ALUNOS DO SESI AMERICANA BUSCAM O BICAMPEONATO MUNDIAL DE ROBÓTICA


A terceira colocação no principal prêmio do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League 2019 veio com gosto de topo do pódio para os alunos do SESI Americana. Com o resultado, a equipe Red Rabbit garantiu vaga no World Festival, vencido por eles mesmos em 2018. Considerado a Copa do Mundo da Robótica, acontece em Houston (EUA), entre os dias 17 e 20 de abril.

“Ver a alegria dos alunos, o sorriso e choro de emoção, não tem preço! É o que nos move e faz querer cada dia mais trabalhar por esses resultados”, comentou o técnico da equipe do SESI Americana, Denis Rodrigues Santana. “Estou no SESI há 9 anos e só tenho a agradecer a oportunidade de representar uma instituição que nos proporciona momentos como esse!”

Para ele, o que deu ao Red Rabbit um lugar ao pódio do nacional foi a persistência da equipe. “É um time maravilhoso que, com todas as adversidades, nunca desistiu ou deixou de sonhar, mesmo quando pareceu impossível. Temos enfrentado nossas dificuldades sem medo, com muita responsabilidade e, agora, estamos sendo coroados com mais essa grande conquista”, celebrou.

O projeto

O tema da temporada 2018/2019 do torneio, Em Órbita, desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Com isso, eles tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de LEGO ainda tiveram de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e mover satélites para a órbita.

O Red Rabbit levou para o nacional uma pesquisa que trata dos medicamentos levados ao espaço, que são afetados pela radiação gama, perdendo sua eficácia parcial ou total. Ao estudar esse problema, a equipe desenvolveu o A.M.A.R. (Armazenador de Medicamentos Anti-radiação) um dispenser de medicamentos composto por uma liga metálica proveniente da fusão de molibdênio e tungstênio, que diminui significativamente os impactos da radiação nos medicamentos.

Histórico em competições

O ano de 2019 marca a sexta participação do Red Rabbit no Torneio SESI de Robótica. Além da atual terceira colocação, já foram campeões na edição de 2015 do evento e conquistaram a premiação Programação de robôs na edição de 2018.

Em disputas fora do Brasil, além de vencer o mundial em Houston (EUA) em 2018, o time conquistou o primeiro lugar pelo Trabalho em Equipe que desenvolveram nesse mesmo campeonato, na edição de 2016 em Saint Louis, Missouri (EUA). 

O Festival SESI de Robótica 2019

Mais de 1.200 jovens, de 9 a 18 anos, divididos em 117 equipes, participaram de três competições neste fim de semana (15 a 17), no Rio de Janeiro: os torneios SESI de Robótica FIRST LEGO League, FIRST Tech Challenge e F1 nas Escolas.

Na ocasião, os alunos da rede escolar SESI-SP dominaram os três lugares do pódio do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. Ao arrebatarem o campeonato, o vice e a terceira colocação da principal categoria do festival, nomeada Champion’s Award, a equipe vencedora “Jedi’s”, de Jundiaí, além de “Los Atômicos”, de Araras, e “Red Rabbit”, de Americana (2º e 3º lugares) garantiram vagas para o World Festival, considerado a Copa do Mundo da Robótica. Os times vão competir em Houston (EUA) entre os dias 17 e 20 de abril.

A FIRST LEGO League, torneio que os alunos do SESI-SP sagraram-se campeões, foi criado em 1998 pela FIRST, uma organização não governamental, em parceria com o Grupo LEGO. O SESI é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional) no Brasil desde 2013. Trata-se de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no ambiente escolar e que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa.


Facebook

Publicado em: 18 de março de 2019 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES


POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br