Idoso cai no golpe do motoboy e perde quase R$ 5 mil


Mais um morador de Americana foi vítima do chamado “golpe do motoboy” nesta terça-feira (8). Um aposentado de 73 anos, morador no Parque Novo Mundo, recebeu uma ligação e foi convencido a passar algumas informações pessoais. Algum tempo depois, um suposto motoboy esteve na sua residência e pegou seu cartão. Ainda ontem, o idoso verificou uma transferência de sua conta no valor de R$4.900,00. O caso foi comunicado na Polícia Civil de Americana (PCA).

COMO ACONTECE O GOLPE

O golpista liga se passando por um funcionário do banco ou da administradora de cartões, muitas vezes informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade, e afirma que o cartão foi clonado ou que há compras suspeitas, sendo necessário o cancelamento do cartão. Para efetuar o cancelamento, orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, orienta o cliente a cortar o cartão ao meio que um motoboy irá buscar o cartão na residência do cliente ou em outro local para segurança da operação. Com os dados do cliente, a senha e o chip em mãos, os golpistas fazem diversas compras no cartão, gerando prejuízos de milhares de reais.

PREVENÇÃO

Caso você desconfie de alguma ligação, desligue o telefone e retorne para a Central de Atendimento do banco, ligando de outro número de telefone ou preferencialmente 5 minutos após a ligação suspeita. (os golpistas grampeiam o telefone do cliente por até 2 minutos após a finalização do contato, mesmo o cliente ligando para o número informado no cartão ou no site do banco, é o fraudador quem “atende” a ligação do cliente). Os números de telefone podem ser encontrados no site de casa instituição bancária ou no verso do seu cartão. Os bancos nunca recolhem cartões bancários, mesmo que inutilizados. Caso precise jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém.

 


Facebook

Publicado em: 8 de julho de 2020 Autor: keller stocco Categoria: AS BALAS DA POLICIA
www.depositosaomanoel.com.br