Um motociclista ficou ferido após ser atingido por uma linha de pipa com cerol, no Jardim Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste, na manhã deste sábado (2).
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), por volta das 9h15 o homem estava com uma moto entre as Avenidas Santa Bárbara e Anhanguera, quando pediu ajuda para uma equipe da GCM. Ele apresentava um corte no pescoço provocado por uma linha com cerol.
Em seguida, os patrulheiros encaminharam a vítima consciente para o setor de emergência do Pronto-Socorro “Edison Mano”.
A Polícia Científica realizou a perícia no local.
A ocorrência foi comunicada no Plantão Policial (PP).
Proibição
O uso do cerol em linhas de pipas, a conhecida mistura entre cola e vidro, passou a ser proibida no Estado com a aprovação do Projeto de Lei 765/2016, aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa (Alesp) e sancionado pelo governador do Estado.
De autoria do deputado Coronel Telhada (PP), a proposta proíbe o cerol como também qualquer outro material cortante que possa ser aplicado nas linhas. A proibição abrange o uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura cortante, também conhecido como linha chilena.
Caso a lei seja descumprida, a pessoa responsabilizada deverá pagar uma multa equivalente a 50 Ufesps, que na cotação atual é aproximadamente R$ 1.768,00. No caso em que um estabelecimento descumprir a lei, a multa pode chegar a R$ 132 mil.