Rede São Vicente oferece ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes


O São Vicente é pioneiro e traz para a Americana, em parceria com a empresa Reciclus, o primeiro coletor específico para lâmpadas fluorescentes em lojas de supermercados. Agora, os clientes podem descartar de forma ambientalmente correta as lâmpadas queimadas sem prejudicar o meio ambiente. Além das lâmpadas, a rede continua a receber as pilhas e baterias usadas. O descarte é gratuito.

Neste primeiro momento da ação, as lojas das cidades de Americana (exceto no bairro Cidade Jardim), Santa Bárbara d´Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Mogi-Mirim, Cosmópolis e Piracicaba receberão os coletores.

As lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, contêm pequenas quantidades de substâncias altamente tóxicas ou prejudiciais ao meio ambiente. Apesar disso, a maior parte destes produtos, após seu uso, acaba sendo descartada em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metal pesado.

Os coletores dispostos nas lojas são exclusivos para clientes residenciais, por fazerem parte do programa de logística reversa instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Você não precisa mais acumular as lâmpadas e pilhas em casa, e nem jogar fora de forma a não saber se está contribuindo para poluição ambiental. Na próxima compra nos Supermercados São Vicente, pode trazer suas lâmpadas e pilhas, que juntos, garantimos um ambiente melhor e mais saudável”, disse o diretor de Operações da rede, Mauricio Cavicchiolli.

Nos coletores dos Supermercados São Vicente, estes materiais serão destinados a recicladores especializados que recuperam mais de 95% da matéria-prima utilizada na fabricação. E ainda garante que os materiais tóxicos tenham o destino mais seguro.

“Essa é mais uma ação que vem de encontro com todas as ações que fazemos em prol do meio ambiente. Em nossas lojas temos ações pensadas para o menor consumo de energia, ações de reciclagem e agora essa a coleta de lâmpadas fluorescentes”, disse o diretor presidente da rede, Marcos Cavicchiolli.

Processo de reciclagem

As lâmpadas usadas são armazenadas e transportadas com cuidado, para serem trituradas apenas em uma câmara isolada, que não permite a saída dos gases. Os materiais triturados são separados por peneiramento, separação eletrostática e ciclonagem, em classes distintas:

– terminais de alumínio e pinos de latão, reciclados em fundições;

– vidro, reciclado para a fabricação de produtos para aplicação não alimentar. Bastante comum na fabricação de pisos.

– pó fosfórico rico em mercúrio; normalmente enviada a uma unidade de destilação, onde o mercúrio é extraído. O mercúrio é, então, recuperado e pode ser reutilizado. A poeira fosforosa resultante pode ser reciclada e reutilizada, por exemplo, na indústria de tintas.

– o único componente da lâmpada que não é reciclado é o isolamento baquelítico existente nas extremidades da lâmpada, representando menos que 2% da lâmpada.

Mais informações sobre os endereços das lojas da rede São Vicente no site: svicente.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa.


Facebook

Publicado em: 19 de agosto de 2019 Autor: keller stocco Categoria: CIDADES

POSTS RECENTES

www.depositosaomanoel.com.br