26

jun

2026

FAM abre turma de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Inovação

Postado por: keller stocco

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, as empresas buscam profissionais capazes de desenvolver talentos, fortalecer equipes e conduzir processos de transformação. 

Pensando nesse cenário, a FAM – Faculdade de Americana está com inscrições abertas para a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Inovação, voltada para quem deseja assumir posições estratégicas e ampliar as oportunidades de crescimento na carreira. Saiba mais no posfam.br.

Mais do que administrar recursos humanos, o profissional da área passa a exercer um papel fundamental na construção da cultura organizacional, na liderança de equipes de alta performance e na implantação de soluções inovadoras para os desafios das empresas. 

O curso prepara gestores para atuar com inteligência emocional, comunicação eficaz, análise de dados, desenvolvimento de pessoas e inovação, competências cada vez mais valorizadas pelas organizações.

A formação é presencial, com duração de 18 meses. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, no período noturno, com início previsto para setembro de 2026. “A metodologia combina teoria e prática por meio de estudos de caso, projetos aplicados e um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no formato de Plano Estratégico de Gestão de Pessoas, permitindo que o aluno vivencie situações reais do ambiente corporativo”, disse o coordenador do curso, Eliandro Almeida.

Com professores experientes e foco nas necessidades do mercado, a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Inovação da FAM oferece uma formação completa para profissionais que desejam liderar pessoas, impulsionar resultados e construir organizações mais inovadoras, humanas e preparadas para o futuro.

Serviço

Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Inovação

Modalidade: Presencial 

Aulas: às segundas e quartas-feiras, no período noturno.

Início das aulas: Setembro de 2026

Duração: 18 meses


VEJA MAIS

0 Comentários

25

jun

2026

Moradores de Americana têm entrada gratuita no Parque Ecológico neste fim de semana

Postado por: keller stocco

Os moradores de Americana têm entrada gratuita no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana) neste sábado (27) e domingo (28). Administrado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o espaço abriga atualmente cerca de 400 animais de 101 espécies, entre mamíferos, aves e répteis, distribuídos em uma área de 120 mil metros quadrados.

 Para obter o benefício, concedido um final de semana por mês, os moradores devem apresentar um comprovante de endereço recente em seu nome e um documento oficial com foto. Menores de 18 anos ou dependentes precisam comprovar o grau de parentesco com o titular da conta.

 Além de conhecer os animais que integram o plantel do zoológico, os visitantes terão a oportunidade de observar uma fase especial do ciclo reprodutivo de algumas espécies. Atualmente, um casal de cisnes-de-pescoço-preto e um casal de emus estão chocando seus ovos nos próprios recintos, sob acompanhamento da equipe técnica do Zoo Americana.

 Os ovos vêm sendo chocados pelos próprios animais desde o dia 15 de junho. O cisne-de-pescoço-preto possui período médio de incubação de aproximadamente 35 dias. Já o emu, ave originária da Austrália e considerada a segunda maior do mundo, tem período de incubação de cerca de 56 dias. Uma curiosidade da espécie é que, diferentemente da maioria das aves, é o macho quem permanece no ninho chocando os ovos.

 Os visitantes de outras cidades ou as pessoas que não apresentarem a documentação necessária devem adquirir ingresso. Os valores são de R$ 10 para pessoas de 12 a 59 anos e R$ 5 para crianças de 6 a 11 anos. Crianças de até 5 anos, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos têm entrada gratuita. Estudantes têm direito à meia-entrada mediante comprovação.

 Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria até as 16h ou pelo site parque.americana.sp.gov.br, na aba “Ingressos”. Após o cadastro e a escolha do tipo de entrada, o visitante recebe por e-mail um código para apresentação na entrada.

 De quarta a sexta-feira, estudantes, professores e monitores das redes municipal e estadual de ensino, com sede em Americana, também são isentos do pagamento da entrada, mediante agendamento prévio.

 O Parque Ecológico funciona de quarta a domingo, das 8h às 17h, na Avenida Brasil, 2.525, Jardim Ipiranga. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3406-2075.


VEJA MAIS

0 Comentários

25

jun

2026

Prazo para o alistamento militar 2026 termina na próxima semana

Postado por: keller stocco

Os jovens que completam 18 anos em 2026 (nascidos em 2008) têm até a próxima terça-feira (30) para fazer o alistamento militar. O procedimento pode ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br

 Para saber se o inscrito foi dispensado ou convocado basta acompanhar o resultado que será divulgado em julho, no mesmo endereço.

 Para os nascidos antes de 2008 que estão em atraso com o compromisso militar, o alistamento deve ser realizado apenas presencialmente na Junta Militar.

 Os documentos necessários para preencher o formulário são certidão de nascimento, CPF, RG, comprovante de endereço recente com CEP, e-mail e telefone.

 A Junta Militar fica na Rua Ítalo Boscheiro, nº 220, no bairro Campo Limpo, nas dependências da Rodoviária. O atendimento é das 9h às 10h45 e das 12h às 15h45. Mais informações pelo telefone (19) 3461-8471.


VEJA MAIS

0 Comentários

25

jun

2026

Com investimento de R$ 10 milhões, São Vicente abre quarta loja em Itu

Postado por: keller stocco

O Grupo São Vicente, por meio da bandeira Supermercados São Vicente, inaugurará a loja onde antes funcionava o Supermercados Caetano, na cidade de Itu, interior de São Paulo. A operação, aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), faz parte do plano de expansão da rede e conta com investimento de R$ 10 milhões. A nova unidade será a quarta loja do grupo no município e está localizada na Avenida Vinte Janeiro, 348, região central de Itu.

A loja possui 1.976 metros quadrados de área de vendas, 160 vagas cobertas de estacionamento, 20 checkouts, sendo 8 caixas de autoatendimento. Com inauguração prevista para o final de junho, o espaço passa por uma ampla reformulação para adequação ao padrão São Vicente, com layout moderno, mix diversificado de produtos e foco na excelência no atendimento.

A unidade conta com a Praça da Carne, novo conceito em açougue implementado pela rede em 2025, onde o cliente recebe atendimento personalizado feito por mestres açougueiros treinados, comunicação visual padronizada, cortes de qualidade para o dia a dia e para churrasco, além de opções premium e diferenciadas. Os clientes também terão à disposição setores como Adega, com seleção de bebidas nacionais e importadas; Hortifruti, com frutas, legumes e verduras selecionados; Padaria, com ampla variedade de pães, bolos e doces; Rotisserie com diversas opções de pratos prontos para quem busca praticidade; e o SV Oriental para os apreciadores da culinária asiática, com cardápio variado de sushis, sashimis, temakis e pratos quentes, preparados exclusivamente pelo sushiman da unidade.

A nova loja segue alinhada aos compromissos de sustentabilidade do Grupo São Vicente. O espaço contará com iluminação 100% em LED e equipamentos de alta eficiência energética, contribuindo para a redução do consumo de recursos e para a preservação do meio ambiente.

A operação terá a escala de trabalho 5×2 para os colaboradores, proporcionando mais qualidade de vida, melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, maior previsibilidade na jornada de trabalho e mais tempo para convivência familiar, lazer e cuidados com a saúde. Ainda há vagas abertas para esta unidade em alguns setores. Os interessados podem se candidatar pelo site: carreira.svicente.com.br.

“Este investimento faz parte do nosso plano de expansão e demonstra a relevância estratégica de Itu para o Grupo São Vicente, ampliando nossa presença e fortalecendo nossa atuação na cidade e região”, destaca o diretor-presidente do Grupo São Vicente, Marcos Cavicchiolli.

Além da experiência nas lojas físicas, os clientes poderão realizar suas compras por meio do site e do aplicativo São Vicente Online, garantindo praticidade e conveniência.

A unidade também oferecerá as vantagens do ClubeSV. Para participar, basta realizar o cadastro completo no site svicente.com.br/clubesv. Os clientes cadastrados têm acesso a descontos exclusivos em toda a loja e podem participar das diversas campanhas promocionais e sorteios realizados ao longo do ano. Ainda sobre serviços, o grupo oferece também o cartão de crédito próprio, o Fácil pra Pagar, que dá descontos exclusivos em diversos itens, até 40 dias para pagar sem juros, sem taxa de adesão e pode ser adquirido através do site facilprapagar.com.br ou na loja.

 Sobre o Grupo São Vicente

A primeira loja do São Vicente foi inaugurada em 1968, no bairro São Manoel, em Americana (SP). Atualmente, o Grupo São Vicente, por meio das bandeiras Supermercados São Vicente e Arena Atacado, está presente nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Sumaré, Salto, Hortolândia, Indaiatuba, Mogi Mirim, Itu, Nova Odessa, Piracicaba, Sorocaba, Barueri, Santana de Parnaíba e Jundiaí. Com 23 supermercados, 06 atacados e 01 Centro de Distribuição, a empresa está entre as maiores redes varejistas do interior paulista. A trajetória de sucesso do Grupo São Vicente é construída diariamente por meio do compromisso em oferecer produtos e serviços de qualidade, preços acessíveis e uma experiência de compra diferenciada, sempre pautada por valores como integridade, empatia, foco no cliente, valorização das pessoas e orientação para resultados.


VEJA MAIS

0 Comentários

24

jun

2026

Recuperação asfáltica avança no Parque das Nações, em Americana

Postado por: keller stocco

Os trabalhos do maior pacote de manutenção e recuperação asfáltica da história de Americana, o “Asfalto Novo”, avançam esta semana em ruas do Parque das Nações. O bairro é o primeiro a receber o programa contínuo de conservação e manutenção da malha viária do município, que tem investimento de aproximadamente R$ 71 milhões em recursos próprios.

 No último fim de semana, as equipes executaram a aplicação da nova massa asfáltica nas ruas Singapura, Nigéria e Costa do Marfim. Nesta segunda (22) e terça-feira (23), o serviço segue nas ruas Senegal, Malásia, Jamaica e Angola, com a etapa de fresagem, que consiste na remoção das camadas superficiais do pavimento. Uma outra frente deve iniciar os trabalhos nas vias do Morada do Sol.

 O pacote prevê a recuperação e preservação do pavimento de ruas e avenidas que apresentam maior necessidade de reparos e que não recebem serviços de manutenção há mais tempo, incluindo vias que registram alto fluxo de veículos.

 “Esse é um momento histórico para a mobilidade da nossa cidade. Esse programa representa o maior investimento já feito em manutenção e recuperação asfáltica em Americana, e ver as máquinas trabalhando em ritmo acelerado é a prova do nosso compromisso em transformar a infraestrutura dos bairros. Estamos cuidando das nossas ruas para garantir um trânsito muito mais seguro e com asfalto de qualidade para toda a população”, destacou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

 O “Asfalto Novo” vai incluir a conservação e manutenção de aproximadamente 408 mil m² de ruas e avenidas. Em áreas com grande fluxo de veículos durante o dia, está prevista a realização do serviço no período noturno, a fim de minimizar os impactos no trânsito e garantir mais agilidade e segurança na execução. O contrato é de um ano, com possibilidade de renovação, e o investimento total é de R$ 70.999.911,20. A empresa Casamax foi a vencedora do processo licitatório.

 O programa tem como objetivo assegurar uma maior longevidade da malha viária do município e melhorar o fluxo de trânsito e as condições de acessibilidade e mobilidade da população, garantindo mais qualidade de vida aos moradores. A manutenção contínua do pavimento permite intervenções preventivas e regulares, evitando a evolução de pequenos defeitos para danos estruturais e reduzindo custos futuros, em conformidade com os princípios de eficiência e economicidade que regem a administração pública.


VEJA MAIS

0 Comentários

23

jun

2026

Doações da entrada solidária do Rock Day Americana serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade

Postado por: keller stocco

A quarta edição do Rock Day Americana, que acontece em 3 e 4 de julho no Parque de Eventos do Clube dos Cavaleiros de Americana (CCA), será marcada pela entrada solidária. As doações arrecadadas serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Americana.

 Cada pessoa deve levar uma pomada para assaduras ou um sabonete líquido infantil. Os itens serão utilizados para compor os kits de higiene do programa Mãe Americanense, voltado às gestantes em situação de vulnerabilidade no município.

 Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Americana, Lionela Ravera Sardelli, a expectativa é de que muitas famílias sejam atendidas. “Seguimos atentos às necessidades das famílias mais necessitadas em Americana e buscamos garantir a elas não apenas alimentos, como também itens de higiene pessoal, dentre outros. Eventos grandes, como o Rock Day, são uma oportunidade ímpar para que o Fundo recolha numerosas doações, e é isso que aguardamos para os dias 3 e 4 de julho”, afirmou.

 O Rock Day Americana é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem produção da Bokme! e conta com o apoio das empresas FAM (Faculdade de Americana) e Gran VIC, do grupo VIC Engenharia, por meio do Programa Conexão Cultura, e do Clube dos Cavaleiros de Americana. Para facilitar o acesso do público, uma linha de ônibus gratuita será disponibilizada nos dois dias do evento.

 A programação inclui shows das bandas Paralamas do Sucesso, Raimundos e CPM 22, além de SKA7, Rock Box, Frann Azalim e cover de System Of a Down e a discotecagem dos DJs Viny Blanco e Pirulito.


VEJA MAIS

0 Comentários

23

jun

2026

Prefeitura entrega revitalização da Praça Antônio Faé

Postado por: keller stocco

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, entregou as obras de revitalização da Praça Antônio Faé, na Vila Jones, nesta segunda-feira (22). O espaço, localizado entre a Avenida Campos Sales e as ruas Dom Barreto e Florindo Cibin, recebeu uma série de melhorias estruturais com o objetivo de garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos moradores da região. As intervenções foram executadas pela Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente.

 “É uma grande alegria ver a transformação da Praça Antônio Faé saindo do papel e virando realidade para as famílias dessa região e para a comunidade da Paróquia do Senhor Bom Jesus. Estamos entregando o espaço público para a população com muito mais conforto e dignidade. Nosso compromisso é continuar investindo nos bairros para transformar Americana em uma cidade cada vez melhor para se viver”, destacou o prefeito Chico.

 A praça recebeu revitalização do calçamento com aplicação de concreto estampado, modernização do sistema de iluminação pública com LED, novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras), podas de árvores e paisagismo. As obras contaram com investimento de aproximadamente R$ 700 mil em recursos próprios.

 “Esse é mais um passo importante que damos para levar bem-estar e lazer para os moradores. Esse espaço revitalizado valoriza a região e incentiva a convivência e o encontro das famílias. O trabalho em equipe da nossa administração segue firme para trazer melhorias reais e humanizar as áreas públicas do nosso município”, ressaltou o vice-prefeito Odir Demarchi.

 A revitalização do espaço proporciona benefícios diretos à população, aliando infraestrutura urbana e segurança pública. A substituição da iluminação melhora a visibilidade e contribui para a segurança na região, enquanto o novo calçamento garante acessibilidade adequada para pedestres. Com essas intervenções, o município otimiza o uso do espaço público para o lazer e convivência das famílias.

 “Trabalhamos focados em transformar este espaço e garantir que a população receba uma área pública totalmente renovada e segura. É uma satisfação enorme ver o resultado final de um projeto que valoriza a nossa cidade e traz melhorias diretas na infraestrutura, proporcionando mais conforto e mobilidade para todos os moradores”, disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

 “Essa revitalização traz uma nova vida para a região, criando um ambiente muito mais agradável, acolhedor e propício para o lazer. Cuidar e preservar esses espaços públicos é fundamental para o bem-estar coletivo, e ficamos muito felizes em entregar um local harmonioso que com certeza será muito aproveitado pelas famílias”, acrescentou a secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Fernandes Gonçales.

 Também estiveram presentes na cerimônia o vereador Lucas Leoncine, o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão, e o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Fábio Renato de Oliveira.


VEJA MAIS

0 Comentários

20

jun

2026

Prefeitura entrega duplicação da Estrada da Balsa

Postado por: keller stocco

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, entregou nesta sexta-feira (19) a duplicação da Estrada da Balsa, que liga a região do Jardim das Orquídeas aos bairros Jardim da Balsa I e II. A via, que antes era uma pista simples de mão dupla, recebeu infraestrutura completa para proporcionar mais conforto e segurança aos moradores da região. Os trabalhos foram executados como contrapartida da empresa AVT Incorporadora pela construção de um empreendimento residencial no local.

 “É com muito orgulho que entregamos essa grande transformação para Americana. Assumimos o compromisso de cuidar das pessoas e melhorar a mobilidade urbana, e a duplicação desta via é a prova disso, trazendo dignidade, segurança e modernidade para toda a região da Balsa. Uma conquista histórica que foi possível graças ao trabalho sério e às parcerias que fazem nossa cidade avançar cada vez mais”, destacou o prefeito Chico.

 A obra consistiu no prolongamento da Avenida João Luiz Mazer, em um trecho de aproximadamente 1 km. As melhorias incluíram a duplicação das faixas de rolamento, o recapeamento asfáltico da pista antiga, sinalização viária de solo, implantação de guias e sarjetas, construção de rotatória, implantação de calçadas e rampas de acessibilidade, ciclofaixa, paisagismo no canteiro central e realocação e instalação de postes com iluminação de LED.

 “Essa entrega representa um marco para o desenvolvimento e a infraestrutura da nossa cidade. Estamos proporcionando mais qualidade de vida e garantindo um deslocamento muito mais seguro para os moradores. O crescimento de Americana acontece de forma planejada e com investimentos que mudam o dia a dia da população”, comentou o vice-prefeito Odir Demarchi.

 A duplicação amplia a capacidade de circulação da via e melhora a conexão entre os bairros da região, oferecendo mais fluidez ao trânsito e mais segurança nos deslocamentos. As intervenções também garantem melhores condições de acessibilidade, mobilidade e iluminação pública, acompanhando o crescimento urbano local e proporcionando mais qualidade de vida à população.


VEJA MAIS

0 Comentários

18

jun

2026

São Vicente realiza doação para agentes ambientais da Festa do Peão de Americana

Postado por: keller stocco

O São Vicente realizou, na tarde desta quarta-feira (17), a entrega de 80 cestas básicas e kits de higiene aos cooperados da Cooperlírios. Os trabalhadores atuaram na coleta de materiais recicláveis e na limpeza do recinto do Clube dos Cavaleiros de Americana durante a Festa do Peão.

A ação de sustentabilidade teve início há 15 dias e se estendeu até esta quarta-feira, resultando na coleta de 67 toneladas de resíduos. Desse total, foram recolhidas 60 toneladas de resíduos orgânicos, 2,8 toneladas de latinhas, 2 toneladas de papelão e 2 toneladas de plástico PET.

Durante todo o período de atuação, o São Vicente forneceu cinco refeições diárias aos trabalhadores, incluindo café da manhã, café da tarde e café da madrugada, além de almoço e jantar.

“Conseguimos colaborar com esta importante ação de segregação de resíduos, realizando a separação correta dos materiais e fortalecendo o trabalho dos agentes ambientais. Estamos muito contentes com a parceria com o Clube dos Cavaleiros de Americana por mais um ano”, afirmou o diretor-presidente do Grupo São Vicente, Marcos Cavicchiolli.

Thiago Martins foi agente ambiental pela décima vez. “Sou muito grato por participar, é uma ajuda e tanto, a gente trabalha muito, mas no final vale a pena”, comentou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Americana, Lionela Ravera Sardelli parabenizou a ação. “Essas ações são muito importantes para as famílias em vulnerabilidade social. Esses trabalhadores ajudaram a festa a ser brilhante mais uma vez”, disse.

A secretária de Meio Ambiente, Andrea Gonçales, destacou a parceria entre o São Vicente, o Clube dos Cavaleiros e a Prefeitura de Americana.

“Esse trabalho de cuidar e dar o destino correto ao lixo, gerando renda e promovendo uma ação com cunho ambiental e social, é motivo de alegria ao vermos esse resultado”, disse. 

Doação de 5 toneladas de alimentos para o Fundo Social de Americana

O São Vicente e a empresa Urbano Alimentos, por meio da marca Broto Legal, doaram 5 toneladas de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade de Americana durante a Festa do Peão. A ação foi realizada no palco do evento na última sexta-feira (12).

“Agradecemos mais uma vez pela confiança da Urbano Alimentos, que colaborou em conjunto com o São Vicente nesta doação para aqueles que mais precisam”, afirmou Marcos Cavicchiolli.


VEJA MAIS

0 Comentários

18

jun

2026

Americana reforça ações de proteção à população em situação de rua durante o inverno

Postado por: keller stocco

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), reforçou as ações de atendimento à população em situação de rua durante o período de inverno e em episódios de frio intenso. O objetivo é ampliar a proteção social, preservar vidas e garantir acolhimento às pessoas mais vulneráveis diante da queda das temperaturas.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), vinculado à Proteção Social Especial de Média Complexidade, realiza as ações em campo por meio de busca ativa, atendimento a denúncias da população e trabalho integrado com outros serviços públicos. Com a chegada do frio, as equipes intensificaram as abordagens para sensibilizar as pessoas em situação de rua a aceitarem o acolhimento institucional.

Para atender à demanda ampliada neste período, a Casa de Passagem, serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, reorganizou seus fluxos de atendimento para assegurar o acesso à pernoite e à proteção emergencial de forma ágil e humanizada. O acolhimento é garantido tanto às pessoas encaminhadas pelo SEAS quanto àquelas que procuram o serviço espontaneamente.

As equipes também realizam a entrega de cobertores às pessoas que optam por não aceitar o acolhimento. A medida busca reduzir os riscos provocados pelas baixas temperaturas, oferecendo proteção térmica mínima e mantendo o vínculo com os usuários para futuras abordagens e encaminhamentos à rede socioassistencial.

A Prefeitura reforça que o município conta com uma rede preparada para prestar atendimento e acolhimento às pessoas em situação de rua. Os serviços disponíveis são:

SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social)

Realiza abordagens, encaminhamentos para acolhimento institucional e entrega de cobertores. Atendimentos e solicitações podem ser feitos pelo telefone (19) 3478-2858 ou WhatsApp (19) 99894-5745.

Casa de Passagem de Americana

Oferece pernoite, banho quente, jantar e café da manhã. Está localizada na Rua Carlos Gomes, nº 155, Centro. Informações pelo telefone (19) 99732-3751.

Guarda Municipal de Americana (GAMA)

Presta apoio às equipes e pode ser acionada pelo telefone 153.

SAMU / Pronto-Socorro

Em situações de emergência, como sinais de hipotermia, tremores intensos, lábios arroxeados ou mal-estar grave, o atendimento deve ser solicitado pelo telefone 192.

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Realiza atendimento e acompanhamento técnico pelo telefone (19) 3475-3400.


VEJA MAIS

0 Comentários

POSTS RECENTES

Páginas:1234567...414»