CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA NA SEGUNDA (23), EM AMERICANA


Na próxima segunda-feira (23), terá início a 20ª Campanha de Vacinação contra Influenza em todas as unidades básicas de saúde, em Americana, das 8h às 16h. A campanha será realizada em três etapas, porém irá atender em cada uma um grupo específico de pessoas. Somente para a primeira etapa o município recebeu um lote de 14.200 doses da vacina. A meta é vacinar 90%  da população-alvo, o que representa 46.477 indivíduos pertencentes aos grupos prioritários, entre eles idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, crianças, entre outros.

A partir do dia 23 de abril a vacina será destinada aos profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais de idade. Após o dia 2 de maio serão as crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes e puérperas que terão prioridade. A terceira e última etapa acontece a partir do dia 9 de maio, quando serão vacinadas as pessoas portadoras de comorbidades, professores (das escolas públicas e privadas) e os indivíduos privados de liberdade. As pessoas que não conseguirem obter a vacina durante o período estipulado de acordo com a indicação na etapa, poderão procurar a unidade de saúde posteriormente.

Segundo estimativas da Vigilância Epidemiológica atualmente há no município aproximadamente 11,5 mil crianças, 5 mil trabalhadores na área da saúde, 27,5 mil idosos, 14 mil portadores de comorbidades e 2,5 mil mulheres gestantes ou puérperas, sendo que  todos deverão receber a vacina.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, a campanha é muito importante, pois evita que as pessoas contraiam a doença e também ajuda a prevenir quadros de pneumonias e internações, diminuindo assim as possibilidades das pessoas pertencentes aos grupos prioritários ficarem internadas e até morrerem pelo vírus causador da gripe.

“Essas pessoas [dos grupos prioritários] podem evoluir com maior gravidade, levando a internações, quadros de pneumonia e até mesmo a óbito. Então o alerta é para que busquem qualquer unidade de saúde do município, para receberem a vacina o mais rápido possível e ficarem protegidas contra o vírus”, ressaltou.

A Vigilância esclarece ainda que a vacina é inativada, produzida a partir de vírus morto fragmentado e protege contra influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B e está contraindicada somente para as pessoas que apresentam alergia grave a ovo ou que tiveram reações graves em doses anteriores.

Reforço na cobertura

Visando maior cobertura vacinal e considerando a dificuldade que muitas pessoas têm para conseguir a vacina durante a semana, o Ministério da Saúde solicita que os municípios estabeleçam um dia no final de semana, durante a campanha, para atender essa parcela da população. A data é conhecida como dia D e em Americana será em 12 de maio, quando algumas unidades de saúde permanecerão abertas entre 8h e 17h.  O término da campanha está previsto para 1º de junho deste ano.

Influenza, ou gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e falta de apetite, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Pessoas idosas, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à Influenza, motivo pelo qual são consideradas como público alvo da campanha.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


Facebook

Publicado em: 20 de abril de 2018 Autor: keller stocco Categoria: SAUDE


POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br