OBSERVATÓRIO DE AMERICANA FAZ SESSÃO ESPECIAL PARA OBSERVAR LUA AZUL


Além das sessões públicas que acontecem às sextas-feiras, o OMA (Observatório Municipal de Americana) realiza no sábado (31), às 20 horas, uma sessão especial para observar a Lua Azul. O fenômeno é caracterizado pela ocorrência de duas luas cheias em um mesmo mês e ocorreu pela última no dia 31 de janeiro deste ano. Na ocasião, de acordo com o astrônomo, Carlos Andrade, cerca de 600 pessoas passaram pelo OMA. A visitação é gratuita e não é necessário agendamento. Serão distribuídas senhas para as atividades de observação e formados grupos de 20 participantes para acesso aos telescópios.

A observação será realizada ao som de músicas alusivas à Lua, inclusive a famosa “Sonata ao Luar” de Beethoven, a canção “Blue Moon”, interpretada por Frank Sinatra e o “Luar do Sertão” de Luiz Gonzaga. Enquanto a Lua Azul se repete a cada dois anos e oito meses, as chamadas “duplas Luas Azuis” (sucessão de duas Luas Azuis em meses próximos, como está acontecendo agora) são bem mais raras: a última vez que isso aconteceu foi em 1980 e a próxima somente irá se repetir em 2037.

A entrada ao Observatório acontece pelo portão principal do Jardim Botânico e é proibido o acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula, mas os pequenos também poderão observar o fenômeno por meio de telescópios externos que serão, igualmente, disponibilizados ao público.

As observações acontecem somente com condições atmosféricas favoráveis. Com tempo nublado ou chuvoso, a programação estará automaticamente cancelada.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


Facebook

Publicado em: 29 de março de 2018 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES


POSTS RECENTES