Médico de Americana informa caso de “flurona”


O médico otorrinolaringologista Ivan Dantas, de Americana, informou nesta quarta-feira (5) um caso de coinfecção por Covid-19 e Influenza A H3N2 – situação popularmente conhecida como “flurona”. Uma jovem de 23 anos testou positivo para os dois vírus após uma viagem durante as festas de final de ano. O médico comunicou a Vigilância Epidemiológica de Americana. De acordo a assessoria de imprensa da prefeitura, a princípio o caso foi apontado como sendo de Americana e houve inclusive contato entre paciente, profissional, e vigilância. O cadastro da paciente, no entanto, indicou residência em Santa Bárbara D’Oeste. A informação foi encaminhada ao município vizinho. O Doutor Ivan Dantas publicou a seguinte mensagem nas redes sociais:

Meu primeiro caso de coinfecção covid-19 e influenza H3N2. Trata-se de uma jovem de 23 anos, moradora de Americana, que viajou com a família nas festas de fim de ano e, provavelmente, pegou coronavírus de um parente e gripe de outro familiar. Se me contassem isso um mês atrás, eu duvidaria ser possível.
Mas, atualmente, devido às altas taxas de transmissão simultânea dos dois vírus, isso tem se tornado frequente.Essa infecção simultânea recebeu o nome de `’flurona’. O primeiro caso foi confirmado pelas autoridades médicas em Israel no último fim de semana. Logo depois, um adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro, também positivou para os dois vírus. Os sintomas são bem semelhantes quando ocorre apenas contaminação por covid ou gripe, como febre, dor no corpo, dor nas articulações e de garganta. Casos mais graves podem haver falta de ar. A constatação ocorre quando os exames laboratoriais dão positivo para os dois vírus, como nas imagens do post. As recomendações para a prevenção são o uso correto de máscaras, evitar aglomerações e ambientes fechados”.


Facebook

Publicado em: 5 de janeiro de 2022 Autor: keller stocco Categoria: SAUDE

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br