. Todos sabemos do amor do brasileiro pelo futebol, uma verdadeira paixão nacional, e saber que nossos estudantes serão motivados a criar produções artísticas sobre o tema é uma satisfação para nós. Agradeço o Dado Salau e todo o grupo Mega Tintas e Dado Tintas pela generosa contribuição com a Educação”, declarou Sardelli.

As tintas doadas são atóxicas e serão utilizadas pelos estudantes das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), dos CIEPs (Centro Integrado de Educação Pública) e do CAIC para a pintura das ruas, com o apoio e a orientação pedagógica dos professores de arte das unidades. Serão 11 escolas participantes.

“A pintura de ruas é uma tradição no País e queremos que nossos estudantes tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas e o senso de coletividade também neste momento de Copa do Mundo”, disse Ghizini.

As primeiras entregas chegam esta semana às escolas, com início do projeto pela EMEF Prof. Florestan Fernandes, no bairro Morada do Sol. A via a ser sinalizada está em definição com a gestão da escola. A atividade pedagógica terá o apoio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv), vinculada à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), para a interdição de trânsito.


VEJA MAIS

09

jun

2026

Morre o advogado Clóvis FelipeTemer Zalaf

Postado por: keller stocco

O advogado de Americana Clóvis FelipeTemer Zalaf, de 61 anos, morreu nesta segunda-feira (8).  

“A diretoria  da 48ª Subseção da Ordem dos Advogados (OAB) expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão, desejando força e conforto a todos neste momento de profunda dor”, informou em nota a OAB.

O corpo será velado das 11h30 às 14h30 desta terça-feira (9), no velório da Saudade. 


VEJA MAIS

08

jun

2026

O Governo de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (8), a formatura de 1.014 novos soldados da Polícia Militar. A cerimônia foi realizada na Arena Pacaembu, na Praça Charles Miller, zona oeste da capital. A nova turma, composta por 137 mulheres e 877 homens, passa a integrar o efetivo da corporação após a conclusão do Curso de Formação de Soldados.

É mais uma etapa importante de fortalecimento das forças de segurança e da recomposição do efetivo policial em todo o estado, com a meta de viabilizar 26,5 mil novos policiais na atual gestão.

A turma teve como paraninfa a coronel da reserva Vitória Brasília de Souza Lima, uma das primeiras mulheres a alcançar o posto máximo da PM.

Distribuição

Os novos policiais foram distribuídos para unidades da capital e do interior. Do total, 497 soldados atuarão na cidade de São Paulo  e 517 serão destinados a outros municípios. O reforço será empregado nos Comandos de Policiamento de Área, nos Comandos de Policiamento de Choque, Rodoviário e Ambiental, além da Escola Superior de Bombeiros.

A capital receberá o maior contingente da nova turma, com 177 policiais destinados aos batalhões responsáveis pelo policiamento. Outros 220 soldados atuarão em unidades especializadas da PM na cidade, sendo 163 no Comando de Policiamento de Choque, 29 no Policiamento Ambiental e 28 no Policiamento Rodoviário. A Escola Superior de Bombeiros contará com o reforço de mais 100 profissionais.


VEJA MAIS

Páginas:«12345678...1775»