JAIRO CAMARGO NEVES RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO AMERICANENSE


A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (14) sessão solene para a entrega de título de cidadão americanense ao senhor Jairo Camargo Neves, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projetos de decreto legislativo de autoria do vereador Rafael Macris (PSDB).

Participaram o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Luiz da Rodaben (PP), os vereadores Dr. Alfredo Ondas (MDB), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (MDB) e Rafael Macris (PSDB), o vice-prefeito de Americana Roger Willians (PSDB) e o deputado estadual por três mandatos Chico Sardelli, além de convidados, amigos e familiares do homenageado.

Durante o uso da palavra, o autor da homenagem destacou o histórico de vida do novo cidadão americanense. “Você é uma pessoa que tem uma representatividade tão grande para a cidade que a maioria das pessoas acredita que você nasceu aqui. Veio para Americana ainda bebê e logo jovem começou uma carreira exemplar em diversos ambientes. Você alegrou e alegra muita gente com seu trabalho e presta um serviço de utilidade pública ímpar, e faz isso com carinho. Parabéns”, falou o vereador Rafael Macris.

O presidente da Câmara Municipal de Americana enalteceu a carreira exemplar do homenageado.  “O Jairo é um comunicador que sempre tratou da verdade e que passou toda sua vida com clareza e honestidade. Quem ganha com essa homenagem é Americana, que o recebe de portas abertas. Parabéns, que Deus abençoe você e sua família”, disse o vereador Luiz da Rodaben.

O homenageado utilizou a palavra para agradecer pela honraria. “Ao ser agraciado pela Câmara, lembro que essa cidade foi fundada por pessoas que não nasceram aqui. Então Americana deve muito do que é pelo trabalho das pessoas que vieram para essa cidade, escolhendo essa cidade para morar e trabalhar, sendo então um reconhecimento a elas. Americanense é aquele que prestou serviço para a cidade. Sei que fiz muito por essa cidade, e por isso agradeço por essa homenagem”, discursou Jairo Camargo Neves.

Biografia – Jairo Camargo Neves

Jairo Camargo Neves nasceu na cidade de Limeira em 28 de agosto de 1943, filho de Joaquim de Camargo Neves e Amélia Gomes de Camargo Neves. Teve 5 irmãos e mudou-se para Americana com a família logo aos três meses de idade. Casou-se com Tânia Mara Rocha Hage Chain de Camargo Neves e teve 3 (três) filhos: Tatiana, Jairo Josef e José Ricardo.

Cursou o primeiro e segundo graus na Escola Dr. Heitor Penteado, graduou-se em Contabilidade pela Escola Técnica Dom Pedro II e, posteriormente, passou por profundo aperfeiçoamento profissional na área de jornalismo e radiodifusão, recebendo o título de formação acadêmica através do Diploma Emérito concedido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Radiofusão, Jornalismo e Televisão do Estado de São Paulo.

Jairo Camargo Neves acumula sessenta anos dedicados ao jornalismo e à radiodifusão, sendo o pioneiro na cidade de Americana. Teve seu primeiro contato com o rádio ainda menino, na loja de conserto de eletroeletrônicos “Rádio Oficina Confiança”, na Rua Carioba, que era de propriedade de seu pai. Com quinze anos trabalhou no serviço de alto-falante “Cruzeiro do Sul”, que ficava instalado em um edifício em frente à Praça Basílio Rangel. Quatro cornetas apontavam para diversos cantos da cidade, em uma espécie de “correio elegante” da época. Jairo trabalhou na primeira rádio do interior, a “Rádio Brasil Campinas”. Passou também por Diário de Americana, Folha de Americana, Rádio Clube de Americana, FM Cultura de Americana, FM Notícia e TV “Todo Dia”.

Participou da fundação da Rádio Azul Celeste, onde permaneceu até 2002, e, desde então, apresenta o programa Estação Espacial na Rádio Brasil de Santa Bárbara d’Oeste, que possui abrangência regional.

Em sua atuação no Rádio, notabilizou-se na abertura de espaço para demandas populares. A população menos favorecida sempre teve voz, reivindicando seus direitos e obtendo orientação para o pleno exercício da cidadania, além de campanhas beneficentes e de conscientização. Ficou marcada na história de Americana sua atuação em defesa do meio ambiente, quando possibilitou o acesso de grupos ecológicos e da comunidade em geral na discussão e busca de solução para grave problema de poluição ao ar causado por empresa da região. Por isso, seus programas radiofônicos são considerados de utilidade pública e de prestação de serviços, o que se constata até hoje.

Como reconhecimento em razão da sua grande capacidade criativa e inovadora na área de radiodifusão e comunicação, atuou como Diretor da Comissão Municipal de Esporte de Americana, como Diretor de Esportes do antigo DECET e como Secretário de Cultura de Americana.

Também foi jogador, técnico, conselheiro e diretor do Rio Branco Esporte Clube, formando, enquanto técnico do time de futebol de salão, uma geração de atletas que se destacaram nessa atividade em toda a região.

Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa.


Facebook

Publicado em: 15 de maio de 2019 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES
www.depositosaomanoel.com.br